Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

A3 - Leia o fragmento de texto abaixo: “Adam Smith foi decisivo na consolidação de um pensamento segundo o qual a busca pelo auto interesse egoísta conduziria inevitavelmente ao progresso social. Sua mão invisível, que atuaria harmonizando os interesses sociais, apesar de não passar de uma crença, passou a ser aceita como verdade absoluta, constituindo-se a base do liberalismo econômico. Ora, dado que os interesses privados levavam ao interesse coletivo, não havia porque não se garantir aos agentes econômicos a maior liberdade possível” (COELHO, André Felipe Canuto. O Estado liberal: entre o liberalismo econômico e a necessidade de regulação jurídica. Revista Jurídica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 8 | n. 15 | Jan./Jun. 2006). Conforme a aula 03 e em relação ao liberalismo econômico é correto afirmar: 
I – Entre os direitos naturais que o liberalismo se propõe a garantir podemos inclui-se: direitos à vida, à liberdade e à igualdade perante a lei.
II – Uma das principais características do liberalismo é a defesa da não intervenção do Estado na economia.
III - A implantação do Estado socialista Russo em 1917 foi fundamental para o avanço da teoria segundo a qual a economia está sujeita às leis naturais que a levam fatalmente a uma situação de equilíbrio entre os integrantes do mercado.
Agora indique a alternativa correta: Estão corretas as alternativas I e II apenas;
A2 - Leia o fragmento de texto abaixo: Com relação ao papel do Estado e sua origem existem diversas interpretações. Ao longo dos últimos séculos as explicações desenvolvidas pelos “Contratualistas” ganharam maior destaque e aceitação entre os estudiosos do tema. Marx, no final do século XIX, apresentou uma outra explicação que desde então vem igualmente influenciando muitos outros intelectuais.
I - Os Contratualistas, principalmente Hobbes e Locke, explicaram que o Estado é originário de um contrato social entre os integrantes da sociedade e sua função é atender as necessidades coletivas;
II - Na leitura de Marx, o Estado é essencialmente classista, ou seja, representante de uma classe e não da sociedade em sua totalidade como afirmavam os Contratualistas;
III - Para Marx, através da emancipação da propriedade privada em relação à comunidade, o Estado transformou-se em um instrumento essencial de dominação popular, estando acima dos conflitos de classe, com interesses legítimos de dominação comum.
Agora indique a alternativa correta: Estão corretas as alternativas I e II apenas;
A2 - Os neocontratualistas, assim como os contratualistas clássicos, também tentaram desenvolver uma teoria política que justificasse a existência do Estado, porém, com uma suposta preocupação. Assinale a principal preocupação da existência do Estado para os neocontratualistas. A preocupação com a moral e a justiça.
A2 - As teorias contratualistas são aquelas segundo as quais “os indivíduos isolados no estado de natureza unem-se mediante um contrato social para constituir a sociedade civil." São considerados filósofos contratualistas: Hobbes, Locke e Rousseau.
A1 - Dentre os contratualistas, diferentemente de Hobbes, John Locke não pressupõe que o Estado de Natureza é ruim, há apenas o inconveniente de que, pelo fato de todos serem legisladores, não há uma medida da aplicação correta destas leis. Desta forma, Locke defende que: O estado de natureza é social e político, pois ele não pressupõe uma ausência total das leis e regras, mas sim que os homens vivem aplicando suas próprias leis.
A3 - Conforme os estudos da aula 03, qual o período de surgimento do Estado de Bem-Estar em quase todo o mundo, porém com mais evidência nos países europeus? Assinale a sentença correta. O Estado do Bem-estar, tal como foi definido, surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a partir dele.
A3 - Conforme os estudos da aula 03, preencha as lacunas com as informações corretas. 
A partir da crise do __capitalista__, da transnacionalização da economia, da crise do __petroleo__no final da década de 1970 como fruto da ___guerra fria___e da retração da economia, abrem-se as portas para o fortalecimento das teses _____________, as quais têm como fundamento o chamado _ESTADO_ mínimo, o qual será estudado em momento oportuno. 
A3 - Conforme abordado na aula 03, analise as afirmativas que seguem, sobre o Estado de Bem-Estar Social no Brasil
I – A configuração do Estado de Bem-Estar Social em cada país é determinada pelo padrão e o nível de industrialização.
II - Nos anos de 1930 até por volta de 1970, o Brasil foi caracterizado pelo desenvolvimento da economia capitalista industrial e urbana.
