Buscar

AO2 - NORMAS CONTABEIS

Prévia do material em texto

AO2 – NORMAS CONTABEIS – 5,4
Pergunta 10,6 pts
Leia o texto abaixo: 
“Se o investidor mantém direta ou indiretamente (por meio de controladas, por exemplo), vinte por cento ou mais do poder de voto da investida, presume-se que ele tenha influência significativa, a menos que possa ser claramente demonstrado o contrário. Por outro lado, se o investidor detém, direta ou indiretamente (por meio de controladas, por exemplo), menos de vinte por cento do poder de voto da investida, presume-se que ele não tenha influência significativa, a menos que essa influência possa ser claramente demonstrada. A propriedade substancial ou majoritária da investida por outro investidor não necessariamente impede que um investidor tenha influência significativa sobre ela.
A existência de influência significativa por investidor geralmente é evidenciada por uma ou mais das seguintes formas:
(a) representação no conselho de administração ou na diretoria da investida;
(b) participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições;
(c) operações materiais entre o investidor e a investida;
(d) intercâmbio de diretores ou gerentes;
(e) fornecimento de informação técnica essencial. ”
Fonte: COMITÊ de pronunciamentos contábeis. Pronunciamento técnico CPC 18. Disponível em:  http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/263_CPC_18_(R2)_rev%2013.pdf. Acesso em: 10 set. 2021
Analisando as circunstancias que obrigam uma investidora a preparar e reconhecer a equivalência patrimonial, devemos considerar alguns fatores para entendermos se devemos consolidar os balanços ou fazer a equivalência. Considerando isso, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas: 
I. O CPC 18, define que uma empresa investidora, deve fazer a equivalência patrimonial somente quando houver o controle, que surge somente quando a empresa possui mais de vinte por cento de participação nas empresas investidas.
PORQUE
II. A inexistência da influência significativa da investidora na investida define que a controladora deve proceder a consolidação de balanços, que é a soma de todos os ativos e passivos das empresas que compõem o grupo econômico. Este procedimento é definido no CPC 36 em conjunto com o CPC 18.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
Grupo de escolhas da pergunta
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 2
Pergunta 20,6 pts
Leia o texto abaixo: 
“O investidor deve considerar todos os fatos e as circunstâncias ao avaliar se controla a investida. O investidor deve reavaliar se controla a investida, caso fatos e circunstâncias indiquem que há mudanças em um ou mais dos três elementos de controle relacionados no item 7 (vide itens B80 a B85).
Dois ou mais investidores controlam coletivamente a investida quando devem agir em conjunto para dirigir as atividades relevantes. Nesses casos, como nenhum investidor pode dirigir as atividades sem a cooperação dos demais, nenhum investidor individualmente controla a investida. Cada investidor deve contabilizar sua participação na investida de acordo com os Pronunciamentos Técnicos, Orientações e Interpretações do CPC relevantes, como, por exemplo, os Pronunciamentos Técnicos CPC 19 – Negócios em Conjunto, CPC 18 – Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto ou CPC 38 - Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração.”
 
Fonte: COMITÊ de pronunciamentos contábeis. Pronunciamento técnico CPC 36. Disponível em:  http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/448_CPC_36_R3_rev%2008.pdf. Acesso em: 10 set. 2021
Considerando que o texto acima apresenta considerações que devem ser feitas para determinar se uma empresa possui ou não o controle de outra companhia, avalie as afirmações abaixo: 
I. Quando uma empresa detém o controle de outra companhia, a controladora precisa fazer a consolidação de balanços, desde que realmente mostre que possui os requisitos para ter o controle.
II. Os requisitos básicos para que uma empresa detenha o controle de outra companhia é que ela necessita ter o poder sobre a investida, ou seja, basta ter direitos sobre os retornos da investida.
III. Quando há o controle compartilhado, ou conjunto, nenhum dos investidores podem consolidar seus investimentos e os resultados desse investimento deve ser reconhecido à luz de outras normas.
