Buscar

REL FISIOLOGIA E BIOFISICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: FISIOLOGIA HUMANA E BIOFÍSICA 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: IGOR MOTA NAVARRO
	MATRÍCULA:27015616
	CURSO:FARMACIA 
	POLO:SANTAREM
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): JULIANA GONÇALES
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
Atenção: desenvolva as respostas de maneira resumida, mas garanta que todo o conteúdo necessário foi abordado. Essa atividade precisa que seja indicado referência bibliográfica, pois será necessário pesquisa.
RELATÓRIO:
1. A homeostase é um processo importante para diversas funções do corpo. Como a dinâmica ocorre entre o meio interno e externo das células?
Primeiramente, a homeostase pode ser entendida como a possibilidade do organismo se condicionar no meio interno em um equilíbrio quase constante. Independente das mudanças que ocorram no âmbito externo. O meio interno, por seu lado, é determinado como os fluidos que se movimentam pelas nossas células, conhecidos como líquido intersticial."
Por conseguinte, a preservação do equilíbrio no ambiente interno do corpo, é realizada de maneira integrada pelos diferentes sistemas do corpo humano. Os sistemas endócrinos e nervosos, são responsáveis por coordenar e alertar as atividades dos demais sistemas. Eles reconhecem os sinais internos e externos, e enviam respostas que resultam em ações especificas para manutenção da homeostase.
Ademais, as ações realizadas pelo sistema de coordenação, tem a finalidade de manter o equilíbrio interno. Os processos de digestão, respiração e excreção, permitem que o meio interno tenha oxigênio e nutrientes fundamentais a célula, para que tudo aquilo que possa causar problemas ao corpo seja eliminado do organismo. Para isso, temos o controle da temperatura corporal, pressão arterial, frequência cardíaca, as sensações de sede e de fome, entre outras.
Entretanto, quando o meio interno não está equilibrado, seja por alterações externas ou por disfunções internas, automaticamente acontece um alerta de homeostase, o que pode consequentemente acabar em doença. Deste modo, caso a homeostase não seja restituída, pode possivelmente advir a morte do indivíduo.
2. Os reflexos neurológicos são importantes para verificar as atividades e tempo de resposta, bem como, a relação do SNC e o SNP. Qual teste pode ser realizado para verificar esse reflexo? Qual mecanismo fisiológico conseguimos verificar? E quais doenças podem estar relacionadas a alteração dessa função.
Primeiramente, o exame neurológico se resume em uma análise clínica, na qual, é executada de forma não desagradável, com a finalidade de determinar e detectar possíveis transtornos que comovem o sistema neurológico do paciente. Deste modo, constituído por uma série de testes físicos que examinam o funcionamento do corpo, o exame neurológico é fragmentado entre etapas como anamnese, nível de consciência, equilíbrio, sensibilidade, reflexos e, entre outras. 
Desta forma, no processo de exame neurológico, encontram-se distintos tipos de reflexos que devem ser avaliados. Por exemplo: em adultos e idosos, os reflexos são examinados para verificação a existência de possível degeneração neuromotora ou compor diagnósticos e reforçar suspeitas de doenças. já bebês, os reflexos do exame neurológico acompanham a investigação sobre a evolução do desenvolvimento infantil, assim como a normalidade de suas funções básicas.
Portanto, o teste de reflexo tendinoso profundo, ou seja, de estiramento muscular, analisa as fibras aferentes, como conexões sinápticas no interior da medula espinhal, fibras motoras e vias motoras descendentes. A diminuição desses reflexos ocorre quando há lesão no neurônio motor inferior. Já lesões no neurônio motor superior, aumentam estes reflexos. (MEDICINA DIA A DIA, 2021)
3. A aferição da glicose pode indicar diversos aspectos fisiológicos, descreva como foi realizada essa medição e sua aplicabilidade para o paciente.
