Buscar

Principais Termos Utilizados na Contabilidade

Prévia do material em texto

Principais Termos Utilizados na Contabilidade
Ativo: Os ativos são recursos econômicos controlados por uma entidade como resultado de eventos passados e dos quais se espera que fluam benefícios econômicos futuros. Os ativos podem incluir dinheiro, contas a receber, estoques, propriedades e investimentos.
Passivo: O passivo representa as obrigações financeiras ou dívidas de uma empresa. Isso inclui empréstimos, contas a pagar e outras obrigações financeiras.
Patrimônio Líquido: O patrimônio líquido é a diferença entre os ativos e os passivos de uma empresa. É o valor que pertence aos acionistas ou proprietários da empresa e representa o valor líquido dos ativos após a quitação de todas as dívidas.
Receita: A receita é o valor gerado pela venda de produtos, serviços ou outros ativos de uma empresa. É uma fonte de entrada de dinheiro para a empresa e contribui para o aumento do patrimônio líquido.
Despesa: As despesas representam os custos incorridos pela empresa na produção de receita. Elas reduzem o lucro líquido e, consequentemente, o patrimônio líquido da empresa.
Lucro e Prejuízo: O lucro é a diferença positiva entre as receitas e as despesas de uma empresa, enquanto o prejuízo é a diferença negativa. O lucro aumenta o patrimônio líquido, enquanto o prejuízo o reduz.
Demonstração Financeira: Uma demonstração financeira é um conjunto de relatórios contábeis que fornecem informações sobre a posição financeira, o desempenho e os fluxos de caixa de uma empresa. As principais demonstrações financeiras incluem o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado do Exercício e a Demonstração dos Fluxos de Caixa.
Balanço Patrimonial: O Balanço Patrimonial é um relatório que mostra a posição financeira de uma empresa em um determinado momento, listando seus ativos, passivos e patrimônio líquido.
Demonstração de Resultado do Exercício (DRE): A DRE é um relatório que apresenta o desempenho financeiro de uma empresa durante um período específico, mostrando as receitas, despesas e o lucro ou prejuízo líquido.
Contas a Pagar e a Receber: Contas a pagar são obrigações financeiras devidas pela empresa a terceiros, enquanto contas a receber representam valores devidos à empresa por clientes e outros devedores.
Depreciação e Amortização: Depreciação é a alocação do custo de ativos tangíveis ao longo de sua vida útil, enquanto a amortização se refere à alocação do custo de ativos intangíveis. Esses conceitos refletem a redução de valor de ativos ao longo do tempo.
Demonstração dos Fluxos de Caixa: A Demonstração dos Fluxos de Caixa fornece informações sobre como a empresa gerou e usou seu caixa durante um período, dividindo as atividades em operacionais, de investimento e de financiamento.
Princípios Contábeis: Os princípios contábeis são regras e diretrizes que orientam a prática contábil, garantindo consistência e transparência nos registros financeiros. Exemplos incluem o princípio da realização da receita e o princípio do custo histórico.
Auditoria: A auditoria é a avaliação independente das demonstrações financeiras de uma empresa para verificar sua precisão e conformidade com os princípios contábeis.
Escrituração Contábil: A escrituração contábil é o registro sistemático de todas as transações financeiras de uma empresa, garantindo o acompanhamento e documentação adequados.

Continue navegando