Buscar

QUESTIONÁRIO 8 DE FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
QUESTIONÁRIO 8
O histórico da lesão do paciente é importante para que o fisioterapeuta compreenda o mecanismo de lesão que o levou ao distúrbio ortopédico ou traumático. Com base nos conhecimentos sobre os mecanismos de lesão e os tratamentos abordados, assinale a alternativa correta.
· A distensão de terceiro grau afeta algumas fibras musculares e acarreta dor e sensibilidade aos movimentos da articulação.
· As rupturas de músculos maiores podem ser tratadas a partir da imobilização com tala; depois, realiza-se a fisioterapia.
· Os músculos que mais sofrem distensão são aqueles que mais recebem cargas e tensões, como o bíceps e o pronador redondo.
· O tendão muscular está sujeito a traumas e microtraumas por ser a área de ligação entre o ventre muscular e a inserção.
1
A importância da atuação do fisioterapeuta no pré-cirúrgico é sabida. Entre os benefícios que o paciente pode ter, estão a melhor recuperação e o prognóstico no pós-cirúrgico. Com relação à atuação desse profissional no pré-operatório de cirurgias traumato-ortopédicas, analise as afirmações a seguir.
I. O fisioterapeuta precisa compreender os mecanismos de lesão que possam ter levado o paciente à condição, por isso pode focar apenas na lesão e nas consequências que ela trouxe.
II. O fisioterapeuta deverá realizar todo o exame cinético-funcional para
compreender o caso clínico do paciente e propor objetivos a partir disso.
III. No âmbito hospitalar, a abordagem fisioterapêutica no pré-cirúrgico consiste na orientação ao paciente com relação ao posicionamento do segmento e os procedimentos aos quais ele será submetido.
Agora, assinale a alternativa em que contém apenas a(s) afirmação(ões) correta(s).
· I e II.
· II e III.
· I, II e III.
· III.
1
A atuação do fisioterapeuta no pós-operatório deve estar pautada no caso clínico e no tipo de cirurgia e incisão que foi realizado para que, dessa forma, o tratamento seja adequado e objetivo no processo de reabilitação do paciente. Com relação às condutas e à atuação desse profissional no pós-operatório de cirurgias traumatoortopédicas, leia os trechos a seguir.
A prática da sedestação à beira do leito é importante para fornecer independência ao paciente e ao mesmo tempo prevenir __________ da cirurgia, como a trombose venosa profunda.
O fisioterapeuta deve levar em conta __________, além dos fatores individuais, como sexo, idade e condicionamento físico antes da cirurgia.
A avaliação consiste em aplicar os conhecimentos sobre os mecanismos de lesão, orientar o paciente e, nas __________, propor métodos e técnicas de reabilitação que contemplem as necessidades do paciente.
Agora, assinale a opção que completa as lacunas na sequência correta.
· complicações; o processo cicatricial local; intervenções.
· o processo cicatricial local; complicações; intervenções.
· o processo cicatricial local; intervenções; complicações.
· intervenções; complicações; processo cicatricial local.
1
Durante o processo de reabilitação do membro superior, o fisioterapeuta dá maior atenção para as atividades funcionais, visto que elas são importantes para a independência do paciente.
Com relação à atuação do fisioterapeuta na reabilitação de artroplastia total de ombro, assinale a opção correta.
· A fase 2 da reabilitação permite apenas os movimentos de articulações adjacentes e mantém o posicionamento do ombro em uma tipoia.
· Na fase 3, o paciente já começa o trabalho para atingir cerca de 70% da amplitude de movimento passiva.
· Na fase 2, o fisioterapeuta procura evoluir com a amplitude de movimento a 90% da amplitude normal e a redução do nível de dor.
· Na fase 1, o paciente deve chegar à força de grau 3 no teste de força muscular para que possa ter melhores condições de tarefas funcionais.
1
No processo de reabilitação de pós-cirúrgico de membros inferiores, é importante que o fisioterapeuta esteja atento às funções principais. Com relação às condutas e à evolução desse profissional na reabilitação de artroplastia de joelho, assinale a alternativa correta.
· Na fase 3 de pós-operatório, o paciente provavelmente fará uso de dispositivos de auxílio para a marcha e faz parte do papel do fisioterapeuta orientá-lo quanto ao uso correto deles.
· Na fase 2, o paciente é incentivado a criar independência básica, como levantar e sentar da cama, transferir-se de cama, deitar-se e levantar-se, assim como o cuidado que deve ter com relação ao excesso de descarga de peso no membro.
· O paciente poderá fazer uso de crioterapia, elevação de membros e aplicação de correntes elétricas, quando não contraindicado, para a redução de edema e de dor na região acometida.
· Na fase 1 de reabilitação, o paciente evolui para a melhoria do padrão de movimento, assim como a amplitude de movimento, que passa para 110 a 125° de flexão de joelho de forma ativa

Outros materiais