Buscar

ELETROMAGNETISMO - UNI 3 - Indução Mutua entre Duas Bobinas _EDILSON pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LABORATÓRIO DE FÍSICA
INDUÇÃO MÚTUA ENTRE DUAS BOBINAS
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
1. Existe diferença entre o valor exibido no multímetro com o interruptor S1 ligado e desligado? Em caso afirmativo, qual é essa diferença e explique o motivo dela existir.
Existe diferença sim, pois quando tempos o interruptor S1 desligado, não há passagem de corrente ou tensão para alimentar o transformador 1, sendo assim o multimetro não mostra o valor de corrente alternada, mantendo o valor em 0V, porém quando ligamos o interruptor S1, a tensão do transformador é medido 3.1v em corrente alternada.
2. Qual a tensão exibida no secundário do transformador a vazio? O transformador montado com as bobinas 1 e 2 na placa de ensaio é do tipo elevador ou abaixador? Justifique.
A tensão medida no multimetro vinda do secundário do transformador a vazio é de 1,3V de corrente alternada, temos que atraves dos registros primários 3.1VCA para 1.3VCA, tratamos de um transformador abaixador de tensão. Como observação, os transformadores abaixadores de tensão são muito usuais, em nossa cidade temos transformadores abaixadores de tensão de 138kv para 69kv, para 34kv, para 13kv, para 380v... 
3. 	Dada a relação de espiras entre o primário e o secundário, qual deveria ser a tensão exibida no multímetro caso o transformador utilizado no ensaio fosse um transformador ideal? No transformador ideal, temos um transformador cujo a potência do enrrolamento primário é igual o secundário, sem os efeitos joule, resistências dos enrrolamentos e outras perdas, mas para isso seria pratiamente impossível, contudo, considerando esse dado, temos que a tensão no secundário deveria ser 1,55V de corrente alternada. 
4. Qual a tensão exibida no secundário do transformador com a carga (lâmpada) conectada nele? Explique a diferença entre a tensão no secundário do transformador a vazio e com a carga.
Tensão no secundário do transformador após conectar a carga, ou seja, ligar a lâmpada, é de 0,5V de corrente alternada. Esta diferença acontece por conta das perdas elétricas e termicas que ocorrem na circulação de correne no cencundário, pois quando temos um transformador energizado sem carga, não existe corrente considerável, ou seja ela é menor. 
Apos colocar a carga, a corrente aumenta ocasionando uma queda de tensão maior.
Em outras palavras, quando temos um transformador energizado a vazio sem carga, existe apenas a presença expressiva de tensão, pois não há um consumo de energia, não há uma carga presente para dissipar essa energia, e quando colocamos uma carga, existe uma dissipação de energia na carga maior, necessitando uma maior corrente e consequentimente gerando uma queda de tensão.
10
ALGETEC – SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO
CEP: 40260-215 Fone: 71 3272-3504
E-mail: contato@algetec.com.br | Site: www.algetec.com.br

Continue navegando