É correto o que se afirma: 
Grupo de escolhas da pergunta
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 3
Pergunta 30,6 pts
Leia o texto abaixo: 
“Após inúmeros esforços empreendidos pelas entidades contábeis, profissionais etc., e com o objetivo de alterar assuntos contábeis estabelecido na Lei das Sociedades por Ações, foi aprovado em 28 de dezembro de 2007 a lei ordinária nº 11.638, a qual proporcionou a aproximação de normas contábeis brasileiras às internacionais de contabilidade com aplicação a partir de 01 de janeiro de 2008. Após aprovação dessa lei, foi instituído o CPC 29 - aprovado em 07 de agosto de 2009 e divulgado em 16 de setembro de 2009 - com o objetivo de estabelecer o tratamento contábil dos ativos biológicos, exceto para as plantas portadoras que estão dentro do alcance do CPC 27 Ativo Imobilizado, produção agrícola no ponto da colheita e subvenções governamentais definidas nos itens 34 e 35 (incondicional relacionada ao ativo biológico pelo valor justo menos despesas somente quando se tornar recebível e subvenção nas mesmas condições de avaliação condicional, somente quando a condição for atendida), objeto de estudo dessa pesquisa, correspondente à International Accounting Standard (IAS 41) nas normas internacionais de contabilidade (IFRS) emitidas pelo International Accounting Standard Board (IASB). Esse CPC deu origem à NBC TG 29 (R1) aprovada pelo Conselho Federal de Contabilidade e posteriormente alterada pela NBC TG 29 (R2). ”
Fonte: ROVERI, Ricardo Bagni. Estudo de caso: avaliação e aplicação do cpc 29 / ias 41 ativo biológico e produto agrícola no setor de avicultura. Dissertação (Mestrado em Ciência Contábeis) – Pontificia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP. São Paulo, p. 16. 2020.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Grupo de escolhas da pergunta
As plantas portadoras são definidas no CPC 29 – Ativos Biológicos determinando também todos os procedimentos a serem adotados a este tipo de ativo, principalmente no ponto da colheita.
Antes mesmo da publicação do CPC 29 – Ativo Biológico, já existiam os procedimentos para mensuração e reconhecimento dos ativos, porém a publicação da norma somente formalizou algo que já era feito na prática.
O texto deixa claro que existem procedimentos relativos aos ativos biológicos e ao imobilizado, e que as empresas possuem liberdade de escolha para quais procedimentos devem seguir ao registrar esses ativos.
O texto mostra que a norma aprovada em 2009 determina os procedimentos referentes aos ativos biológicos e trouxe novos procedimentos, alterando ou melhorando os procedimentos já existentes.
O CPC 29 foi aprovado em 2009 com posterior revisão, conforme descreve o texto, logo, todos os procedimentos referentes ao ativo biológico surgiram somente a partir da publicação desta norma.
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 4
Pergunta 40,6 pts
Leia o texto a seguir:
A entidade deve reconhecer os produtos ou os serviços recebidos ou adquiridos em transação com pagamento baseado em ações quando ela obtiver os produtos ou à medida que receber os serviços. Em contrapartida, a entidade deve reconhecer o correspondente aumento do patrimônio líquido se os produtos ou serviços forem recebidos em transação com pagamento baseado em ações liquidada eminstrumentos patrimoniais, ou deve reconhecer um passivo, se os produtos ou serviços forem adquiridos em transação com pagamento baseado em ações liquidada em caixa (ou com outros ativos). 
Fonte: COMITÊ de pronunciamentos contábeis. Disponível em:  http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/211_CPC_10_R1_rev%2014.pdf. Acesso em: 10 set. 2021
Considerando as informações apresentadas, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. Quando uma empresa decide fazer um pagamento baseado em ações, ela pode fazer o pagamento entregando títulos patrimoniais ou liquidando a obrigação por meio de caixa. Na primeira opção, reconhece um valor no patrimônio líquido e na segunda opção no passivo.
PORQUE
II. Apesar das duas modalidades de pagamento baseado em ações, a empresa inicialmente faz um registro somente no passivo e quando do pagamento, deve ser feito a transferência da operação para o patrimônio líquido da companhia, já que se trata de um pagamento baseado em ações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
Grupo de escolhas da pergunta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 5
Pergunta 50,6 pts
Leia o texto abaixo: 
A empresa Imobiliária S/A, possui vários imóveis, com finalidades diversas. Alguns para locação, outros para venda e até mesmo para uso próprio onde está sua sede. Ocorre que a empresa adquiriu um conjunto de salas comerciais e ainda não definiu qual será sua destinação, gerando uma dúvida quanto ao registro contábil dessa aquisição. Sabemos que para diferentes destinações teremos diferentes contabilizações.
Fonte: Elaborado pelo autor, 2021
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo e a relação proposta entre elas:
I. Todos os bem imóveis adquiridos por uma empresa devem ser direcionados no momento da aquisição e podem ser classificados como estoques, como propriedade para investimentos ou imobilizado. E para cada caso uma contabilização diferente conforme determina cada norma específica.
