Buscar

Fórum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINGÁ CENTRO UNIVERSITÁRIO
DISCIPLINA: TOPOGRAFIA
ACADÊMICA: CLAUDINÉIA DE OLIVEIRA MARTINS
FÓRUM 2021/2
A topografia vem se atualizando constantemente, novas tecnologias surgem a todo momento visando a melhorar os processos e aumentar a precisão dos trabalhos topográficos, mas você sabe qual é a base da topografia? Assista esse pequeno vídeo para saber mais sobre como a topografia está inserida em nosso dia-a-dia. 
Agora como você sabe a base da topografia, está preparado para realizar nosso fórum. Vamos lá?
Como você sabe, na topografia, os trabalhos buscam cada dia mais obterem precisão nos trabalhos. Para isso, utilizam-se da tecnologia, na inovação dos equipamentos ultrapassados que buscam menores esforços dos profissionais, maior exatidão nos cálculos e também maior rapidez na execução do trabalho.
Desse modo, discorra acerca da importância da precisão dos cálculos e analises topográficas na prestação de serviços e cite algum problema que pode ser gerado caso os cálculos estejam errados, utilize um resgate histórico acerca da maneira como eram prestados os serviços, assim realizando um comparativo com a maneira atual.
Os serviços topográficos além de ter uma grande importância para a área da Engenharia é um dos instrumentos mais utilizados em construção de obras, na viabilidade de estudos e na implantação de projetos. 
Segundo Fortunato (2018) o serviço topográfico tem encontrado muitas variações sobre sua utilidade no mercado, mas por outro lado, ainda segundo Fortunato (2018) os serviços topográficos são um dos tipos de instrumentos que realizam com precisão a viabilidade de áreas para a implementação de projetos e para a realização de obras na organização do trabalho que será realizado. Os serviços topográficos normalmente são executados por profissionais que possuem conhecimento da aparelhagem, os quais devem ser de boa qualidade e em conformidade com o mercado atual, ou seja, devem ser aparelhos topográficos capazes de averiguar os locais com maior precisão. 
No panorama atual do mercado de construção civil os serviços topográficos, segundo Fortunato (2018), vêm sendo modificados por equipamentos topográficos com sistemas mais avançados, no entanto, os prestadores de serviços não conseguem adquirir tais equipamentos ou meramente tem a aparelhagem, preparando no local e selecionam suas equipes para trabalhar com este tipo de atividade.
Para Brandalize (2016) a topografia tem como finalidade a averiguação dos parâmetros, a viabilidade dos projetos e a contribuição de hidrografias, edifícios, água e esgoto, fornecendo assim dados que possam utilizar métodos que permitam os conhecimentos e a implantação da viabilidade do estudo no projeto a ser realizado. 
Da mesma forma, os serviços topográficos apesar dos avanços tecnológicos ainda vêm sendo utilizados por muitas empresas, isto porque, a topografia faz um mapeamento em pequenas proporções e suas ferramentas atendem uma boa demanda, principalmente a engenharia civil. 
Com a chegada das tecnologias a topografia passou a ser um dos instrumentos que permitem procedimentos de averiguação com maior precisão, conforme a viabilidade de colher dados com informações a ser realizado todo o processo de interpretação e imagens de um espaço de estudos. 
Atualmente o GPS (Sistema de Posicionamento Global) é uma das tecnologias de grande importância no cenário atual, sua tecnologia permite encontrar uma região e não um ponto especifico. O GPS é um dos instrumentos utilizados, por exemplo, em celulares, carros, aviões, linhas férreas, navios e etc. O uso do GPS também se dá na topografia. Por ser um instrumento mais eficaz e preciso ele tem sido largamente utilizado nas leituras topográficas. Dessa forma, o uso dos recursos topográficos vinculados a tecnologia atual tem permitido uma projeção pela qualidade das imagens organizadas junto a sistemas cada vez mais avançados que permitem a segurança e a confiabilidade dos dados. 
Dito de outra forma, com o desenvolvimento de programas computacionais capazes de realizar trabalhos de medições topográficas, como o GPS, a Aerofotogrametria e o uso de imagens de satélite foram possíveis estabelecer maiores precisões na prestação de serviços da engenharia civil, principalmente na área de topografia. 
Estudos realizados por Folle (2008) distinguem que o homem empregava os proveitos apropriados da terra para sobreviver, no entanto com o passar dos anos e com o desenvolvimento da humanidade e da ciência foram sendo desenvolvidas novas formas de construir ferramentas e de alcançar com maior precisão, por exemplo, a navegação por mares e o reconhecimento por terra em regiões distantes por meio da edificação de mapas e bússolas. 
Com o passar dos séculos e com a chegada dos avanços tecnológicos as modificações no cenário da engenharia foram grandes. Surgiram os primeiros recursos tecnológicos, como o GPS RTK (Real Time Kinematic). Na área da topografia a tecnologia trouxe maior estabilidade (no que tange qualidade, precisão, melhorias, apontamentos de falhas e manutenção) que permitam diminuir os possíveis erros que podem impactar ou causar problemas nas construções civis. 
