Buscar

genetica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME-
1) Explique o acidente genetico apresentado no cariotipo acima, considerando o ciclo celular.
2) A síndrome de Cri Du Chat (SCDC), ou síndrome do miado de gato, é uma desordem genética e está associada a vários tamanhos de deleções do braço curto do cromossomo 5 (cariótipo 46, XX/XY, 5p). Explique o acidente genetico, considerando o ciclo celular.
3) O mosaicismo é o nome que se dá a um tipo de falha genética durante o desenvolvimento do embrião dentro do útero materno, em que a pessoa passa a ter 2 materiais genéticos distintos, um que é formado pela junção do óvulo com o espermatozóide dos pais, e outro que surge devido a uma mutação de uma célula no decorrer do desenvolvimento do embrião. Assim, a pessoa irá desenvolver uma mistura de células, com uma porcentagem de células normais e outra porcentagem de células com a mutação. Explique o acidente genetico, considerando o ciclo celular.
4) Para fazer o estudo de um cariótipo, qual a fase da mitose que seria mais adequada usar, tendo em vista a necessidade de se obter a maior nitidez dos cromossomos, em função do seu maior grau de espiralização durante a ___________________________
5)  Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.
GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que
a) a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.
b) a replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.
c) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
d) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.
e) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.
6) Na duplicação de DNA, uma nova fita é formada a partir de uma fita usada como molde. Para que a síntese de uma nova fita ocorra, é necessário que as duas fitas do DNA parental separem-se. Isso é feito pela enzima:
7) Durante a formação de uma fita de DNA, nucleotídeos são ligados de modo a formar uma nova molécula. Esses nucleotídeos são adicionados pela ação da:
8) A célula de um animal, esquematizada a seguir, encontra-se na anáfase de qual tipo de divisão celular. O que permite essa conclusão?
9) Marque apenas as corretas
( ) Nos seres multicelulares, a mitose é um processo que tem como principal função a produção de gametas
( ) No processo de mitose a partir de uma célula diplóide originam-se duas novas células diplóides.
( ) Em relação ao processo de divisão celular, podemos afirmar que a mitose consiste em duas divisões celulares sucessivas 
( ) O gato doméstico apresenta 38 cromossomos em suas células somáticas. No núcleo do óvocito normal de uma gata são esperados 19 cromossomos.
( ) A vinblastina é um quimioterápico usado no tratamento de pacientes com câncer. Sabendo-se que essa substância impede a formação de microtúbulos, podese concluir que sua interferência no processo de multiplicação celular ocorre na reorganização dos nucléolos.
( ) Um pesquisador que deseje estudar a divisão meiótica em celulas humanas deve utilizar em suas preparações microscópicas celulas neuronais.
( ) Em relação à divisão celular por meiose, na metáfaseII, todos os cromossomos, cada um com duas cromátides, encontram-se no equador da célula em maior grau de condensação. Apos a citocinese resultam em células filhas haploides
10) A meiose caracteriza-se pela ocorrência de apenas uma duplicação do material genético para cada duas divisões nucleares, e é responsável pela formação de células haplóides a partir de células diplóides. Em relação a esse tipo de divisão celular, é CORRETO afirmar que:
( ). o crossing over ocorre na prófase da meiose I e caracteriza-se pela permuta entre os segmentos das cromátides irmãs do mesmo cromossomo. 
( ). a redução, pela metade, do número cromossômico confere à meiose uma importância fundamental na manutenção do número constante de cromossomos da espécie. 
( ). a meiose ocorre durante o processo de produção das células reprodutivas e possibilita o aumento da variabilidade genética dos seres vivos que a realizam. 
( ). a primeira divisão meiótica é reducional, enquanto a segunda é equacional, já que a partir delas são formadas duas células diplóides e quatro células haplóides, respectivamente. 
( ). na anáfase I ocorre a separação dos pares de homólogos, havendo a migração polar dos cromossomos duplicados. 
11. Marque as frases INCORRETAS 
( ) A replicação do DNA é conservativa, porque as informações contidas na molécula de DNA são conservadas durante a replicação 
(  ) A telomerase estende as extremidades da fita retardada que está sendo replicada, adicionando múltiplas cópias da mesma sequência de DNA curta à fita molde. 
(  ) A DNA-polimerase catalisa a adição de nucleotídeos à extremidade 3’ de uma fita de DNA em crescimento, usando uma das fitas de DNA parentais como um molde.  
(  ) As pequenas porções de DNA resultantes da síntese descontínua, denominadas fragmentos de Okazaki, são unidas para formar uma nova fita de DNA contínua.  
( ) A primase é um exemplo de uma RNA-polimerase, uma enzima que sintetiza RNA usando RNA como um molde.  
(  ) A helicase acomoda-se bem na frente da máquina de replicação, onde usa a energia da hidrólise de ATP para separar as duas fitas da dupla-hélice à medida que se desloca ao longo do DNA. 
( ) As DNA-topoisomerases aliviam o estresse da fita de DNA supertorcida gerando quebras permanentes no DNA para a mesma se desenrole.  
(  ) Proteínas ligadoras de DNA de fita simples (SSBP) mantêm as fitas de DNA afastadas para fornecer acesso para a primase e a polimerase.  
(  ) A fita de DNA que é produzida descontinuamente é denominada fita retardada (lagging), porque a síntese em vários fragmentos resulta em um pequeno atraso na sua síntese. 
 (  ) A fita que é sintetizada continuamente, é denominada fita líder (leading) pois acontece no sentido da abertura da bolha, não sendo necessárias interrupções.   
12) Durante a meiose, o pareamento dos cromossomos homólogos é importante porque garante:
 a) a separação dos cromossomos não homólogos. b) a duplicação do DNA, indispensável a esse processo. c) a formação de células filhas geneticamente idênticas à célula mãe. d) a possibilidade de permuta gênica. e) a menor variabilidade dos gametas.

Continue navegando