Logo Passei Direto
Buscar

topicos de atuação da enfermagem questionario 2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A assistência hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) é organizada a partir das necessidades da população, a fim de garantir o atendimento aos usuários, com apoio de uma equipe multiprofissional, que atua no cuidado e na regulação do acesso, na qualidade da assistência prestada e na segurança do paciente. De forma integrada aos demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e com outras políticas intersetoriais, a Assistência tem como objetivo garantir resolutividade da atenção e continuidade do cuidado, assegurando a equidade e a transparência, sempre de forma pactuada com os Colegiados do SUS. A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) resultou da necessidade de reorganizar e qualificar a atenção hospitalar no âmbito do SUS. Sobre a PNHOSP, analise:

I- A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), instituída através da Portaria n. 3.390, de 30 de dezembro de 2013, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece as diretrizes para a organização do componente hospitalar na Rede de Atenção à Saúde (RAS).

II- Os hospitais privados, enquanto colaboradores da RAS, podem optar ou não por atuar de forma articulada à Atenção Básica de Saúde, que tem a função de coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede de Atenção à Saúde.

III- Na Portaria de Consolidação recomenda-se a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais.

Estão corretas as afirmações:
a. I, II, III
b. I e III
c. I e II
d. Somente I
e. II e III

Na PNHOSP temos a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais, de forma a realizar a interface com as Centrais de Regulação, delinear o perfil de complexidade da assistência no âmbito do SUS, bem como permitir o acesso, de forma organizada e por meio do estabelecimento de critérios de gravidade, e disponibilizar o acesso ambulatorial, hospitalar, de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além de critérios preestabelecidos, como protocolos que deverão ser instituídos em conjunto pelo NIR e a gestão da Regulação, além de permitir a busca por vagas de internação e apoio diagnóstico/terapêutico fora do próprio estabelecimento para os pacientes que requeiram serviços não disponíveis, sempre que necessário, conforme pactuação na Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Sobre o objetivo e funções do NIR, assinale a alternativa correta.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Promove o uso dinâmico dos leitos hospitalares por meio do aumento de rotatividade e monitoramento das atividades de gestão da clínica desempenhadas pelas equipes assistenciais.
c. O NIR é uma unidade técnico-administrativa que realiza o monitoramento do paciente a partir de seu ingresso no hospital, sua movimentação interna e externa até a alta hospitalar. É uma estrutura ligada diretamente à direção geral do hospital e deve ser legitimada, com papel e função definidos.
d. Permite o conhecimento da necessidade de leitos, por especialidades e patologias.
e. Otimiza a utilização dos leitos hospitalares, para redução da Taxa de Ocupação, Tempo Médio de Permanência nos diversos setores do hospital, além de ampliar o acesso aos leitos, tanto no âmbito intra-hospitalar, quanto para outros serviços disponibilizados pela RAS.

O Ministério da Saúde divulgou, em setembro de 2019, dados sobre tentativas e óbitos por suicídio no país. A publicação acontece no mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, “Setembro Amarelo”. O levantamento aponta que a intoxicação exógena é o meio utilizado por mais da metade das tentativas de suicídio notificadas no país. Com relação aos óbitos, a intoxicação é a segunda causa, com 18%, ficando atrás das mortes por enforcamento, que atingem 60% do total. Sobre o suicídio análise:
Estão corretas as afirmações:
I- O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.
II- O suicídio pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo.
III- Os sinais de alerta devem ser considerados isoladamente. Sempre há uma “receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida e se tem algum tipo de tendência suicida.
IV- Um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo.
a. I, II, III e IV
b. I, II, III
c. I, II e IV
d. I, III e IV
e. I e IV

A assistência é o fator de proteção na prevenção de suicídio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou como meta aos países a redução de 10% dos óbitos por suicídio até 2020, o Ministério da Saúde lançou no ano passado uma agenda estratégica de prevenção no Brasil. Essa estratégia de prevenção visa incentivar: o desenvolvimento de pesquisas; a realização de projetos nas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) e ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); a ampliação da gratuidade nas ligações para o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), o 188; e a qualificação profissional das ações de prevenção de suicídio nos seis estados, com maiores taxas de mortalidade por essa causa. A qualificação permitirá uma melhor notificação das tentativas e óbitos por suicídio, orientação sobre o cuidado a pessoas com ideação/tentativa de suicídio e seus familiares; e organizar os fluxos assistenciais. Sobre os principais sinais de alerta da prevenção do suicídio, assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa incorreta.
a. O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas.
b. As manifestações não devem ser interpretadas como ameaças nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para um risco real.
c. As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos.
d. Expressões de ideias ou de intenções suicidas óbvias muitas vezes podem ser ignoradas, como, por exemplo: “Eu não aguento mais”; “Eu prefiro estar morta”.
e. As pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer.