O GPS RTK é um modelo de levantamento topográfico muito utilizado para averiguar toda a localização das terras e medição. Ele surgiu como um dos processos que equiparam muitas necessidades da engenharia civil e estudos n levantamento de localização, mapeamento, imagem e condições do espaço geográfico, tornando assim mais interativo e acessível as suas próprias condições (BORGES, 2014). 
Dito de outra forma, para comparar áreas e posicionamento global entre poligonais obtidas utiliza-se o GPS RTK ou a Aerofotogrametria com o objetivo de constatar se as possíveis diferenças encontradas venham a comprometer a aplicação dos resultados. 
Segundo Brandalize (2016) o uso do GPS RTK mostra que os resultados dos levantamentos topográficos são muito precisos, de forma que podem ser usados como referência para comparar com os demais métodos. 
Devido ao aumento dos avanços tecnológicos na engenharia a maioria dos instrumentos foi modificada em tamanhos, qualidade e precisão, que realizam o essencial processo de planejamentos, organização e projetos nas construções civis. 
Segundo Borges (2014), a fotogrametria era aplicada para gerar modelos de elevação por meio de sensores aerotransportadores ou orbitais. Mas, hoje com o desenvolvimento da tecnologia é possível mapear grandes áreas sem a necessidade de mobilização de muitos profissionais, redução do tempo de conseguir, e favorecer a obtenção de informações em regiões de grandes dificuldades de acesso. 
Para fazer o mapeamento aéreo utiliza-se o drone. Este instrumento faz cálculos dos parâmetros de vôo nos quais se baseiam em informações realizadas rapidamente pelo mapeamento espacial daquilo pretendido na hora da realização de todo o processo local (LIMA, 2014). Esse tipo de levantamento topográfico é denominado de aerofotogrametria. 
No mapeamento com o drone se realiza o controle sobre todos os elementos projetados em uma obra, e sabe-se o posicionamento de todos eles, que são fundamentais em uma obra de pequeno, médio ou grande porte. O mapeamento por aerofotogrametria torna o levantamento de informações mais rápido, proporciona maior detalhamento das áreas e estruturas no sitio de obras, monitoramento ambiental, possui imagens aéreas de alta resolução e medições quantitativas muito precisas. Além disso, o mapeamento com o drone pode ser aplicado, além da engenharia, em diversas áreas do conhecimento. Com o GPS fixo, é possível realizar medições de áreas de terras, volumes, pode ser usada em áreas de difícil acesso pelo ser humano. Após a medição com aerofotogrametria, pode-se gerar mapas de declive fluxo hídrico, uso de solo, modelagem 3D, modelo digital da área, planta topográfica e etc. Esse modelo, além de ser rápido, traz boa precisão, qualidade e um ganho de tempo para a realização dos projetos de obras.
Além da medição por aerofotogrametria tem a medição por GPS (estação total). Esse equipamentofaz medições em ângulos verticais e horizontais e também de distâncias lineares. Trabalhos em que se gastavam dias para serem realizados, hoje com o uso da medição por GPS RKT gastam apenas algumas horas. Desta forma, diminui o tempo do profissional da engenharia que é o engenheiro civil, e o custo também diminui. Da mesma forma, o tempo gasto em campo para o levantamento topográfico também é menor. O mapeamento por GPS RKT possui medidas são mais precisas, é mais prático de lidar, muito mais rápido, podendo ser usado fixo no drone para aerofotogrametria, tem a capacidade de reduzir os erros, chegando a precisão de centímetros. 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRANDALIZE, Maria Cecília Bonato. Topografia. 2016. Disponível em: http://www.gpeas.ufc.br/disc/topo/apost01.pdf.. Acesso em: 30 Jul. 2021.
BORGES, R.O. et al. Utilização de drones de pequeno porte como alternativa de baixo custo para caracterização topográfica da Infraestrutura de transportes no Brasil. Departamento Nacional de infraestrutura em Transportes – DNIT, Brasil, 2014.
BORGES, P.A.F. DATAGEOSIS. O Software da topografia e geodésia. Alesiteodolini. 2014. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/varella/Downloads/IT190_principios>. Acesso em: 30 Jul. 2021.
COLATO, Valdir. Georreferenciamento, uma utopia. 2011. Disponível em: http://valdircolatto.com.br/wp-content/uploads/2015/02/COLATTO2011-ARTIGO-GEORREFERENCIAMENTO.pdf. Acesso em: 30 Jul. 2021.
FORTUNATO, José Carlos. Topografia com Drones x Tradicional em Levantamentos Planialtimétricos, 2018. Disponível em: https://droneshowla.com/artigo-topografia-com-drones-x-tradicional-em-levantamentos-planialtimetricos/. Acesso em: 30 Jul. 2021.

Outros materiais