Buscar

aa2-sociologia - Iris Vitória T M Moreira- 21213110085

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense (UFF)
3
Aluna: Iris Vitória Tavares Marinho Moreira
Matrícula: 21213110085
Polo: Nova Iguaçu
Disciplina: Instituições de Direito Público e Privado 
Atividade à Distância 
 Produzir uma dissertação individual, de no máximo 2 páginas, sobre o tema Moral e Direito, cite exemplos e não esqueça de apresentar todas as fontes pesquisadas.
Bibliografia sugerida: REALE, Miguel. Lições Preliminares De Direito, 25ª Ed. 22ª Tiragem. 2001.
O conceito de moral permeia a sociedade há muito tempo, uma vez que se refere ao conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma cultura, se originou a partir do momento em que os homens passaram a viver em grupos e estabelecer o convívio social, sendo exemplos: caridade, respeitar os mais velhos, não mentir, justiça, liberdade e outros. Já o Direito, segundo Reale (2001), é tido como fato social que assume múltiplas formas, mas que tem como essência um conjunto de normas e princípios jurídicos que regulam o funcionamento do Estado, como Direito Administrativo, Penal, Privado, Constitucional, entre outros. 
Os dois conceitos são intrinsecamente ligados, visto que se apresentam como normas que devem ser seguidas por todos, promovem uma melhor convivência entre os indivíduos, orientam-se por valores culturais próprios de determinada sociedade e mudam de acordo com as transformações histórico-sociais. Contudo, apresentam diferenças tangíveis entre si, como a moral é seguida, ou não, de acordo com a consciência de cada um, não possui um código formal para a sua orientação e não necessitada de estar ligada com o Estado.
 Por sua vez, o Direito, é regido por um código formal que é imprescindível para as ações jurídicas, em casos de desobediência às normas podem haver, legitimamente, punição e mantém uma relação estrita com o Estado. 
É possível ressaltar ainda a coercibilidade das normas jurídicas que conta com a força e repressão potencial do Estado para ser obedecia pelas pessoas, diferenciando-se das normas morais que necessita, de certo modo, da aceitação de cada indivíduo ou grupo social para ser cumprida. Por fim, é evidenciado que a moral e direito são de importância vital para o bom funcionamento da sociedade, onde cada um utiliza seus métodos e resoluções para difundirem os seus princípios.
Referências bibliográficas: 
COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. 2° Ed.- São Paulo: Saraiva, 2013. 
REALE, Miguel. Lições Preliminares De Direito, 25ª Ed. 22ª Tiragem. 2001

Continue navegando