Os cidadãos idosos, hoje, não são mais considerados indivíduos passivos, mas são agentes das ações a eles direcionadas, numa abordagem baseada em direitos, que valorize os aspectos da vida em comunidade, identificando o potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, diante disto, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa tem como finalidade:
Estão corretas as afirmacoes:
I- Recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
II- O foco dessa política é destinado a todo cidadão brasileiro com 70 anos ou mais de idade.
III- Essa política leva em consideração o contínuo e intenso processo de envelhecimento populacional brasileiro, os avanços políticos e técnicos no campo da gestão da saúde, o avanço da Ciência, o conceito de saúde para o indivíduo idoso se traduz mais pela sua condição de autonomia e independência que pela presença ou ausência de doença orgânica, a necessidade de buscar a qualidade da atenção aos indivíduos idosos por meio de ações fundamentadas no paradigma da promoção da saúde.
IV- Entre as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa estão incluídas a promoção do envelhecimento ativo e saudável e a atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa.
a. I, II, III e IV.
b. Apenas I, II e III.
c. Apenas II e IV.
d. Apenas I, III e IV.
e. Apenas I e IV.

A Portaria n. 3.088, de 23 de dezembro de 2011, institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, a Atenção Básica é um dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial formada pelos seguintes pontos de atenção, exceto:
Nesse contexto, a Atenção Básica é um dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial formada pelos seguintes pontos de atenção, exceto:
a. Serviços Residenciais Terapêuticos.
b. Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
c. Equipe de Consultório na Rua.
d. Equipe de apoio aos serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório.
e. Centros de Convivência e Cultura.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é um compromisso firmado pelo Ministério da Saúde, com objetivos visando à promoção da saúde da população negra, considerando que as iniquidades em saúde são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais. Em relação ao objetivo geral da Política Nacional de Saúde da População Negra, assinale a alternativa adequada.
Em relação ao objetivo geral da Política Nacional de Saúde da População Negra, assinale a alternativa adequada.
a. Reconhecer o racismo e as desigualdades étnico-raciais como determinantes sociais das condições de saúde da população negra.
b. Incluir os temas Racismo e Saúde da População Negra no processo de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social na saúde.
c. Promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.
d. Identificar as necessidades de saúde da população negra do campo e da floresta e das áreas urbanas e utilizá-las como critério de planejamento e definição de prioridades.
e. Articular as condições específicas que afetam a saúde da população negra com as demais políticas que integram a Política de Saúde no Brasil.

Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e ampliar as ações da Atenção Primária, bem como sua resolutividade, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, conforme a Portaria GM n. 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 04 de março de 2008. Segundo essa Portaria, é correto afirmar que:
Segundo essa Portaria, é correto afirmar que:
I- As equipes NASF devem atuar independentes ou em conjunto com os profissionais das Equipes de Saúde da Família, nos territórios sob sua responsabilidade, por meio de consultas compartilhadas, visando à recuperação e reabilitação dos usuários que necessitam do serviço.
II- A definição dos profissionais que irão compor os núcleos é de responsabilidade dos gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade identificados a partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais de cada unidade.
III- Os profissionais que podem fazer parte das equipes de NASF são: psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional da educação física, nutricionista, terapeuta ocupacional e médico ginecologista.
a. Apenas a afirmativa II está correta.
b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d. As afirmativas I, II e III estão corretas.
e. Apenas a afirmativa I está correta.

A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) foi instituída através da Portaria n. 254, de 31 de janeiro de 2002, sob a orientação da Constituição Federal e das Leis Orgânicas da Saúde e tem como ponto central o reconhecimento das especificidades étnicas e culturais dos povos indígenas, e seus direitos territoriais. Para o alcance dos objetivos desta política, foram estabelecidas diretrizes que devem orientar a definição de instrumentos de planejamento, implementação, avaliação e controle das ações de atenção à saúde dos povos indígenas.
Sobre as diretrizes, podemos afirmar:
I) Uma diretriz estabelecida é a organização dos serviços de atenção à saúde dos povos indígenas na forma de Distritos Sanitários Especiais e Polos-Base, no nível local, onde a atenção primária e os serviços de referência se situam.
II) Ter preparação de recursos humanos para atuação em contexto intercultural.
III) Manter monitoramento das ações de saúde dirigidas aos povos indígenas e articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde.
IV) Promover o uso adequado e racional de medicamentos, ambientes saudáveis e proteção da saúde indígena.
a. Apenas a afirmativa I está correta
b. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Apenas a afirmativa IV está correta.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas a afirmativa II está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A assistência hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) é organizada a partir das necessidades da população, a fim de garantir o atendimento aos usuários, com apoio de uma equipe multiprofissional, que atua no cuidado e na regulação do acesso, na qualidade da assistência prestada e na segurança do paciente. De forma integrada aos demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e com outras políticas intersetoriais, a Assistência tem como objetivo garantir resolutividade da atenção e continuidade do cuidado, assegurando a equidade e a transparência, sempre de forma pactuada com os Colegiados do SUS. A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) resultou da necessidade de reorganizar e qualificar a atenção hospitalar no âmbito do SUS. Sobre a PNHOSP, analise:

I- A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), instituída através da Portaria n. 3.390, de 30 de dezembro de 2013, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece as diretrizes para a organização do componente hospitalar na Rede de Atenção à Saúde (RAS).

