Buscar

prova civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1
DIREITO CIVIL – COISAS
1.Sobre as teorias subjetivista, objetivista e eclética da posse é correto afirmar que: (1 Ponto)
a) A teoria objetivista foi desenvolvida por Savigny e afirma que a posse é um poder de fato sobre a coisa, ou seja, a posse implica a possibilidade de alguém dispor fisicamente de uma coisa (corpus) com intenção de considerá-la sua (animus).
b) A teoria subjetivista foi desenvolvida por Ihering e afirma que a posse consiste no exercício de algum dos direitos inerentes à propriedade, independente da intenção do possuidor. É, portanto, uma forma de exteriorização da propriedade.
c) A teoria eclética foi desenvolvida por Saleilles que afirma que a posse contém os elementos corpus e animus, sendo a natureza da coisa ou sua apropriação econômica irrelevantes para determiná-la.
d)Antes dos estudos de Savigny o animus domni era considerado elemento integrante da posse pela maioria da doutrina.
e) O Código Civil consagra a teoria objetivista, embora em alguns artigos se possam notar algumas concessões à teoria subjetivista presentes nos arts. 1238 e 1260.
2. Kioshi exerce a atividade de caseiro em uma chácara rural mediante remuneração mensal e ordens do proprietário. Diante do suporte fático trazido, verifica-se que: (1 Ponto)
a) Kioshi é titular da posse direta do imóvel.
b) Kioshi é titular da posse indireta do imóvel.
c) Kioshi exerce situação jurídica da detenção do imóvel.
d) Kioshi é titular da posse do imóvel.
3. ROBERTO CARLOS apossou-se de imóvel urbano, em 14 de julho de 2000, localizado no município da Serra, a área do imóvel é de 150 m². ROBERTO CARLOS permaneceu no mesmo por sete anos e nesse tempo construiu uma casa modesta: com dois quartos, uma cozinha, um banheiro e uma sala, realizando uma construção que equivale a 100 m², utilizando o bem para moradia sua e de sua família. Ao sair, alugou-o para MARIA RITA pelo prazo de três anos. Tendo a mesma abandonado o imóvel após dois anos de locação, não avisa a ROBERTO CARLOS que tem interesse de rescindir o contrato de locação, desocupa o bem sem dar explicações para o Locador. JOÃO quando vê MARIA RITA desocupando o imóvel, resolve ocupá-lo. ROBERTO CARLOS não possui nenhum outro bem. Diante da situação descrita, assinale a única alternativa correta: (1 Ponto)
a) ROBERTO CARLOS não pode ser considerado possuidor do imóvel.
b) Quando ROBERTO CARLOS aluga o imóvel para MARIA RITA eles passam a ser considerados, respectivamente, possuidor indireto e direto do bem.
c) JOÃO será considerado mero detentor do imóvel.
d) JOÃO perturbou a posse de ROBERTO CARLOS, de forma que este pode ajuizar uma Ação de Reintegração de Posse.
e) Considerando o fato de que ROBERTO CARLOS não possui nenhum documento que comprove a qualidade de proprietário do bem, ele precisaria possuir o imóvel pelo prazo de 15 anos para ter direito a adquiri-lo por meio da usucapião.
4. No que se refere à posse, assinale a alternativa correta: (1 Ponto)
a) A posse, por ser pessoal, não se transmite aos herdeiros ou legatários do possuidor;
b) Só se considera possuidor, no direito brasileiro, quem tiver a coisa em seu poder diretamente;
c) Em regra, o possuidor não tem pretensão de reintegração de posse quando o esbulho houver sido praticado pelo proprietário do bem;
d) Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, não poderá cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores;
e) Considera-se detentor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em seu nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas;
5. Nas denominadas ações possessórias, até ano e dia do desapossamento ou da turbação, a posse é tutelada por ação possessória com força nova, ou seja, o direito de manutenção ou reintegração de rito especial, com direito à liminar de reintegração ou manutenção. Se o possuidor, desapossado ou turbado, não invocar a tutela possessória nesse prazo, perderá o direito à tutela de força nova, sem prejuízo da ação ordinária de posse, que se chama ação de força velha. Logo, o possuidor pode encontrar resistência de terceiros ao gozo de sua posse, e nessas hipóteses, a legislação civil prevê para cada tipo de incômodo uma medida jurídica para salvaguardar a sua posse. Quando o possuidor verifica a existência do esbulho, nessa hipótese, segundo o que disciplina o a legislação civil, o possuidor deve recorrer ao Poder Judiciário para fins de se ver: (1 Ponto)
a) Restituído na posse.
b) Mantido de posse.
c) Conservado na posse.
d) Segurado de uma violência iminente.
e) Salvaguardado em sua posse.
6. O ordenamento jurídico brasileiro prevê que como “possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade”. Em relação ao exercício da posse, assinale a alternativa correta: (1 Ponto)
a) A posse indireta é aquela em que se está em contato com a coisa.
b) A posse de boa-fé é aquela na qual o possuidor ignora os vícios ou os obstáculos que lhe impedem a aquisição da coisa.
c) A posse originária é aquela adquirida de outro possuidor.
d) A posse direta é aquela em que não se está em contato com a coisa.
e) Posse derivada é aquela que não tem vínculo de aquisição com possuidor anterior.
7. Kratos pediu emprestado um apartamento de propriedade de Poseidon em Goiânia (GO) por um período de 1 (um) ano. Durante todo o lapso temporal do empréstimo Kratos arcou com taxa de condomínio, água, luz e demais despesas do imóvel, bem como manteve o devido cuidado com o bem. Com fulcro no caso descrito, vencido o prazo de 1 (um) ano acordado, Kratos recusou-se a devolver o apartamento. Qual a medida judicial cabível para que Poseidon exerça seu direito de reaver a posse direta do bem imóvel de sua propriedade? Explique distinguindo o instituto da posse do direito real à propriedade, distinguindo, ainda, os tipos de posses que são exercidos por cada um dos personagens. (2 Pontos)
8. Ranulfo adquiriu uma mansão de 2.500m² em Maragogi (AL), tendo realizado o devido registro em cartório desta compra. Esta mansão serve apenas como casa de veraneio, vez que é uma casa de praia. Akira resolveu passar o carnaval em Maragogi. Assim, realiza contrato de locação com Ranulfo, instante em que contrato firmado por temporada (período do carnaval), sendo pactuado o valor e data de devolução do imóvel (14h da quarta-feira de cinzas). Diante do caso narrado, responda o que se pede. 
a) Akira tornou-se possuidora do imóvel? Qual das teorias justificadores da posse abraça esta situação no ordenamento jurídico brasileiro? Explique correlacionando o “corpus” ao “animus”. (1 ponto)
b) Diante do caso concreto apresentado, classifique a posse diante dos critérios de classificação do instituto. (1 ponto)

Continue navegando