Buscar

Audiotoria Operacional7

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	NÃO pode ser considerado um dos objetivos da Auditoria Operacional:
		
	
	Verificar se administração desempenhou suas atividades com economicidade, de acordo com os princípios, as práticas e as políticas administrativas corretas
	
	Verificar o cumprimento de metas e objetivos, sendo que ela poderá ocorrer em diferentes modalidades.
	
	Analisar se os recursos humanos, os financeiros e os de qualquer outra natureza são utilizados com eficiência incluindo o exame dos sistemas de informação, dos procedimentos de mensuração e controle do desempenho e as providências adotadas pelas entidades auditadas para sanar as deficiências detectadas
	
	Analisar a Eficácia do desempenho das entidades auditadas em relação ao alcance de seus objetivos e avaliar os resultados alcançados em relação àqueles pretendidos
	 
	Fundamentar as informações demandadas, como por exemplo, cálculos e valores, mostrando a veracidade dos fatos de forma imparcial e merecedora de fé, sendo assim meio de prova para o juiz no processo de tomada de decisão
	
Explicação: Fundamentar informações para uma decisão judicial é trabalho de uma perícia contábil.
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Dentro dos aspectos apresentados a seguir, qual deles NÃO pode ser apresentado como um benefício da Auditoria Operacional?
		
	
	Aumento de receitas, justamente pela otimização dos recursos, ou seja, pela verificação e aplicação das melhores práticas.
	 
	Aumento dos gastos com os profissionais que irão trabalhar no projeto auditorial nos entes, sejam eles públicos ou privados.
	
	Diminuição de desperdícios e de práticas ineficientes, antieconômicas, ineficazes e abusivas. Justamente pela utilização da Auditoria Operacional que faz a verificação das práticas nas entidades é possível evitar uma série de problemas relativos à má utilização dos recursos.
	
	Melhoria do desempenho, mediante a utilização de índices para a avaliação do desempenho das entidades.
	
	Contribuir para a accountability, ou seja, a obrigação de se prestar contas dos entes envolvidos na Administração Pública.
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	A Auditoria Operacional verifica a utilizacao dos recursos humanos, materiais e financeiros, considerando a relacao custo/beneficio. Com esse trabalho ela observa se a organizacao esta atendendo a(s):
		
	
	Exigencias Fiscais
	
	Exigencias Financeiras
	
	Exigencia Tributarias
	 
	Economicidade
	
	nda
	
Explicação:
De acordo com Princípios Fundamentais de Auditoria Operacional da Intosai
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Existem alguns princípios da Auditoria Operacional, qual dos itens a seguir não pode ser considerado?
		
	 
	Inequidade
	
	Eficácia
	
	Efetividade
	
	Eficiência
	
	Economicidade
	
Explicação: Os 4 E's da Auditoria Operacional são: Economicidade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Quando a Auditoria avalia se a administração adquiriu seus insumos observando os parâmetros de qualidade, considerando as devidas opções de mercado, e se os insumos foram adquiridos ao menor custo, ela está abordando o princípio da:
		
	
	Equilíbrio
	 
	Economicidade
	
	Eficiência
	
	Eficácia
	
	Efetividade
	 
		6
          Questão
	
	
	Sr. Auditando Bem, é auditor, e ao terminar a auditoria no processo de produção, fez o relatório e encaminhou aos diretores da empresa. Em seu relatório constam os seguintes fatos: falta de seguro das máquinas, comprovou que havia muito tempo ocioso dos colaboradores de um determinado setor, desperdícios de matéria-prima, recomendou melhorias nos softwares. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de auditoria que ele fez:
		
	
	Auditoria de Processos
	
	Auditoria da Qualidade
	 
	Auditoria Operacional
	
	Auditoria Contábil
	
	Auditoria Financeira.
	
Explicação:
A Função básica da auditoria operacional é elaborar diagnósticos que permitam visualizar e avaliar a situação da empresa ou organização auditada de acordo com o desempenho relativo ao funcionamento e desenvolvimento das atividades e à utilização dos recursos e meios da maneira mais eficiente, com economicidade para atingir a eficácia.
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	(CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO - Contador Júnior - Auditoria Interna) A Auditoria Operacional constituiu uma função independente de apoio à administração, funcionando como os olhos dessa mesma administração. A sua mais-valia está refletida no auxílio dado à administração, para que realize suas atividades de forma mais eficaz e com o menor risco possível na tomada de decisão. A atuação da Auditoria Interna tem como objetivo primeiro:
		
	
	estabelecer os critérios contábeis para os registros das transações.
	
	verificar possíveis desvios de conduta dos empregados nas suas atividades.
	 
	identificar se procedimentos internos e de controle estão sendo efetivamente seguidos.
	
	apurar os erros cometidos pelos executores das atividades organizacionais.
	
	levantar fraudes que tenham ocorrido no desenvolvimento das atividades.
	
	 
		8
          Questão
	
	
	Podemos definir a auditoria operacional como:
		
	 
	O conjunto de procedimentos aplicados, com base em normas profissionais, sobre qualquer processo administrativo como o objetivo de verificar se eles foram realizados com observância aos princípios da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade.
	
	É o procedimento investigativo que tem como finalidade avaliar as demonstrações financeiras e ato dos administradores cometidos nas respectivas infrações administrativas
	
	É a revisão geral da escrita contábil e financeira
	
	Integração empresarial entre o Six Sigma e gestão empresarial
	
	O conjunto de procedimentos administrativos financeiros com o objetivo de revisar exclusivamente as demonstrações financeiras

Continue navegando