PORQUE
II. Todos os itens adquiridos pela empresa que possuem a finalidade de venda no curso normal de suas atividades, devem ser registrados conforme o CPC 16, os imóveis com a finalidade de geração de fluxos de caixa independentes são investimentos e aqueles bens utilizados para a geração de bens e serviços devem ser considerados imobilizado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
Grupo de escolhas da pergunta
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 6
Pergunta 60,6 pts
Leia o texto abaixo:
As normas internacionais de contabilidade fazem uma distinção entre moeda funcional e moeda de apresentação das demonstrações contábeis, e uma entidade pode apresentá-las em qualquer moeda. Dessa forma, uma entidade poderá adotar uma moeda funcional diferente da sua moeda nacional para manter a sua contabilidade. Por exemplo, a Embraer, fabricante brasileira de aeronaves, ao implantar as normas internacionais de contabilidade, adotou o dólar norte-americano como moeda funcional e utiliza esta moeda como base de toda a elaboração de sua contabilidade. Existem outros casos, como no segmento de exploração e produção de petróleo, em que empresas como OGX e Queiroz Galvão determinaram o dólar norte-americano como moeda funcional de empresas controladas no exterior, em países diferentes dos Estados Unidos. O tema é de certa importância para investidores e gestores financeiros, visto que as variações cambiais a serem contabilizadas no resultado do exercício podem ser materialmente diferentes do seu montante ideal, impactando o lucro líquido apurado em moeda nacional que servirá de base de cálculo de dividendos e de impostos sobre o lucro, por exemplo. 
Fonte: Conselho Regional de Contabilidade – RJ - Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. XVII, n. 63, p. 22 - 30, mai./ago. 2015 (Adaptado)
Ao ler o texto percebemos que há uma diferenciação entre moeda funcional e outras moedas que podem ser utilizadas pelas empresas. Neste contexto, moeda funcional é?
Grupo de escolhas da pergunta
Moeda funcional é a moeda utilizada no mercado do maior país no qual a entidade que opera gera e despende os seus recursos, sendo a moeda que influencia: preços de venda, custos, fluxo de caixa, investimentos, financiamentos, e outras transações.
Moeda funcional é a moeda do país no qual a entidade possui sua sede administrativa e operacional gera e despende os seus recursos, sendo a moeda que influencia: preços de venda, custos, fluxo de caixa, investimentos, financiamentos, e outras transações.
Moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade que opera gera e despende os seus recursos, sendo a moeda que influencia: preços de venda, custos, fluxo de caixa, investimentos, financiamentos, e outras transações.
Moeda funcional é a moeda utilizada no mercado mais vantajoso no qual a entidade que opera gera e despende os seus recursos, sendo a moeda que influencia: preços de venda, custos, fluxo de caixa, investimentos, financiamentos, e outras transações.
Moeda funcional é a moeda do país no qual a entidade que opera gera e despende os seus recursos, sendo a moeda que influencia: preços de venda, custos, fluxo de caixa, investimentos, financiamentos, e outras transações.
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 7
Pergunta 70,6 pts
Leia o texto abaixo: 
A empresa Enterprise Ltda, adquiriu dois ativos de forma separada, um deles é a marca de um produto que faz parte de seu portfolio de produtos, e o outro uma máquina específica para produzir, exclusivamente, o produto cuja marca foi adquirida. A máquina, para seu correto funcionamento necessita de um software para o gerenciamento e operação do equipamento. O software está incluso na compra da máquina, ou seja, é adquirido em conjunto, pois a finalidade é unicamente a aplicação para este equipamento.
Fonte: Elaborado pelo autor
A situação apresentada gerou algumas dúvidas ao contador sobre como contabilizar cada item ativo. Desse modo, avalie as asserções abaixo: 
I. O contador deve reconhecer todos os itens como ativo imobilizado, pois todos estarão à disposição da empresa para a geração de benefícios econômicos futuros.
II. O contador deve reconhecer a marca como ativo intangível e a máquina, o software e o custo da máquina devem ser reconhecidos como imobilizado.
III. Como todos os itens foram adquiridos de terceiros, todos eles devem ser reconhecidos como passivo circulante, pois o pagamento se dará até o final do exercício seguinte.
É correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
III, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 8
Pergunta 80,6 pts
Leia o texto abaixo:
Uma determinada empresa possui um ativo imobilizado adquirido para utilização na produção dos seus produtos. O custo de aquisição do equipamento foi de R$ 120.000,00 e, até o fechamento do balanço em 31/12/20x0, a depreciação acumulada era de R$ 40.000,00 (saldo contábil R$ 80.000). A contabilidade apurou ainda que em publicações especializadas há uma tabela com os preços de venda de máquinas semelhantes com o mesmo tempo de utilização. Esse valor de venda seria de R$ 100.000,00, mas nesse caso, a empresa incorreria em gastos de R$ 30.000,00 com a venda. A companhia levantou também o valor que espera ter de benefício futuro (valor em uso) com a utilização desse equipamento,que a valor das receitas seriam de R$ 110.000,00 e os gastos seriam de R$ 50.000,00. Esses valores já estão a valor presente. 