II- Os hospitais privados, enquanto colaboradores da RAS, podem optar ou não por atuar de forma articulada à Atenção Básica de Saúde, que tem a função de coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede de Atenção à Saúde.

III- Na Portaria de Consolidação recomenda-se a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais.

Estão corretas as afirmações:
a. I, II, III
b. I e III
c. I e II
d. Somente I
e. II e III

Na PNHOSP temos a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais, de forma a realizar a interface com as Centrais de Regulação, delinear o perfil de complexidade da assistência no âmbito do SUS, bem como permitir o acesso, de forma organizada e por meio do estabelecimento de critérios de gravidade, e disponibilizar o acesso ambulatorial, hospitalar, de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além de critérios preestabelecidos, como protocolos que deverão ser instituídos em conjunto pelo NIR e a gestão da Regulação, além de permitir a busca por vagas de internação e apoio diagnóstico/terapêutico fora do próprio estabelecimento para os pacientes que requeiram serviços não disponíveis, sempre que necessário, conforme pactuação na Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Sobre o objetivo e funções do NIR, assinale a alternativa correta.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Promove o uso dinâmico dos leitos hospitalares por meio do aumento de rotatividade e monitoramento das atividades de gestão da clínica desempenhadas pelas equipes assistenciais.
c. O NIR é uma unidade técnico-administrativa que realiza o monitoramento do paciente a partir de seu ingresso no hospital, sua movimentação interna e externa até a alta hospitalar. É uma estrutura ligada diretamente à direção geral do hospital e deve ser legitimada, com papel e função definidos.
d. Permite o conhecimento da necessidade de leitos, por especialidades e patologias.
e. Otimiza a utilização dos leitos hospitalares, para redução da Taxa de Ocupação, Tempo Médio de Permanência nos diversos setores do hospital, além de ampliar o acesso aos leitos, tanto no âmbito intra-hospitalar, quanto para outros serviços disponibilizados pela RAS.

O Ministério da Saúde divulgou, em setembro de 2019, dados sobre tentativas e óbitos por suicídio no país. A publicação acontece no mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, “Setembro Amarelo”. O levantamento aponta que a intoxicação exógena é o meio utilizado por mais da metade das tentativas de suicídio notificadas no país. Com relação aos óbitos, a intoxicação é a segunda causa, com 18%, ficando atrás das mortes por enforcamento, que atingem 60% do total. Sobre o suicídio análise:
Estão corretas as afirmações:
I- O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.
II- O suicídio pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo.
III- Os sinais de alerta devem ser considerados isoladamente. Sempre há uma “receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida e se tem algum tipo de tendência suicida.
IV- Um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo.
a. I, II, III e IV
b. I, II, III
c. I, II e IV
d. I, III e IV
e. I e IV

A assistência é o fator de proteção na prevenção de suicídio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou como meta aos países a redução de 10% dos óbitos por suicídio até 2020, o Ministério da Saúde lançou no ano passado uma agenda estratégica de prevenção no Brasil. Essa estratégia de prevenção visa incentivar: o desenvolvimento de pesquisas; a realização de projetos nas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) e ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); a ampliação da gratuidade nas ligações para o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), o 188; e a qualificação profissional das ações de prevenção de suicídio nos seis estados, com maiores taxas de mortalidade por essa causa. A qualificação permitirá uma melhor notificação das tentativas e óbitos por suicídio, orientação sobre o cuidado a pessoas com ideação/tentativa de suicídio e seus familiares; e organizar os fluxos assistenciais. Sobre os principais sinais de alerta da prevenção do suicídio, assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa incorreta.
a. O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas.
b. As manifestações não devem ser interpretadas como ameaças nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para um risco real.
c. As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos.
d. Expressões de ideias ou de intenções suicidas óbvias muitas vezes podem ser ignoradas, como, por exemplo: “Eu não aguento mais”; “Eu prefiro estar morta”.
e. As pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer.

Os cidadãos idosos, hoje, não são mais considerados indivíduos passivos, mas são agentes das ações a eles direcionadas, numa abordagem baseada em direitos, que valorize os aspectos da vida em comunidade, identificando o potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, diante disto, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa tem como finalidade:
Estão corretas as afirmacoes:
I- Recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
II- O foco dessa política é destinado a todo cidadão brasileiro com 70 anos ou mais de idade.
III- Essa política leva em consideração o contínuo e intenso processo de envelhecimento populacional brasileiro, os avanços políticos e técnicos no campo da gestão da saúde, o avanço da Ciência, o conceito de saúde para o indivíduo idoso se traduz mais pela sua condição de autonomia e independência que pela presença ou ausência de doença orgânica, a necessidade de buscar a qualidade da atenção aos indivíduos idosos por meio de ações fundamentadas no paradigma da promoção da saúde.
IV- Entre as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa estão incluídas a promoção do envelhecimento ativo e saudável e a atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa.
a. I, II, III e IV.
b. Apenas I, II e III.
c. Apenas II e IV.
d. Apenas I, III e IV.
e. Apenas I e IV.

