Buscar

RELATORIO CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: CONTABILIDADE EMPRESARIAL- FUNDAÇÃO BRADESCO
A contabilidade empresarial consiste na contabilidade operacional (contábil) e na contabilidade tributária. A contabilidade empresarial representa as receitas e despesas reais do negócio. A contabilidade tributária também contabiliza receitas e despesas, mas incorpora considerações para diferimentos e baixas de impostos. 
As principais diferenças na contabilidade contábil e fiscal surgem através do uso de métodos de contabilidade baseados em caixa e em regime de competência; avaliação de depreciação (linear ou acelerada) e avaliação real; e o tratamento de estoque (UEPS x PEPS) para avaliação de ativos e reconhecimento de receita. A situação financeira da empresa é documentada ou registrada na forma de demonstrações financeiras. Em geral as principais demonstrações financeiras são: Balanço Patrimonial, Receita, Demonstração e Demonstração do Patrimônio Líquido.
O balanço é uma demonstração dos ativos, passivos e patrimônio líquido (contribuição de capital) de uma empresa. O balanço patrimonial de pequenas empresas lista os ativos circulantes, como dinheiro livre, propriedade imobiliária, ativos fixos, como terrenos, edifícios e equipamentos, contas a receber, etc. De grande importancia, o balanço patrimonial inclui ativos intangíveis, como patentes, no entanto, a avaliação desses ativos é frequentemente mal representada. Os passivos assumem a forma de qualquer dívida pendente, contas, contas a pagar, etc. O patrimônio líquido é a simples diferença entre os ativos e passivos. A maior parte do patrimônio líquido do proprietário é resultado de uma combinação de contribuição de capital e lucros retidos.
A demonstração de resultados geralmente tem 2 partes. A primeira parte se concentra na receita, quanta receita está entrando no negócio durante um período específico. A receita é simplesmente o dinheiro da venda de bens ou serviços, sem levar em conta custos ou despesas. A segunda parte concentra-se nas despesas que foram pagas no período. Os custos e despesas incluem todas as baixas, como depreciação, amortização de vários ativos e impostos. Após deduzir as despesas da receita, se obtém o lucro líquido. O objetivo da demonstração do resultado é indicar se a empresa gerou ou perdeu dinheiro no período.
A demonstração do fluxo de caixa, rastreia o fluxo de capital que entra e sai do negócio. Ele não representa transações que não afetam o fluxo de caixa, como trocas em espécie, dívidas inadimplentes, depreciação, etc. O demonstrativo de fluxo de caixa é dividido em 3 componentes: Atividades operacionais, atividades de investimento e atividades financeiras . Como ferramenta analítica, a demonstração dos fluxos de caixa é útil para determinar a viabilidade de uma empresa no curto prazo, principalmente sua capacidade de pagar contas. A demonstração do fluxo de caixa é provavelmente o documento mais importante para pequenas empresas. Ele descreve a viabilidade do negócio e sua capacidade de cumprir com suas obrigações operacionais conforme elas vencem. É aqui que os investidores em potencial analisarão primeiro para determinar como os fundos estão sendo gastos. Além disso, é geralmente usado no processo de tomada de decisão que, em última análise, afeta o balanço patrimonial.
Conclusão: a contabilidade empresarial é um assunto difícil que requer análise, estudos e práticas aprofundadas. O curso é de extrema importancia, além de possuir os conceitos, possui a pratica que é o mais importante para a aréa contabil.

Continue navegando