III – Surge no Brasil a partir da década de 1930 uma série de políticas trabalhistas e de previdência social, fruto do trabalho do Governo de Fernando Collor de Melo.
IV- Apesar de se dizer universal, as políticas de proteção social acabavam por não beneficiar a classe média trabalhadora, a qual se deslocou cada vez mais para o atendimento de suas necessidades na área privada, em especial na área de saúde e de educação.
V – O Estado de Bem-Estar Social se consolidou no Brasil a partir da década de 1980, final do governo da ditadura militar.
Estão corretas apenas as afirmativas: II - IV - V
A2 - Conforme os estudos da aula 02, o Estado de Natureza é aquele no qual os homens exerciam, ou deveriam exercer plenamente o seu direito natural, em especial o de liberdade e o de igualdade. No Estado de Natureza não há leis fortes, apenas regras mínimas. Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( F ) No Estado de Natureza os homens estavam fadados a viver a guerra e o caos.
( F ) Estado de Natureza significa um estado com leis voltadas totalmente para as questões ambientais.
( V ) No Estado de Natureza cada um poderia fazer as suas próprias leis.
( V ) No Estado de Natureza o causador do caos era o próprio direito à liberdade.
( F ) No Estado de Natureza a Democracia é prioridade central.
A2 - As teorias contratualistas são aquelas segundo as quais “os indivíduos isolados no estado de natureza unem-se mediante um contrato social para constituir a sociedade civil." São considerados filósofos contratualistas: Thomas Hobbes, que escreveu o livro Leviatã; John Locke, autor de 'Dois Tratados sobre o Governo Civil'; e Jean-Jacques Rousseau, escritor do Contrato Social.
A3 - Conforme a aula 03, ao final da década de 1980, considerado também o “fim do período da ditadura militar”, o Brasil promulga uma nova Constituição Federal, nascida nas bases dos movimentos sociais e da Sociedade Civil. Nesse contexto, tal constituição recebe o nome de: A Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988
A1 - Em sua obra “O Príncipe”, Maquiavel chocou o meio em que vivia em seu tempo, principalmente a igreja católica. Isso porque, o autor descreveu de forma muito clara e objetiva, conselhos e orientações para que o príncipe mantenha o controle e o poder do Estado muitas vezes contrariando os princípios religiosos. Conforme as Rotas de Aprendizagem, leia as afirmativas abaixo e indique a correta:
I - Maquiavel chegou a ser intitulado na época de “filho do demônio”, sob acusações severas de negar a religião e os seus preceitos morais;
II – Em sua obra “O Príncipe” Maquiavel valoriza a interferência e soberania divina nos acontecimentos definidores do seu tempo e nas decisões do governante;
III - Nas Ciências Sociais, quando estamos nos referindo a algo sobre Nicolau Maquiavel e seus pensamentos, utilizamos o termo “maquiavélico”.
Está (ão) correta (s) II - III
A3 - Conforme os estudos da aula 03, qual o período de surgimento do Estado de Bem-Estar em quase todo o mundo, porém com mais evidência nos países europeus? Assinale a sentença correta. No periodo da Segunda Guerra Mundial
A2 - Conforme a aula 02, nos estudos do contratualista Locke, o autor Arruda (2013) nos coloca que o estado surge como uma instituição com a finalidade de: defender os interesses da população pobre e sem acesso aos bense serviços e gerar e implantar políticas sociais para a população.
A1 - Conforme a aula 01 o cientista social tem papel importante no contexto da sociedade, pois, a partir de suas análises e pesquisas, produz conhecimento a respeito: dos fenômenos, das estruturas e das relações existentes nas organizações sociais.
A1 - Conforme os estudos da aula 01, as Ciências Sociais é a área do conhecimento que mais se dedica ao estudo: Ciências Sociais é uma área científica destinada a estudar a organização das sociedades e culturas atuais. Para isso, é preciso entender suas origens e desenvolvimento, bem como as características de indivíduos e grupos.
A6 - De acordo com os estudos da aula 06 sobre a História do Brasil, os autores trabalhados destacam que a expansão industrial brasileira se deu de forma atrelada à forte economia da produção da época, que era centrada na produção de: CAFE
A6 - Conforme estudado na aula 06, no ano de 2003, os partidos de esquerda, com uma ideologia progressista, e que debatiam muito as questões sociais que assolavam o pais, chegam ao poder pela primeira vez, elegendo pessoas que representassem a vontade da população em geral. Assinale a questão que aponta o nome do presidente eleito na época e o partido que este representava. LULA
A4 - Conforme estudado na aula 04, em 1864, um acordo diplomático entre vários Estados foi assinado originando a Convenção de Genebra a qual determinava regras internacionais para proteger feridos e doentes das forças armadas.Após o encontro de 1864, outras três reuniões aconteceram e ampliaram os tratados da Convenção desta convenção. Indique a alternativa correta com os anos que ocorreram os demais encontros.