Fonte: Elaborado pelo autor
Considerando o texto e os dados acima, avalie as afirmações abaixo: 
I. A empresa, considerando todos os dados relativos ao valor justo, ao valor contábil e valor em uso, deverá reconhecer uma perda por impairment no valor de R$ 10.000,00.
II. Ao aplicar todos os procedimentos elencado no CPC 01 – Valor Recuperável de Ativos, a empresa, pelos valores apresentados, deverá reconhecer uma perda no valor de R$ 20.000,00.
III. Em relação à aplicação do teste de impairment, caso a empresa apresente um valor justo ou valor em uso superior ao valor contábil, ela deverá reconhecer um ganho.
É correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
II e III, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 9
Pergunta 90,6 pts
Levando em consideração, os conceitos definidos no CPC 25 – Provisões, Passivos e Ativos contingentes, leia o contexto da empresa Oil S/A: 
A empresa Oil S/A, do setor petrolífero, extrai petróleo em diversos países ao redor do mundo, inclusive, um dos países no qual a empresa atua não há uma legislação referente ao meio ambiente. Entretanto, a empresa, por atuar em diversos países que possuem exigências legais, possui uma política ambiental que assume a limpeza de toda a contaminação causada pela extração do petróleo. Essa política é amplamente divulgada, pois ajuda a companhia a companhia a conseguir novos contratos. 
Fonte: COMITÊ de pronunciamentos contábeis. Disponível em:
http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/304_CPC_25_rev%2014.pdf. Acesso em: 10 set. 2021 (Adaptado)
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Grupo de escolhas da pergunta
O que determina a exigência de uma empresa reconhecer uma provisão de risco ambiental é a legislação vigente no país. Quando uma empresa possui politicas divulgadas e se compromete a restaurar o meio ambiente por conta própria, não é uma condição suficiente para que haja a constituição de qualquer provisão.
Existe duas condições para a criação de uma obrigação, a legal e a não formalizada. Legal é aquela determinada por lei, ou força da justiça, e a não formalizada é quando a companhia cria uma expectativa em terceiros. No texto acima nenhuma das duas condições estão existentes, consequentemente, a empresa não necessita reconhecer nenhum tipo de passivo.
A empresa possui uma política ambiental amplamente divulgada e diz que qualquer contaminação causada a empresa se responsabiliza pela limpeza. Apesar de não haver legislação que obrigue a empresa a fazer essa limpeza ela o faz, consequentemente, se for possível que haja uma contaminação, ela deve reconhecer uma provisão.
A empresa possui uma política ambiental amplamente divulgada e diz que qualquer contaminação causada a empresa se responsabiliza pela limpeza, mas como não há legislação que obrigue a empresa a fazer essa limpeza, ainda que ela o faça e que ocorra uma contaminação, ela não necessita reconhecer uma provisão.
A empresa possui uma política ambiental amplamente divulgada e diz que qualquer contaminação causada a empresa se responsabiliza pela limpeza. E apesar de não haver legislação que obrigue a empresa a fazer essa limpeza ela o faz, consequentemente, se for provável que haja uma contaminação, ela deve reconhecer uma provisão.
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 10
Pergunta 100,6 pts
Leia o texto abaixo
As empresas fazem diversos tipos de investimentos para maximizarem sua lucratividade. Esses vão desde aplicações financeiras até participações em outras companhias. Há casos que os investimentos devem ser considerados como caixa e equivalentes de caixa, outras vezes como investimentos de longo prazo. Há ainda aqueles que a investidora deve proceder com a equivalência patrimonial. Existem aquelas empresas que não somente adquirem ações de outras companhias, mas acrescentam os ativos e passivos das empresas adquiridas ao seu próprio patrimônio atendendo aos procedimentos descritos no CPC 15.
Fonte: Elaborado pelo autor, 2021.
Conforme definido no CPC 15, qual é o nome da operação de quando uma empresa incorpora os ativos e passivos de sua investida em seu patrimônio? 
Grupo de escolhas da pergunta
Combinação de Negócios.
Consolidação.
Incorporação.
Fusão.
Cisão.

Continue navegando