Buscar

A3 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E DE INCÊNDIO - nota 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Dentro de unidades de habitação um dos usos principais da energia elétrica é na conversão em luz. Para acionamento dos pontos de luz são utilizados interruptores. Quando desejamos ligar um ponto de luz apenas de um local na casa utilizamos o interruptor comum. Porém, quando é desejado acionar o ponto de luz de mais de um local da casa uma das soluções é utilizar interruptores paralelos ou até mesmo intermediários dependendo da quantidade de locais desejados para acionar um mesmo ponto de luz.
Sendo assim, explique os tipos de interruptores e seu modo de operação (do simples até o paralelo) e a partir desses tipos de ligação utilizada analise e descreva o funcionamento e a ligação de um sistema de interruptor onde são utilizados 2 interruptores paralelos e 1 interruptor intermediário para o acionamento de um ponto de luz.
 
Figura 1: Imagem Diagrama Multifilar de 2 interruptores paralelos e 1 interruptor simples que acionam uma lâmpada.
Fonte: Elaborada pelo autor.
Figura 2: Imagem Diagrama unifilar de 2 interruptores paralelos e 1 interruptor simples que acionam uma lâmpada.
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Vermelha: Interruptor paralelo;
Amarela: Interruptor intermediário, e;
Verde: Interruptor paralelo.
Figura 3: Cores das teclas para melhor entendimento.
Fonte: Patrick Noonan / 123RF.
RESPOSTA
Um interruptor simples é um dispositivo elétrico básico usado para abrir ou fechar um circuito elétrico. Ele é usado para ligar ou desligar um dispositivo elétrico em um único local ou seja é frequentemente utilizado para controlar a passagem de corrente elétrica para uma lâmpada, um eletrodoméstico ou outro dispositivo. Um interruptor atua em duas posições distintas: aberto ou fechado. Quando está aberto, o circuito está interrompido, e a corrente elétrica não pode fluir. Quando está fechado, o circuito está completo, permitindo que a corrente passe para acionar os equipamentos eletrônicos. Interruptores simples são encontrados em muitos lugares, como em residências, escritórios e instalações industriais.
O interruptor paralelo, também conhecido como interruptor intermediário ou interruptor de três vias, é um tipo de interruptor elétrico usado em instalações elétricas para controlar um único dispositivo, como uma lâmpada, de dois ou mais locais diferentes. Esses interruptores são geralmente usados em corredores, escadas, áreas externas e salas onde você deseja ligar ou desligar uma luz de mais de um ponto. Eles permitem fazer o controle da mesma luz de maneira conveniente em dois ou mais ambientes. Seu funcionamento possui um interruptor de alimentação ou duas vias, sendo o primeiro interruptor no circuito. Ele está conectado diretamente à fonte de energia elétrica. Existe também o interruptor intermediário entre o interruptor de alimentação e o dispositivo a ser controlado (como o exemplo da lâmpada), e pode ter um ou mais interruptores intermediários (interruptores de três vias). Eles são conectados em paralelo ao interruptor de alimentação. O último interruptor no circuito é o interruptor final ou de duas vias, que está diretamente conectado ao dispositivo controlado (a lâmpada, no exemplo).
Existem outros tipos de interruptores que podem ser usados nas instalações elétricas, como interruptor Intermediário (Interruptor de Quatro Vias) que em conjunto com interruptores paralelos é usado para controlar um dispositivo a partir de três ou mais locais diferentes, como longos corredores. Outro modelo normalmente encontrado em residências são campainhas e sinos de portas, que são os interruptores de pressão (push button), e precisa ser pressionado para completar ou interromper o circuito elétrico momentaneamente. Tem também o interruptor de alavanca, que possui uma alavanca que pode ser movida para cima ou para baixo para ligar ou desligar um circuito. São comuns em aparelhos elétricos, luminárias e painéis de controle. E com a evolução da tecnologia surgem novos modelos como interruptor de toque (touch switch) que não requer movimento mecânico para operar. Em vez disso, eles são ativados pelo toque de um dedo e são frequentemente usados em iluminação de gabinetes e painéis de controle sensíveis ao toque, bem como interruptor de proximidade que detecta a proximidade de objetos metálicos e é usado em aplicações industriais e de automação, e interruptor de sensor de movimento ativado por movimento humano e é usado em sistemas de iluminação e segurança.
Cada dia mais a automação residencial e a busca pela segurança trazem inovações nos dispositivos usados nas instalações elétricas, e a escolha do tipo de interruptor depende das necessidades específicas de cada aplicação. Cada tipo de interruptor tem suas próprias características e usos, tornando-os adequados para diferentes situações.