A Portaria n. 3.088, de 23 de dezembro de 2011, institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, a Atenção Básica é um dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial formada pelos seguintes pontos de atenção, exceto:
Nesse contexto, a Atenção Básica é um dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial formada pelos seguintes pontos de atenção, exceto:
a. Serviços Residenciais Terapêuticos.
b. Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
c. Equipe de Consultório na Rua.
d. Equipe de apoio aos serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório.
e. Centros de Convivência e Cultura.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é um compromisso firmado pelo Ministério da Saúde, com objetivos visando à promoção da saúde da população negra, considerando que as iniquidades em saúde são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais. Em relação ao objetivo geral da Política Nacional de Saúde da População Negra, assinale a alternativa adequada.
Em relação ao objetivo geral da Política Nacional de Saúde da População Negra, assinale a alternativa adequada.
a. Reconhecer o racismo e as desigualdades étnico-raciais como determinantes sociais das condições de saúde da população negra.
b. Incluir os temas Racismo e Saúde da População Negra no processo de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social na saúde.
c. Promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.
d. Identificar as necessidades de saúde da população negra do campo e da floresta e das áreas urbanas e utilizá-las como critério de planejamento e definição de prioridades.
e. Articular as condições específicas que afetam a saúde da população negra com as demais políticas que integram a Política de Saúde no Brasil.

Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e ampliar as ações da Atenção Primária, bem como sua resolutividade, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, conforme a Portaria GM n. 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 04 de março de 2008. Segundo essa Portaria, é correto afirmar que:
Segundo essa Portaria, é correto afirmar que:
I- As equipes NASF devem atuar independentes ou em conjunto com os profissionais das Equipes de Saúde da Família, nos territórios sob sua responsabilidade, por meio de consultas compartilhadas, visando à recuperação e reabilitação dos usuários que necessitam do serviço.
II- A definição dos profissionais que irão compor os núcleos é de responsabilidade dos gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade identificados a partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais de cada unidade.
III- Os profissionais que podem fazer parte das equipes de NASF são: psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional da educação física, nutricionista, terapeuta ocupacional e médico ginecologista.
a. Apenas a afirmativa II está correta.
b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d. As afirmativas I, II e III estão corretas.
e. Apenas a afirmativa I está correta.

A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) foi instituída através da Portaria n. 254, de 31 de janeiro de 2002, sob a orientação da Constituição Federal e das Leis Orgânicas da Saúde e tem como ponto central o reconhecimento das especificidades étnicas e culturais dos povos indígenas, e seus direitos territoriais. Para o alcance dos objetivos desta política, foram estabelecidas diretrizes que devem orientar a definição de instrumentos de planejamento, implementação, avaliação e controle das ações de atenção à saúde dos povos indígenas.
Sobre as diretrizes, podemos afirmar:
I) Uma diretriz estabelecida é a organização dos serviços de atenção à saúde dos povos indígenas na forma de Distritos Sanitários Especiais e Polos-Base, no nível local, onde a atenção primária e os serviços de referência se situam.
II) Ter preparação de recursos humanos para atuação em contexto intercultural.
III) Manter monitoramento das ações de saúde dirigidas aos povos indígenas e articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde.
IV) Promover o uso adequado e racional de medicamentos, ambientes saudáveis e proteção da saúde indígena.
a. Apenas a afirmativa I está correta
b. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Apenas a afirmativa IV está correta.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas a afirmativa II está correta.

Prévia do material em texto

 Pergunta 1 
0,5 em 0,5 pontos 
 
 
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três 
primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e 
interação social. As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa 
na área é cada vez mais intensa. Provavelmente, há uma combinação de fatores 
que levam ao autismo. De acordo com a Associação Médica Americana, as 
chances de uma criança desenvolver autismo por causa da herança genética são 
de 50%, sendo que a outra metade dos casos pode corresponder a fatores 
exógenos, como o ambiente de criação, por exemplo. Sobre o transtorno do 
espectro autista (TEA) assinale nas afirmativas verdadeiro (V) ou falso (F). 
 
( ) A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com 
deficiência para todos os efeitos legais. 
( ) A atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com transtorno do 
espectro autista, objetivando o diagnóstico precoce, o atendimento 
multiprofissional e o acesso a medicamentos e nutrientes é uma das diretrizes 
da Lei 12.764/12. 
( ) É importante que o processo diagnóstico seja realizado por uma equipe 
multiprofissional com experiência clínica e que não se limite à aplicação de 
testes e exames. 
( ) É considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela portadora 
de síndrome clínica caracterizada como deficiência persistente e clinicamente 
significativa da comunicação e da interação social, manifestada por deficiência 
marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; 
ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações 
apropriadas ao seu nível de desenvolvimento. 
( ) É considerada uma característica do autismo quando uma criança, por volta 
dos 18 meses, apresenta interesse por outras crianças: preferem ficar em grupos 
e, se ficam sozinhas, se incomodam e já podem ser observados 
comportamentos pouco repetitivos e interesses restritos e estranhos (por 
exemplo: por ventiladores, rodas de carrinhos, portas de elevadores). 
 
