Buscar

ESAB - HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA - 7 TENTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – ESAB
 AVALIAÇÃO ONLINE – 7ª TENTATIVA
Questão 1 : “A Coroa portuguesa e outros Estados europeus devastaram a África, marcando para sempre sua história. Estimularam guerras entre seus habitantes e praticaram o escambo de produtos manufaturados, aguardente, fumo e tecidos por cativos de tribos rivais. Até o século XIX, enquanto durou a escravidão no Novo Mundo, milhões de africanos foram retirados do continente e encaminhados para as plantations americanas, em torno de 5 milhões só para a América portuguesa.”
CAMPOS, F.; MIRANDA, R. G. A escrita da história. São Paulo: Escala Educacional, 2005. p. 213.
Sobre o comércio de escravos no continente africano, é incorreto afirmar:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: Nem todos os reinos africanos forneciam escravos e, ao contrário, a maioria dos reinos privilegiava o comércio com traficantes nativos,protegendo-os da concorrência portuguesa.
	A
	
	Antes da chegada dos europeus, a escravidão já estava consolidada na África.
	B
	
	Uma das formas que os portugueses utilizaram para conseguir cativos era estabelecendo alianças com lideranças regionais, a exemplo do reino do Congo.
	C
	
	No reino de Ndongo, chamado de Angola pelos portugueses, a captura de escravos foi mais difícil. Esse reino privilegiava o comércio com traficantes nativos, protegendo-os da concorrência portuguesa.
	D
	
	Todos os reinos africanos comercializavam escravos e privilegiavam o comércio com os europeus por ser mais lucrativo.
Questão 2 : Sobre o movimento abolicionista brasileiro, assinale a alternativa incorreta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: A composição do movimento abolicionista era diversa, contando principalmente com a população pobre e negra.
	A
	
	Não havia homogeneidade de pensamento e ação entre os abolicionistas. O movimento trazia pessoas de diferentes grupos e visões políticas.
	B
	
	O movimento abolicionista era composto em sua maioria pela elite intelectual brasileira, contando principalmente com advogados e jornalistas.
	C
	
	A associação Castro Alves, fundada em Salvador em 1888, com a finalidade de conseguir recursos para educação dos libertos, foi criada por um grupo de mulheres.
	D
	
	Além de ataques pessoais na mídia, ao longo da década de 1880 os abolicionistas sofreram perseguições, agressões físicas e até assassinatos.
Questão 3 : O que declarava a lei dos sexagenários?
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: Outra lei promulgada diante da pressão dos setores anti escravistas foi a Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei do Sexagenário. Assinada em 1885, ela propunha a libertação dos escravos com mais de 60 anos de idade, mediante pagamento de indenização. Do ponto de vista prático, era uma lei insignificante já que raramente um escravo conseguia atingir essa idade e, para os senhores, tinha a vantagem de livrá-los de cuidar daquelas pessoas quando sua capacidade de trabalho já estava bastante reduzida.
	A
	
	Declarava que crianças com 6 anos seriam livres.
	B
	
	Declarava que crianças filhas de escravos com 60 anos seriam livres.
	C
	
	Declarava livresescravos com mais de 60 anos de idade.
	D
	
	Declarava aposentados mais ainda continuavam trabalhando só que com serviços mais leves.
Questão 4 : Quais é a principal obrigação que impõe a Lei 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB/Lei 9.394/96?
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Justificativa: O conteúdo da lei 10.639/03 define que:
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 1ª - O Conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
§ 2ª - Os Conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”.
	A
	
	Tornou obrigatório o ensino de História da Cultura afro-brasileira que deverá ser ministrado no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira.
	B
	
	Impôs o ensino de História da Cultura afro-brasileira somente no currículo de História.
	C
	
	Tornou obrigatória a inclusão da capoeira no currículo de Educação Física.
	D
	
	Impôs a participação dos negros na elaboração dos currículos em todos os níveis e órgãos.
Questão 5 : No Brasil, o quilombo foi uma das formas de resistência da população escrava. Sobre os quilombos no Brasil, é correto afirmar que o(a):
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: Apesar de terem a predominância dos africanos, os quilombos também foram de grande importância para a formação de espaços onde figuras marginalizadas da sociedade colonial fossem agrupadas. Nesse sentido, observamos a existência de uma população diversificada no interior dessas comunidades formadas à margem da lógica colonial.
	A
	
	maior número de quilombos se concentrou na região nordeste do Brasil, em função da decadência da lavoura cafeeira, já que os fazendeiros, impossibilitados de sustentar os escravos, incentivavam-lhes a fuga.
	B
	
