Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINGÁ CENTRO UNIVERSITÁRIO
DISCIPLINA: TOPOGRAFIA
ACADÊMICA: CLAUDINÉIA DE OLIVEIRA MARTINS
ESTUDO DE CASO
Para uma boa execução dos trabalhos topográficos, há diversos fatores a serem considerados, tais como as condições do terreno, os equipamentos utilizados, a forma de manuseios entre outras situações.
 Acerca da aparelhagem, foi lhe designado que fosse realizado um trabalho de campo em uma propriedade rural, com terreno bastante acidentado, onde seriam necessárias diversas mudanças de aparelho. Sendo você a executar esse trabalho, disserte sobre quais seriam suas tomadas de decisão para que houvesse eficácia na execução do trabalho de campo.
Pelo que vimos em nosso estudo sobre topografia existem algumas regras que devem ser seguidas para que se consiga realizar um levantamento topográfico de qualidade. Dentre eles posso citar o conhecimento geral do terreno (relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento) que é uma das condições exigíveis para a execução de levantamentos topográficos. Tal condição está descrita na norma NBR 13133. Nesta norma fixa-se ainda as condições exigíveis para a execução de levantamentos topográficos destinados a obter (ABNT, 1994, p.1): 
• Informações sobre o terreno destinadas a estudos preliminares de projeto; 
• Informações sobre o terreno destinadas a anteprojetos ou projeto básicos; 
• Informações sobre o terreno destinadas a projetos executivos. 
Também é objetivo desta norma estabelecer condições exigíveis para a execução de um levantamento topográfico que devem compatibilizar medidas angulares, medidas lineares, medidas de desníveis e as respectivas tolerâncias em função dos erros, relacionando métodos, processos e instrumentos para a obtenção de resultados compatíveis com a destinação do levantamento, assegurando que a propagação dos erros não exceda os limites de segurança inerentes a esta destinação (ABNT, 1994, p.1). 
Após ter pleno conhecimento da norma NBR 13133 o próximo passo é verificar qual o melhor método de levantamento topográfico que se deve utilizar na situação proposta. Como se trata de um terreno bastante acidentado o método utilizado para este estudo deve ser o levantamento por interseção ou o levantamento por caminhamento. 
Como vimos em nossas aulas o levamento por interseção é utilizado em situações em que o terreno é muito acidentado. Este método consiste no fato de que é preciso ter dois pontos de onde se realiza o levantamento, primeiramente formando uma base entre eles e medindo-se a distância e depois disto são tomadas as leituras de ângulos e distâncias que forem necessárias para a execução do trabalho ((Zimmermann, 2017).
Já o levantamento por caminhamento é utilizado em situações em que a área é extensa e/ou bastante acidentada. Este método necessita de maior empenho e dedicação para sua execução, porém traz resultados mais confiáveis e garantidos (Zimmermann, 2017). 
Escolhido o método de levantamento topográfico o próximo passo é escolher o equipamento ou a aparelhagem que melhor casam com o método escolhido. 
Como vimos em nossas aulas no trabalho prático em campo se utiliza diversos equipamentos como por exemplo, teodolito, teodolito eletrônico, trena, distanciômetro, estação total e GPS para realizar o levantamento topográfico. 
Na situação proposta temos uma propriedade rural a qual podemos utilizar uma estação total combinada a dois instrumentos automáticos de tomada de medidas, sendo estes o distanciômetro (medida linear) e o teodolito eletrônico (medida angular), os quais atuam em conjunto a um microprocessador, que monitora o estado do aparelho. A estação total efetua a medição de ângulos horizontais e verticais e distâncias horizontais, verticais e inclinadas. Este aparelho também pode oferecer várias informações como, por exemplo, condições do nivelamento do aparelho, número do ponto medido, as coordenadas UTM ou geográficas e a altitude do ponto (a partir de uma orientação prévia), a altura do aparelho, entre outros. À medida que as medições forem sendo colhidas pela estação total, vão sendo armazenadas em um sistema de memória interna que possibilita a transferência de dados diretamente ao computador sob a forma de uma planilha eletrônica ou de um desenho dos pontos localizados em uma planta. Além da facilidade de uso e da rapidez quando se utiliza este aparelho em um levantamento topográfico planimétrico, pode-se evitar alguns erros grosseiros, como a leitura ou registro de dados, isto porque estes processos são automatizados. Ainda com o distanciômetro se obtém dados de medidas lineares muito mais precisos (Zimmermann, 2017). 
Também podemos utilizar o GPS (Global Positionyng System) RTK (Real Time Kinemak) para realizar o levantamento topográfico de forma mais rápida, precisa e econômica. Nesta técnica há a necessidade de haver pelo menos uma estação de referência com as coordenadas conhecidas e dotada de um receptor GPS e um rádio modern-transmissor. A estação gera e transmite as correções diferenciais para as estações móveis, que usam os dados para determinar precisamente suas posições (coordenadas). No entanto, a capacidade de realização dos levantamentos e as precisões disponibilizadas dependem da densidade e capacidade da rede de estações de referência. No território nacional brasileiro a estação de referência utilizada é a Rede Brasileira de Monitoramento Continuo dos Sistemas GNSS (RBMC). Estas estações possuem receptores que equipam as estações RBMC de alto desempenho, proporcionando observações de grande qualidade e confiabilidade dos dados coletados (Zimmermann, 2017). 
Como descrito no decorrer do texto são muitos os cuidados que se deve tomar antes de ir a campo fazer um levantamento topográfico. Como ainda não tivemos aulas práticas eu tomei como base o conhecimento encontrado na literatura para embasar as tomadas de decisões que eu enquanto estudante do curso de engenharia e profissional designada para executar o trabalho de campo tomaria na situação proposta. 
De forma resumida esta seria a abordagem que eu iria seguir para que atingir eficácia na execução do trabalho de campo que me foi confiado. 
Referências Bibliográficas
Associação Brasileira de Normas Técnicas. Execução de levantamento topográfico, NBR 13133 Rio de Janeiro, 1994. Berli, Aldo E. Topografia. Tomo I e II Buenos Aires; El Ateneo, 1994. 447p.
Veiga, Luiz Augusto Koenig; Zanetti, Maria Aparecida Z.; Faggion, Pedro Luiz. Fundamentos da Topografia. Apostila desenvolvida pelo para alunos das disciplinas de Topografia I e Topografia II do Curso de Cartografia e Agrimensura e demais cursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 2012. Disponível em: <http://www.cartografica.ufpr.br/docs/topo2/apos_topo.pdf>. Acesso em 30 jul. 2021. 
Zimmermann, Cláudio Cesar. Apostila de Topografia. Apostila desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina PET/ECV/UFSC. 2017. Disponível em: <https://www.bibliotecaagptea.org.br/agricultura/topografia/livros/APOSTILA%20DE%20TOPOGRAFIA%20UFSC.pdf>. Acesso em 30 jul. 2021.

Outros materiais