São verdadeiras (V) ou falsas (F), respectivamente, as afirmativas: 
 
Resposta Selecionada: b. 
V, V, V, V, F 
Respostas: a. 
V, V, F, F, V 
 
b. 
V, V, V, V, F 
 
c. 
F, F, V, V, F 
 
d. 
F, V, V, F, F 
 
 
e. 
F, F, F, F, V 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: B 
Comentário: Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) 
estão incluídos entre os transtornos mentais de início na 
infância. Segundo a Associação Psiquiátrica Americana 
(1994), os transtornos mentais são: síndromes ou padrões 
comportamentais ou psicológicos clinicamente importantes, 
que ocorrem num indivíduo e estão associados com sofrimento 
(por exemplo: sintoma doloroso) ou incapacitação (por 
exemplo: prejuízo em uma ou mais áreas importantes do 
funcionamento) ou com risco significativamente aumentado de 
sofrimento, morte, dor, deficiência ou perda importante de 
liberdade. Por apresentar uma acelerada transformação da 
criança com TEA, é importante a detecção precoce dos 
primeiros sinais apresentados por ela. A detecção precoce 
para o risco de TEA é um dever do Estado, pois, segundo os 
princípios da Atenção Básica, visa a prevenção de agravos, a 
promoção e a proteção à saúde, propiciando a atenção integral, 
o que causa impacto na qualidade de vida das pessoas. E as 
características clínicas apresentadas por crianças por volta de 
18 meses são: não se interessam por jogos de faz de conta. 
Ausência da fala ou fala sem intenção comunicativa. 
Desinteresse por outras crianças: preferem ficar sozinhas e, se 
ficam sozinhas, não incomodam ninguém. Caso tenham tido o 
desenvolvimento da fala e interação, podem começar a perder 
essas aquisições. Já podem ser observados comportamentos 
repetitivos e interesses restritos e estranhos (por exemplo: por 
ventiladores, rodas de carrinhos, portas de elevadores) e 
podem aumentar seu isolamento. 
 
 Pergunta 2 
0,5 em 0,5 pontos 
 
 
A assistência hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) é organizada a partir 
das necessidades da população, a fim de garantir o atendimento aos usuários, 
com apoio de uma equipe multiprofissional, que atua no cuidado e na regulação 
do acesso, na qualidade da assistência prestada e na segurança do paciente. De 
forma integrada aos demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde 
(RAS) e com outras políticas intersetoriais, a Assistência tem como objetivo 
garantir resolutividade da atenção e continuidade do cuidado, assegurando a 
equidade e a transparência, sempre de forma pactuada com os Colegiados do 
SUS. A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) resultou da 
necessidade de reorganizar e qualificar a atenção hospitalar no âmbito do SUS. 
Sobre a PNHOSP, analise: 
 
 
I- A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), instituída através 
da Portaria n. 3.390, de 30 de dezembro de 2013, no âmbito do Sistema Único 
de Saúde (SUS), estabelece as diretrizes para a organização do componente 
hospitalar na Rede de Atenção à Saúde (RAS). 
 
II- Os hospitais privados, enquanto colaboradores da RAS, podem optar ou não 
por atuar de forma articulada à Atenção Básica de Saúde, que tem a função de 
coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede de Atenção à Saúde. 
 
III- Na Portaria de Consolidação recomenda-se a criação do Núcleo Interno de 
Regulação (NIR) nos hospitais. 
 
Estão corretas as afirmações: 
Resposta Selecionada: b. 
I e III 
Respostas: a. 
I, II, III 
 
b. 
I e III 
 
c. 
I e II 
 
d. 
Somente I 
 
e. 
II e III 
 
 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: B 
Comentário: Os hospitais públicos e privados são integrantes 
da Rede de Atenção à Saúde e deverão atuar de forma 
articulada à Atenção Básica de Saúde, que tem a função de 
coordenadora do cuidado e ordenadora da RAS. 
 
 
 Pergunta 3 
0,5 em 0,5 pontos 
 
 
Na PNHOSP temos a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos 
hospitais, de forma a realizar a interface com as Centrais de Regulação, 
delinear o perfil de complexidade da assistência no âmbito do SUS, bem como 
permitir o acesso, de forma organizada e por meio do estabelecimento de 
critérios de gravidade, e disponibilizar o acesso ambulatorial, hospitalar, de 
serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além de critérios preestabelecidos, 
como protocolos que deverão ser instituídos em conjunto pelo NIR e a gestão 
 
da Regulação, além de permitir a busca por vagas de internação e apoio 
diagnóstico/terapêutico fora do próprio estabelecimento para os pacientes que 
requeiram serviços não disponíveis, sempre que necessário, conforme 
pactuação na Rede de Atenção à Saúde (RAS). Sobre o objetivo e funções do 
NIR, assinale a alternativa correta. 
Resposta 
Selecionada: 
e. 
Todas as alternativas estão corretas. 
Respostas: a. 
O NIR é uma unidade técnico-administrativa que realiza o 
monitoramento do paciente a partir de seu ingresso no 
hospital, sua movimentação interna e externa até a alta 
hospitalar. É uma estrutura ligada diretamente à direção geral 
do hospital e deve ser legitimada, com papel e função 
definidos. 
 
