Buscar

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de 0 a 6 Anos - UNIDADE B - EXERCICIO AULA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Iniciado em
	quinta, 13 abr 2023, 13:29
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 13 abr 2023, 13:32
	Tempo empregado
	2 minutos 53 segundos
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Na aula 5, você foi apresentado a um conjunto de vivências que são violadoras dos direitos de crianças e que podem redundar na ruptura de seus vínculos familiares e comunitários, situação que o SCFV pretende prevenir ou proteger de agravamento. A partir das informações que tomou conhecimento e de sua prática profissional, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
1. (  ) O SCFV pouco contribui com crianças de 0 a 6 anos em situação de acolhimento, já que o convívio a quem têm direito já lhes está assegurado nos limites da instituição de acolhimento.
2. (  ) A participação de crianças de 0 a 6 anos e de seus(suas) cuidadores(as) no SCFV como parte de uma medida protetiva aplicada por juiz é uma maneira de culpar e punir os responsáveis pelas crianças quando da ocorrência de situação de risco individual e social em prejuízo delas.
3. (  ) Crianças em situação de rua e seus(suas) cuidadores(as) somente são bem-vindos no grupo do SCFV quando se adequam aos padrões estéticos, hábitos e comportamentos hegemônicos da sociedade. A contribuição do SCFV para com esses participantes é apontar as inadequações do seu modo de vida na rua.
4. (  ) A interação no SCFV entre crianças com deficiência e sem deficiência, bem como de seus(suas) respectivos(as) cuidadores(as), é uma oportunidade para o aprendizado de distintas maneiras de comunicar e agir, bem como para desenvolver estratégias e experiências de apoio, empatia e vinculação.
5. (  ) Quando há crianças e cuidadores(as) que pertencem a PCTS no grupo do SCFV, é culturalmente adequado persuadi-los a participarem de atividades, comemorações e eventos que não se relacionam com a sua cultura, sem questionar previamente o seu interesse.
 
 A ordem correta das respostas é:
a.
F, F, F, V, V
b.
F, F, F, V, F
c.
F, F, V, V, V
d.
V, F, V, F, F
Feedback
Sua resposta está correta.
1. Sentença falsa. Para todas as crianças, a participação na vida comunitária e as oportunidades para construir laços de afetividade significativos são fundamentais. Não é diferente quanto às crianças em acolhimento. Nesse sentido, o SCFV pode contribuir ao promover atividades em espaços do território, como praças, parques, quadras, e com os atores locais, como os operadores das políticas públicas – da saúde, da educação, etc. Essas interações estimulam a integração social, a apropriação e o sentimento de pertencimento das crianças à cultura e às práticas da comunidade.
2. Sentença falsa. Nas situações em que a recomendação de participar do SCFV seja realizada por conselheiro tutelar e/ou juiz, verifica-se o reconhecimento do Serviço como uma iniciativa segura para qualificar a relação de cuidado e afeto entre a criança e o(a) seu(sua) cuidador(a). A intervenção social realizada no grupo do SCFV contribui para a construção de sua autoestima e para o fortalecimento da sua autonomia e participação social, a partir do desenvolvimento de suas capacidades pessoais e sociais, além de favorecer a ressignificação do exercício do cuidado e do afeto por parte dos(das) cuidadores(as).
3. Sentença falsa. Os grupos do SCFV devem ser estimulados a refletir sobre a convivência com pessoas que vivenciam diferentes situações e com características variadas de identidade e de contexto. Assim, quando do ingresso de participantes em situação de rua, espera-se que sejam recebidos de forma compreensiva, respeitosa e horizontalizada, ou seja, de igual para igual. A situação de rua está frequentemente associada à fragilização dos vínculos familiares, podendo ser uma consequência da ruptura das relações. Assim, o SCFV pode contribuir com os participantes para a retomada ou a reconstrução desses vínculos e também auxiliar a prevenir que o contexto da situação de rua gere outras rupturas de vínculos entre os(as) cuidadores(as) – em geral, mães – e as crianças. Pode, ainda, incentivar a construção de novos projetos de vida pelos (pelas) cuidadores (as), promovendo ações para a reinserção familiar e/ou comunitária.
5. Sentença falsa. Para um atendimento culturalmente adequado e qualificado de crianças pertencentes a Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), deve ser respeitada a identidade social e cultural dos povos e comunidades em questão. Assim, no atendimento às crianças e a seus(suas) cuidadores(as), o profissional do SUAS deve ter conhecimento das especificidades dos PCTs e ter atitude respeitosa para com a sua cultura, suas tradições, suas relações sociais e familiares, bem como suas crenças, costumes e línguas, consultando-os sobre o seu interesse e possibilidade de participação nas propostas de atividades.
A resposta correta é:
F, F, F, V, F
Parte inferior do formulário

Continue navegando