Buscar

AV1 Invertebrados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INVERTEBRADOS: DISTRIBUIÇÃO E MODO DE VIDA
Aline Lima Araújo
01471403
Ciências Biológicas- licenciatura 
No ambiente aquático, terrestre ou em processo de simbiose encontra-se espécies invertebradas. Em virtude de estarem presentes em diferentes habitats, manifestam modos de vida adaptados aos ambientes em que residem. Diante do exposto, é evidente a necessidade de analisar a influência dos habitats no modo de vida dos invertebrados, a fim de compreender a dinâmica ecológica atual.
O mar – por possuir densidade que facilita a flutuação e estabilidade térmica e mineral – apresenta rica diversidade de invertebrados. Os organismos que habitam as zonas mais profundas dos oceanos são chamados de bentos (errantes com alta motilidade ou sésseis quando fixos). Os néctons circulam livremente pela coluna d’água. Já os plânctons são levados pela corrente marinha (zooplâncton caso seja heterótrofo ou fitoplâncton quando autótrofo). 
 Os invertebrados de água doce enfrentam obstáculos por estarem mais expostos ao ambiente externo. Tais condições fazem com que as espécies se adaptem a esses habitats instáveis. No processo de diapausa, por exemplo, os organismos são capazes de permanecerem sem água por meses ou anos. 
No ambiente terrestre, a instabilidade é ainda maior. Os indivíduos gastam muita energia no processo de locomoção e sustentação do corpo. O filo Arthropoda – representado por insetos, aranhas, ácaros, escorpiões e outros aracnídeos – apresenta melhor adaptação ao ambiente terrestre entre os invertebrados. Apesar disso, a maioria dos invertebrados terrestres dependem da presença de umidade.
O processo de simbiose envolve um organismo maior, chamado de hospedeiro e o indivíduo que habita este ser, o simbionte. Caso passageira, é um hospedeiro oportunista, em caso permanente o invertebrado só sobrevive dentro de um hospedeiro.
Conclui-se, portanto, que a distribuição de invertebrados e a diversidade em seu modo de vida está intimamente ligada às variáveis ofertadas pelos ambientes, sendo o ambiente marinho, ainda hoje, o habitat com maior biodiversidade de espécies invertebradas.
REFERÊNCIAS:
OLIVEIRA, Thalles. Biologia dos invertebrados. São Paulo: DPcontent, 2021.
PINTO, Tamara. UIEDA, Virgínia. Invertebrados–Caracteres morfológicos, fisiológicos e ecológicos: produção de material didático para o ensino fundamental. Researchgate, 2006. Disponível em:https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=modos+de+vida+dos+invertebrados+&btnG=#d=gs_qabs&t=1690568973840&u=%23p%3DKu43tujU5CYJ. Acesso em: 28.jul.2023.
RUPPERT, Edward. Zoologia dos invertebrados. Roca, 1996.

Outros materiais