Buscar

POLITICAS DE COMERCIO EXTERIOR - 20232-E232175 - POLITICAS DE COMERCIO EXTERIOR

Prévia do material em texto

Leia o excerto a seguir:
“Quando uma companhia terceiriza parte de sua cadeia de produção no exterior ela está, então, importando uma mercadoria ou serviço intermediário. Por exemplo, uma empresa pode importar uma parte, um componente ou até mesmo um produto inteiro montado, ou importar serviços de negócios utilizando contadores e/ou call centers localizados no exterior”.
KRUGMAN, P. R.; OBSTFELD, M.; MELITIZ, J. M. Economia internacional. São Paulo: Pearson, 2015. p.154.
A partir do excerto apresentado, a empresa, ao terceirizar a produção no exterior, ela acaba importando a mercadoria; assim, ao tomar essa decisão, ela acaba alterando parte de seu processo produtivo. Neste contexto, tem-se a seguinte questão: como as empresas tomam decisões de exportação e terceirização em uma economia global?
Acredito que as empresas tomam decisões de exportação e terceirização em cima dos quesitos abaixo:
Sobre a exportação, as empresas avaliam a demanda por seus produtos em mercados estrangeiros. Se houver demanda substancial em outros países, a exportação pode ser uma opção viável, ou seja, um dos primeiros quesitos é verificar as oportunidades do mercado.
Verificar também o custo e preços da produção, transporta e da distribuição da mercadoria.
A análise da concorrência estrangeira e das condições do mercado é fundamental. A empresa deve avaliar se seus produtos têm vantagens competitivas nos mercados externos.
Também é muito importante estudar os riscos cambiais, pois a empresa pode passar por momentos em que ocorra flutuações nas taxas de câmbio.
Para a terceirização, é muito valido pesquisar para terceirizar parte da produção, pois para locais onde os custos são menores pode levar a economias significativas. A proximidade a mercados-alvo e as redes de transporte eficientes também são importantes a considerar na terceirização.
A terceirização pode trazer muitos benéficos para as empresas, por exemplo ter acesso a Mercados Internacionais, terceirizar em um país estrangeiro pode facilitar o acesso a esse mercado, aproveitando a expertise local e evitando barreiras comerciais.
Leticia de Mira Menezes – RA ....

Continue navegando