b. 
Permite o conhecimento da necessidade de leitos, por 
especialidades e patologias. 
 
c. 
Otimiza a utilização dos leitos hospitalares, para redução da 
Taxa de Ocupação, Tempo Médio de Permanência nos 
diversos setores do hospital, além de ampliar o acesso aos 
leitos, tanto no âmbito intra-hospitalar, quanto para outros 
serviços disponibilizados pela RAS. 
 
d. 
Promove o uso dinâmico dos leitos hospitalares por meio do 
aumento de rotatividade e monitoramento das atividades de 
gestão da clínica desempenhadas pelas equipes assistenciais. 
 
e. 
Todas as alternativas estão corretas. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: E 
Comentário: O Núcleo Interno de Regulação (NIR) constitui a 
interface com as Centrais de Regulação para delinearo perfil 
de complexidade da assistência que sua instituição representa 
no âmbito do SUS e disponibilizar consultas ambulatoriais, 
serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além dos leitos de 
internação, segundo critérios preestabelecidos para o 
atendimento, além de buscar vagas de internação e apoio 
diagnóstico e terapêutico fora do hospital para os pacientes 
internados, quando necessário. 
 
 
 Pergunta 4 
0,5 em 0,5 pontos 
 
 
O Ministério da Saúde divulgou, em setembro de 2019, dados sobre tentativas e 
óbitos por suicídio no país. A publicação acontece no mês de conscientização 
sobre a importância da prevenção do suicídio, “Setembro Amarelo”. O 
levantamento aponta que a intoxicação exógena é o meio utilizado por mais da 
metade das tentativas de suicídio notificadas no país. Com relação aos óbitos, a 
intoxicação é a segunda causa, com 18%, ficando atrás das mortes por 
enforcamento, que atingem 60% do total. Sobre o suicídio análise: 
 
I- O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas 
determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes 
sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero 
II- O suicídio pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si 
mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante 
passo. 
III- Os sinais de alerta devem ser considerados isoladamente. Sempre há uma 
“receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma 
crise suicida e se tem algum tipo de tendência suicida. 
IV- Um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a 
atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses 
sinais se manifestam ao mesmo tempo. 
 
Estão corretas as afirmações: 
 
Resposta Selecionada: c. 
I, II e IV 
Respostas: a. 
I, II, III e IV 
 
b. 
I, II e III 
 
c. 
I, II e IV 
 
d. 
I, III e IV 
 
e. 
I e IV 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: C 
Comentário: Nas ações de prevenção ao suicídio, alguns 
sinais de alerta devem ser analisados. Diante de uma pessoa 
sob risco de suicídio, o que se deve fazer, o que não se deve 
fazer, onde buscar ajuda e as verdades e os mitos sobre o 
suicídio estão descritos a seguir: 
 
 
 
 
 Pergunta 5 
0,5 em 0,5 pontos 
 
 
A assistência é o fator de proteção na prevenção de suicídio. A Organização 
Mundial da Saúde (OMS) apresentou como meta aos países a redução de 10% 
dos óbitos por suicídio até 2020, o Ministério da Saúde lançou no ano passado 
uma agenda estratégica de prevenção no Brasil. Essa estratégia de prevenção 
visa incentivar: o desenvolvimento de pesquisas; a realização de projetos nas 
Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) e ampliação dos Centros de Atenção 
Psicossocial (CAPS); a ampliação da gratuidade nas ligações para o telefone do 
Centro de Valorização da Vida (CVV), o 188; e a qualificação profissional das 
ações de prevenção de suicídio nos seis estados, com maiores taxas de 
mortalidade por essa causa. A qualificação permitirá uma melhor notificação 
das tentativas e óbitos por suicídio, orientação sobre o cuidado a pessoas com 
ideação/tentativa de suicídio e seus familiares; e organizar os fluxos 
assistenciais. Sobre os principais sinais de alerta da prevenção do suicídio, 
assinale a alternativa incorreta. 
 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
Expressões de ideias ou de intenções suicidas óbvias muitas 
vezes podem ser ignoradas, como, por exemplo: “Eu não 
aguento mais”; “Eu prefiro estar morta”. 
Respostas: a. 
O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou 
de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas. 
 
b. 
As manifestações não devem ser interpretadas como ameaças 
nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de 
alerta para um risco real. 
 
c. 
As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte 
e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem 
esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão 
negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar 
expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos. 
 
d. 
Expressões de ideias ou de intenções suicidas óbvias muitas 
vezes podem ser ignoradas, como, por exemplo: “Eu não 
aguento mais”; “Eu prefiro estar morta”. 
 
e. 
As pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não 
atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes 
sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, 
reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, 
principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer. 
Comentário da 
resposta: 
Resposta: D 
Comentário: A expressão do desejo suicida nunca deve ser 
 
interpretada como simples ameaça ou chantagem 
emocional. 
 
