Buscar

ESAB - HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA - 9 TENTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – ESAB
AVALIAÇÃO ONLINE – 9ª TENTATIVA
Questão 1 : A escravidão chegou ao fim oficialmente em 13 de maio de 1888. As leis que fizeram parte do processo de abolição da escravidão foram
 
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: As principais leis desse processo, foram: Eusébio de Queirós: Proibia definitivamente o tráfico de escravos para o Brasil. Rio Branco ou lei do ventre livre: Declarava livres os filhos de escravos nascidos daquela data em diante Saraiva-Cotegipe ou lei do sexagenário: Declarava livres escravos com mais de 60 anos Áurea: Declaravalivres todos os escravos ainda existentes no País
	A
	
	Áurea, Sexagenários, Alves Branco e Eusébio de Queirós.
	B
	
	Alves Branco, Ventre Livre, Sexagenários e Áurea.
	C
	
	Ventre Livre, Sexagenários, Eusébio de Queirós e Áurea.
	D
	
	Áurea e Alves Branco.
Questão 2 : Sobre o uso de camelos nos desertos africanos, podemos afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: A África permaneceu durante muito tempo somente com rotas comerciais dentro do próprio continente. Sua localização entre dois oceanos e com grandes faixas desérticas colaboraram para essa situação. O isolamento nunca foi completo, já que havia contato entre o mediterrâneo e a África Tropical. O deserto do Saara dificultava,mas não impossibilitava esses contatos. A partir de cerca de 3000 a.C. a difusão do camelo,como meio de transporte para atravessar o deserto, revolucionou a comunicação africana com outros continentes.
	A
	
	A extensa região desértica africana não interferiu nos contatos comerciais com povos de outros continentes.
	B
	
	A partir de cerca de 3000 a.C. a difusão do camelo como meio de transporte para atravessar o deserto, revolucionou a comunicação africana com outros continentes.
	C
	
	Desde a Antiguidade, todas as regiões africanas comercializavam com os impérios da Europa.
	D
	
	A difusão do uso do camelo não teve importância para a comunicação africana com outros continentes, já que antes disso, existiam caravanas que atravessavam o deserto a pé.
Questão 3 : Em 2003 foi criada a Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR). Essa foi uma importante conquista da população negra. Quais as principais metas dessa secretaria?
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: Um dos principais objetivos da SEPIR é desenvolver políticas voltadas para a promoção da igualdade racial e proteção aos grupos étnicos discriminados.
	A
	
	Orientar a população negra sobre a necessidade de inserção no mercado de trabalho, por meio do investimento em educação formal.
	B
	
	Promover alteração positiva na realidade vivenciada pela população negra e trilhar rumo a uma sociedade democrática, justa e igualitária, revertendo os perversos efeitos de séculos de preconceito, discriminação e racismo.
	C
	
	Desenvolver programas nas periferias do país com objetivo de incluir a população negra através da arte e do esporte.
	D
	
	Colaborar para a criação de outras teorias científicas que hierarquizem a sociedade através de critérios étnico-raciais.
Questão 4 : Sobre a estrutura social e econômica dos engenhos coloniais no Brasil, marque a opção certa:
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: Havia divisão do trabalho nos engenhos. Os cargos de supervisão eram atribuídos aos escravos “menos rebeldes”, sendo muitas vezes pago salários para evitar rebeliões e traições. Já os escravos considerados mais rebeldes, ficavam com cargos mais pesados e de pouca confiança.
	A
	
	A escravidão era a forma de trabalho predominante, fazendo com que não houvesse qualquer divisão técnica do trabalho.
	B
	
	As etapas de produção do açúcar eram acompanhadas por supervisores e feitores. Devido a casos de resistência e sabotagem, os escravos mais rebeldes não eram selecionados para trabalharem tarefas especializadas.
	C
	
	Os engenhos mantinham uma divisão do trabalho muito desenvolvida, com escravos realizando tarefas simples e homens livres realizando atividades que exigiam maior conhecimento técnico.
	D
	
	Apesar de uma certa divisão do trabalho ser estabelecida nos engenhos, geralmente os homens livres se ocupavam das tarefas menos importantes e mais simples, em que se exigia somente a força física.
Questão 5 : O artigo 402 do Código penal Brasileiro de 1890 dizia: “Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal, conhecidos pela denominação de capoeiragem: andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordens. Pena: Prisão de dois a seis meses.” SOARES, C. E. L. A Negregada instituição: os capoeiras no Rio de Janeiro: 1850-1890. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1994 (adaptado). O artigo do primeiro Código Penal Republicano naturaliza medidas socialmente excludentes. Nesse contexto, tal regulamento expressava
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: De 1889 a 1937, a capoeira era crime previsto pelo Código Penal. Uma simples demonstração dava seis meses de cadeia. Em 1937, o presidente Getúlio Vargas foi ver uma exibição, gostou e acabou com a proibição.
	A
	
	a manutenção de parte da legislação do Império, com vistas ao controle da criminalidade urbana.
	B
	
	a defesa do retorno do cativeiro e escravidão pelos primeiros governos do período republicano.
	C
	
	o caráter disciplinador de uma sociedade industrializada, desejosa de um equilíbrio entre progresso e civilização.
	D
	
	a criminalização de práticas culturais e a persistência de valores que vinculavam certos grupos ao passado de escravidão.
Questão 6 : Assinale uma das principais importâncias e potencialidades que o ensino de História da África pode trazer:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Justificativa: São inúmeras as potencialidades do ensino de História da África para transformação da sociedade brasileira atual, principalmente no que diz respeito ao preconceito com a população afro-brasileira.
	A
	