	maior dos quilombos brasileiros, Palmares, foi extinto a partir de um acordo entre Zumbi e o governador de Pernambuco, que se comprometeu a não punir os escravos que desejassem retornar às fazendas.
	C
	
	existência de poucos quilombos na região Norte pode ser explicada pela administração diferenciada, já que, no Estado do Grão-Pará e Maranhão, a Coroa Portuguesa havia proibido a escravidão negra.
	D
	
	população dos quilombos também era formada por indígenas ameaçados pelos europeus, brancos pobres e outros aventureiros e desertores, embora predominassem africanos e seus descendentes.
Questão 6 : Sobre o uso de camelos nos desertos africanos, podemos afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: A África permaneceu durante muito tempo somente com rotas comerciais dentro do próprio continente. Sua localização entre dois oceanos e com grandes faixas desérticas colaboraram para essa situação. O isolamento nunca foi completo, já que havia contato entre o mediterrâneo e a África Tropical. O deserto do Saara dificultava,mas não impossibilitava esses contatos. A partir de cerca de 3000 a.C. a difusão do camelo,como meio de transporte para atravessar o deserto, revolucionou a comunicação africana com outros continentes.
	A
	
	A extensa região desértica africana não interferiu nos contatos comerciais com povos de outros continentes.
	B
	
	A partir de cerca de 3000 a.C. a difusão do camelo como meio de transporte para atravessar o deserto, revolucionou a comunicação africana com outros continentes.
	C
	
	Desde a Antiguidade, todas as regiões africanas comercializavam com os impérios da Europa.
	D
	
	A difusão do uso do camelo não teve importância para a comunicação africana com outros continentes, já que antes disso, existiam caravanas que atravessavam o deserto a pé.
Questão 7 : Sobre os povos iorubás, assinale a alternativa incorreta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: Os povos iorubás desenvolveram alto nível de complexidade. Originalmente divididos em micro Estados ou reinos, como Ifé, Bono e Benin, esses povos viviam principalmente da agricultura do sorgo, milhete, quiabo, feijão, inhame e outros, além do comércio de diversos produtos como ouro, marfim, ferro, vidro, bronze e couro.
	A
	
	Atualmente, os iorubás formam um dos maiores grupos étno-linguísticoda África Ocidental.
	B
	
	Seus reinos mais conhecidos foram Ifé, Bono e Benin.
	C
	
	Viviam principalmente da agricultura do sorgo, milhete, quiabo, feijão e inhame.
	D
	
	Eram povos nômades que viviam essencialmente da caça e coleta de alimentos.
Questão 8 : Na engrenagem do sistema mercantilista de colonização do Brasil, fez-se opção pela mão de obraafricana porque o tráfico negreiro
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: A própria atividade do tráfico de escravos se tornou uma das mais lucrativas da colônia e representou a possibilidade de enriquecimento para tais comerciantes.
	A
	
	contribuía para o apresamento indígena como negócio interno da colônia.
	B
	
	estimulava a utilização de mão de obra de fácil acesso e baixa rentabilidade econômica.
	C
	
	atendia às pressões exercidas pelos ingleses em relação à troca da produção açucareira pelo fornecimento de negros.
	D
	
	em si, o tráfico de escravos se tornou uma das atividades econômicas mais lucrativas do Brasil colonial.
Questão 9 : Quais eram os dois principais produtos comercializados pelo reino de Gana?
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: O ouro era escoado principalmente para a região do Mar Mediterrâneo, onde os árabes utilizavam na cunhagem de moedas. Para controlar as regiões de exploração aurífera, o rei era responsável direto pelo controle produtivo. Para proteger a região aurífera, foram espalhadas lendas sobre criaturas do mal e fantasmagóricas, assim se afastava a cobiça de outros indivíduos. O sal também tinha grande valor mediante sua importância para a conservação de alimentos e a retenção de líquido para os povos que vagueavam no deserto.
	A
	
	Milhete e sorgo.
	B
	
	Marfim e Pele animal.
	C
	
	Ouro e Sal.
	D
	
	Feijão e quiabo.
Questão 10 : (ENEM) A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: Como vimos, um dos objetivos da lei 10639/2003 é garantir o reconhecimento da pluralidade étnica brasileira e contribuição africana na formação da nossa sociedade.
	A
	
	A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.
	B
	
	Divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.
	C
	
	Reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.
	D
	
	Impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

Continue navegando

Outros materiais