 Pergunta 6 
0,5 em 0,5 pontos 
 
 
Os cidadãos idosos, hoje, não são mais considerados indivíduos passivos, mas 
são agentes das ações a eles direcionadas, numa abordagem baseada em 
direitos, que valorize os aspectos da vida em comunidade, identificando o 
potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, 
diante disto, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa tem como finalidade: 
 
I- Recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos 
idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, 
em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. 
II- O foco dessa política é destinado a todo cidadão brasileiro com 70 anos ou 
mais de idade. 
III- Essa política leva em consideração o contínuo e intenso processo de 
envelhecimento populacional brasileiro, os avanços políticos e técnicos no 
campo da gestão da saúde, o avanço da Ciência, o conceito de saúde para o 
indivíduo idoso se traduz mais pela sua condição de autonomia e independência 
que pela presença ou ausência de doença orgânica, a necessidade de buscar a 
qualidade da atenção aos indivíduos idosos por meio de ações fundamentadas 
no paradigma da promoção da saúde. 
IV- Entre as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa estão 
incluídas a promoção do envelhecimento ativo e saudável e a atenção integral e 
integrada à saúde da pessoa idosa. 
 
Estão corretas as afirmações: 
 
Resposta Selecionada: d. 
Apenas I, III e IV. 
Respostas: a. 
I, II, III e IV. 
 
b. 
Apenas I, II e III. 
 
c. 
Apenas II e IV. 
 
d. 
Apenas I, III e IV. 
 
e. 
Apenas I e IV. 
Comentário da 
resposta: 
Resposta: D 
Comentário: O foco da Política Nacional de Saúde da 
 
Pessoa Idosa é todo cidadão brasileiro com 60 anos ou 
mais de idade. 
 
 Pergunta 7 
0,5 em 0,5 pontos 
 
 
A Portaria n. 3.088, de 23 de dezembro de 2011, institui a Rede de Atenção 
Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com 
necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do 
Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, a Atenção Básica é um dos 
componentes da Rede de Atenção Psicossocial formada pelos seguintes pontos 
de atenção, exceto: 
 
Resposta 
Selecionada: 
b. 
Núcleo de Apoio à Saúde da Família. 
Respostas: a. 
Serviços Residenciais Terapêuticos. 
 
b. 
Núcleo de Apoio à Saúde da Família. 
 
c. 
Equipe de Consultório na Rua. 
 
d. 
Equipe de apoio aos serviços do componente Atenção 
Residencial de Caráter Transitório. 
 
e. 
Centros de Convivência e Cultura. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: B 
Comentário: A RAPS encontra-se organizada nos seguintes 
componentes: Atenção Básica em Saúde; Unidade básica de 
saúde; Núcleo ampliado de saúde da família; Consultório na 
rua; Centros de convivência e cultura. Atenção Psicossocial 
Estratégica; Centros de atenção psicossocial (nas suas 
diferentes modalidades); Equipe Multiprofissional de Atenção 
Especializada em Saúde Mental. Atenção de Urgência e 
Emergência; SAMU 192; Sala de Estabilização; UPA 24 horas 
e portashospitalares de atenção à urgência/pronto-socorro, 
unidades básicas de saúde. Atenção Residencial de Caráter 
Transitório; Unidade de acolhimento; Serviço de atenção em 
regime residencial. Atenção Hospitalar; Unidade Especializada 
em Hospital Geral; Hospitais Especializados. Estratégias de 
Desinstitucionalização; Serviços residenciais terapêuticos; 
Programa “De Volta para Casa”, Estratégias de Reabilitação 
Psicossocial; Iniciativas de geração de trabalho e renda. 
 
 
 Pergunta 8 
0,5 em 0,5 pontos 
 
 
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é um 
compromisso firmado pelo Ministério da Saúde, com objetivos visando à 
promoção da saúde da população negra, considerando que as iniquidades em 
saúde são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais. Em 
relação ao objetivo geral da Política Nacional de Saúde da População Negra, 
assinale a alternativa adequada. 
 
Resposta 
Selecionada: 
a. 
Reconhecer o racismo e as desigualdades étnico-raciais 
como determinantes sociais das condições de saúde da 
população negra. 
Respostas: a. 
Reconhecer o racismo e as desigualdades étnico-raciais 
como determinantes sociais das condições de saúde da 
população negra. 
 
b. 
Incluir os temas Racismo e Saúde da População Negra no 
processo de formação e educação permanente dos 
trabalhadores da saúde e no exercício do controle social na 
saúde. 
 
c. 
Promover a saúde integral da população negra, priorizando a 
redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao 
racismo e à discriminação nas instituições e serviços do 
SUS. 
 
d. 
Identificar as necessidades de saúde da população negra do 
campo e da floresta e das áreas urbanas e utilizá-las como 
critério de planejamento e definição de prioridades. 
 
e. 
Articular as condições específicas que afetam a saúde da 
população negra com as demais políticas que integram a 
Política de Saúde no Brasil. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: A 
Comentário: O objetivo geral da Política Nacional de Saúde 
da População Negra destina promover a saúde integral da 
população negra, priorizando a redução das desigualdades 
étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas 
instituições e serviços do SUS. 
 