A aferição da glicose serve para averiguar a quantidade de açúcares presentes na movimentação do sangue. Tendo a finalidade de identificar quando há sinais de hipoglicemia, quando se verifica pouca quantidade de açúcar na corrente sanguínea, como também, apresenta os indícios de hiperglicemia, ou seja, quando é determinado o excesso de sacarose. Portanto, esse teste, é uma das análises mais comuns para diagnostico da diabetes.
Para sua realização, primeiramente devemos separar todos os materiais que vão ser utilizados para a medida da glicose. Em sequência, pode-se organizar: a fita responsável pela mensuração, adiante, o aparelho de consulta, ademais, a caneta, onde iremos adaptar a agulha, para que possamos fazer a perfuração na região do dedo indicador e fazer a coleta do sangue. 
Por conseguinte, devemos efetuar a desinfecção, com o auxílio da gaze higienizada com álcool, colocamos as luvas, e seguimos o outro passo a passo:
· Higienizamos o dedo indicador com a gaze e álcool, do meio as extremidades;
· Ligamos o aparelho;
· Inserimos a fita do medidor no aparelho ligado;
· Utilizamos a caneta e aplicamos a agulha no dedo;
· Pressionamos o dedo para a retirada do sangue;
· Inserimos o sangue na fita do aparelho;
· E fazemos a verificação do valor;
Vale ressaltar que para melhor efetividade do exame o individuo deve estar de jejum.
4. A pressão arterial é um dos mecanismos homeostáticos mais conhecidos, explique como foi realizada a medição, sua importância e associação com fisiologia cardíaca.
A pressão arterial é uma condição clínica multifatorial, é caracterizada por níveis elevados e mantidos da pressão arterial. A pressão alta está diretamente relacionada com hábitos de vida como: excesso de peso; consumo exagerado de sal, açúcar e gorduras; consumo de
álcool e sedentarismo. A prevenção primária com mudanças nos hábitos de vida e a
detecção precoce são as formas mais efetivas de evitar as doenças e complicações
associadas ao quadro de pressão alta. (OLIVEIRA, 2017)
Para medir a pressão arterial o esfigmomanômetro aneroide é o mais comum em nosso meio. Deste modo, antes de aferir a pressão do paciente sempre devemos certificar algumas condições. Logo, precisamos garantir que ele não praticou alguma atividade física a pelo menos 1 hora antes, ou ingeriu bebida alcoólica, ou algum alimento, entre outras. Para isso, devemos orientá-lo a aguardar e descansar pelo menos 10 minutos antes da verificação, e não falar durante a avaliação.
Ademais, para ter uma aferição efetiva, devemos posicionar o paciente da forma correta, na qual, ele estará relaxado e com o braço apoiado em uma superfície firme, especificamente na altura do coração para podermos fazer a escolha do braço. Assim, iremos colocar o manguito acima do cotovelo, e colocar o estetoscópio nos ouvidos, fazer o apalpamento da artéria braquial e inflar rapidamente até alcançar o nível estimado da pressão arterial. Em seguida, fazer o esvaziamento esfigmomanômetro lentamente a fim de determinar o nível através dos sons obtidos.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Homeostase"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/homeostase.htm. Acesso em 03 de maio de 2023.
MEDICINA DIA A DIA. Exame neurológico e análise de reflexos na Neurologia: qual a sua importância?. Medicina dia a dia, 4 jun. 2021. Disponível em: https://medicinadiaadia.com.br/pos-graduacao-iefap-neurologia-exame-neurologico-analise-reflexos/. Acesso em: 5 maio 2023.
O QUE é a Hipertensão Arterial Sistêmica. In: OLIVEIRA, Edênia Santos Garcia. COMO MEDIR A PRESSÃO ARTERIAL: REQUISITOS BÁSICOS PARA ADEQUADA AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL.TELESSAUDE: [s. n.], 2017. Disponível em: https://telessaude.hc.ufmg.br/pressao_arterial/PDF/Pressao_Arterial.pdf. Acesso em: 4 maio 2023.

Continue navegando

Outros materiais