I - 1906 (estendem os direitos humanitários também aos feridos, enfermos e náufragos, protegendo-os também no mar, dos ataques das marinhas); 1929 (definiu, o tratamento humanitário aos prisioneiros de guerra); 1949 (rediscutiram várias regras das convenções anteriores, face às atrocidades vistas durante a Segunda Guerra Mundial).
II - 1949 (rediscutiram várias regras das convenções anteriores, face às atrocidades vistas durante a Segunda Guerra Mundial); 1980 (formalizando a Consenso de Washington); 1990 (acordo pela paz mundial e preservação do meio ambiente).
III - 1906 (estendem os direitos humanitários também aos feridos, enfermos e náufragos, protegendo-os também no mar, dos ataques das marinhas);1949 (rediscutiram várias regras das convenções anteriores, face às atrocidades vistas durante a Segunda Guerra Mundial); 1970 (acordos bilaterais para superação da crise do petróleo).
Estão corretas apenas as afirmativas: I
A5 - Os conteúdos estudados na aula 05 destacam quais foram os primeiros empreendimentos mercantis privados no Brasil. Para Marcelino (2016) apud Mazzeo (1988), esses empreendimentos chamavam-se: Capitanias hereditárias
A4 - Conforme a aula 04, qual foi a Primeira Convenção a tratar com preocupação as características do debate em torno dos Direitos Humanos? Assinale a questão correta: CONVENÇÃO DE GENEBRA
A6 - Conforme estudado na Rota 06, em 1763, a capital da Colônia brasileira sofreu uma mudança, deixou de ser na cidade de Salvador, no Estado da Bahia, para ser em outro Estado brasileiro, permanecendo até meados da década de 1960. Assinale para qual estado brasileiro a capital foi transferida: RIO DE JANEIRO
A4 - Em relação aos direitos civis, políticos e sociais, os autores reconhecem o caráter histórico e temporal do conceito de cidadania. Dessa forma, conforme os estudos da aula 04 associe cada um dos seguintes direitos ao respectivo significado: 
1. a) Direito civil
2. b) Direito político
3. c) Direito social
 ( ) Aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhice tranquila.
( ) Ter direito à vida, à liberdade, à igualdade perante a lei.
( ) É também participar no destino da sociedade, votar e ser votado.
 Assinale a sequência correta: C B A - C A B
A4 - Conforme os estudos da aula 04, o primeiro significado de cidadania nasceu na Grécia antiga, quando eram chamados de cidadãos aqueles que moravam nas cidades e participavam dos seus negócios. Em relação ao contexto acima, eram considerados cidadãos somente os que participavam: GOVERNO LOCAL
A4 - A revolução francesa teve como ápice, em 1789, a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”. Dessa forma, os principais direitos fundamentados nessa Declaração são:
Assinale V para os verdadeiros e F para os falsos
( ) Direito à liberdade.
( ) Direito à cidadania.
( ) Direito à propriedade.
( ) Direito à liberdade de ir e vir.
( ) Direito à segurança.
( ) Direito de resistência à opressão.
( ) Direito à igualdade e liberdade de expressão política.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
A6 - Conforme os estudos da Rota 06, após a morte de Getúlio Vargas, em 1955, ocorrem no Brasil novas eleições e quem vence e assume o poder é Juscelino Kubitschek, eleito Presidente da República. JK, como passou a ser conhecido, assume o governo com a promessa de transformar o Brasil em uma grande potência. Analise as sentenças a seguir:
I – Plano de metas “50 anos em 5”.
II – Construção de Brasília.
III - Abertura para a penetração dos monopólios americanos no país.
IV – Incentivo às empresas e ao comércio local.
V – O desenvolvimento provocou baixa migração e desenvolvimento em todas as regiões do país.
VI - O governo de JK se encerrou deixando o Brasil mais dependente do capital externo.
 Estão corretas apenas as afirmativas: I - II - III - IV
A5 - Com a crise de 1929, chamada de a “Grande Depressão”, a produção de café perdeu espaço, principalmente para a produção industrial, ampliando-se as parcerias internacionais de negócios do Brasil. Dessa forma, conforme os estudos da aula 05 podemos dizer que: C

Mais conteúdos dessa disciplina