 
 Pergunta 9 
0,5 em 0,5 pontos 
 
 
Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e 
ampliar as ações da Atenção Primária, bem como sua resolutividade, o 
Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, 
conforme a Portaria GM n. 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 04 
de março de 2008. Segundo essa Portaria, é correto afirmar que: 
 
I- As equipes NASF devem atuar independentes ou em conjunto com os 
profissionais das Equipes de Saúde da Família, nos territórios sob sua 
responsabilidade, por meio de consultas compartilhadas, visando à recuperação 
e reabilitação dos usuários que necessitam do serviço. 
II- A definição dos profissionais que irão compor os núcleos é de 
responsabilidade dos gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade 
identificados a partir das necessidades locais e da disponibilidade de 
profissionais de cada unidade. 
III- Os profissionais que podem fazer parte das equipes de NASF são: 
psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, 
profissional da educação física, nutricionista, terapeuta ocupacional e médico 
ginecologista. 
 
Está correta a alternativa: 
 
Resposta Selecionada: a. 
Apenas a afirmativa II está correta. 
Respostas: a. 
Apenas a afirmativa II está correta. 
 
b. 
Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
 
c. 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
 
d. 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 
e. 
Apenas a afirmativa I está correta. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: A 
Comentário: As equipes NASF devem atuar em conjunto com 
os profissionais das Equipes de Saúde da Família. Para compor 
os NASF os profissionais devem ter nível superior e nível 
técnico, são permitidas as ocupações do Código Brasileiro de 
Ocupações (CBO): médico acupunturista, assistente social, 
educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, 
médico ginecologista/obstetra, médico homeopata, 
nutricionista, médico pediatra, psicólogo, médico psiquiatra, 
terapeuta ocupacional, médico geriatra, médico clínico geral, 
médico do trabalho, médico veterinário, profissional com 
 
formação em arte e educação (arte educador) e profissional de 
saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de 
saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou 
graduado diretamente em uma dessas áreas. Esta composição 
será definida pelos gestores municipais, seguindo os critérios 
de prioridade a partir de dados epidemiológicos e prioridades 
locais identificados previamente. 
 
 Pergunta 10 
0,5 em 0,5 pontos 
 
 
A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) foi 
instituída através da Portaria n. 254, de 31 de janeiro de 2002, sob a orientação 
da Constituição Federal e das Leis Orgânicas da Saúde e tem como ponto 
central o reconhecimento das especificidades étnicas e culturais dos povos 
indígenas, e seus direitos territoriais. Para o alcance dos objetivos desta 
política, foram estabelecidas diretrizes que devem orientar a definição de 
instrumentos de planejamento, implementação, avaliação e controle das ações 
de atenção à saúde dos povos indígenas. Sobre as diretrizes, podemos afirmar: 
 
I- Uma diretriz estabelecida é a organização dos serviços de atenção à saúde 
dos povos indígenas na forma de Distritos Sanitários Especiais e Polos-Base, 
no nível local, onde a atenção primária e os serviços de referência se situam. 
II- Ter preparação de recursos humanos para atuação em contexto intercultural. 
III- Manter monitoramento das ações de saúde dirigidas aos povos indígenas e 
articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde. 
IV- Promover o uso adequado e racional de medicamentos, ambientes 
saudáveis e proteção da saúde indígena. 
 
Está correta a alternativa: 
 
Resposta Selecionada: b. 
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
Respostas: a. 
Apenas a afirmativa II está correta. 
 
b. 
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
 
c. 
Apenas a afirmativa IV está correta. 
 
d. 
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
 
e. 
Apenas a afirmativa I está correta 
 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: B 
Comentário: As diretrizes estabelecidas são: organização dos 
serviços de atenção à saúde dos povos indígenas na forma de 
Distritos Sanitários Especiais e Polos-Base, no nível local, 
onde a atenção primária e os serviços de referência se situam; 
preparação de recursos humanos para atuação em contexto 
intercultural; monitoramento das ações de saúde dirigidas aos 
povos indígenas; articulação dos sistemas tradicionais 
indígenas de saúde; promoção do uso adequado e racional de 
medicamentos; promoção de ações específicas em situações 
especiais; promoção da ética na pesquisa e nas ações de 
atenção à saúde envolvendo comunidades indígenas; 
promoção de ambientes saudáveis e proteção da saúde 
indígena; controle social. 
 
 
Segunda-feira, 9 de Outubro de 2023 15h27min52s GMT-03:00 
OK 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_98720330_1&course_id=_296215_1&content_id=_3463276_1&return_content=1&step=

Mais conteúdos dessa disciplina