	É importante para acabar com a visão negativa daquele continente e também pela possibilidade de mudanças nos olhares lançados sobre os africanos e suas histórias.
	B
	
	É importante para impor uma visão africanocentrista, em detrimento da visão eurocentrista
	C
	
	É importante para podemos conhecer a História dos reinos sudaneses.
	D
	
	É importante para podemos compreender a origem da situação de miséria e barbárie em que vive o continente africano.
Questão 7 : Assinale a alternativa incorreta sobre o reino do Songai.
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: Os povos que viviam no reino do Songai eram chamados de songais.
	A
	
	A princípio, dominado pelo reino Mali, reino Songai conquistou sua independência e se expandiu 2000 km ao longo do vale do Níger.
	B
	
	A maior parte da população do Songai fazia parte do tronco linguístico iorubá.
	C
	
	Atingiu seu apogeu no século XV, através do comércio e agricultura de cidades como Djenné e Tombuctu.
	D
	
	A base da mão de obra empregada na agricultura era de escravos.
Questão 8 : Sobre a origem do carnaval, assinale a alternativa incorreta:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: O carnaval carioca foi surgindo em meio acertas negociações entre a população negra e a elite branca. A elite buscava europeizar a festa, enquanto os negros cada vez mais a africanizavam.
	A
	
	Pode-se dizer que uma das origens do carnaval foi o entrudo, brincadeira de rua, típica do Brasil colonial, no qual, pessoas de mascaras brincavam atirando farinha, água e outros artefatos, umas sobre as outras.
	B
	
	As elites cariocas buscavam se aproximar do carnaval nos moldes europeus, principalmente de Veneza e Paris.
	C
	
	Ranchos, cordões e blocos tinham raízes firmes nos terreiros de Candomblé. Pode-se dizer que, em diferentes lugares do país, as religiões afro-brasileiras foram espaço de preservação de herançasafricanas e, sobretudo, de criação de uma cultura negra.
	D
	
	Pode- se afirmar que, com as inúmeras restrições ao entrudo, o modelo europeu de carnaval se sobrepôs às tradições africanas até a atualidade.
Questão 9 : Sobre as origens do samba, assinale a alternativa incorreta:
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: Há várias versões para a origem da palavra samba, atualmente uma das mais aceitas é que ela vem do termo “semba” que significa umbigo em quimbundo (língua de Angola). Esse termo era utilizado para designar uma dança de roda praticada em Angola. No Brasil, os primeiros registros do samba como ritmo musical foram feitos na Bahia no século XVIII. Há registros de batuques no Rio de Janeiro e Recife que são muito semelhantes ao samba, talvez a diferença entre eles estivesse somente no nome.
	A
	
	Há várias versões para a origem da palavra samba, atualmente uma das mais aceitas é que ela vem do termo “semba” que significa umbigo em quimbundo (língua de Angola).
	B
	
	Pode-se afirmar que o samba tem suas raízes na música negra americana da década de 1850.
	C
	
	Em 1917,foi lançado “Pelo Telefone”, de autoria de Donga e Mauro Almeida, considerado primeiro samba brasileiro de sucesso nas rádios
	D
	
	Uma figura de suma importância na popularização do samba foi Noel Rosa que o apresentou às classes médias cariocas.
Questão 10 : Sobre a resistência negra através da cultura, é incorreto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: A Jovem Guarda foi um movimento cultural brasileiro surgido em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda. Seus adeptos faziam parte da elite branca brasileira.
	A
	
	O Teatro Experimental Negro, fundado por Abdias do Nascimento em 1945, buscava formar atores afro-brasileiros e levar adiante uma arte de tradição negra, além de questionar a supervalorização dos padrões estéticos brancos.
	B
	
	A influência da soul music de James Brown logo foi incorporada pela juventude negra brasileira por exibir uma estética negra e rebelde.
	C
	
	A Jovem Guarda foi um movimento musical da década de 1960 que buscava a valorização da cultura e estética negra.
	D
	
	Outra influênciamusical negra foi o reggae jamaicano de Bob Marley e Jimmy Cliff que ganhou novas roupagens através de músicos brasileiros como Gilberto Gil.

Continue navegando

Outros materiais