Buscar

ATIVIDADE 1 - NORMAS CONTABEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
A partir da leitura do texto, podemos observar que ocorreram alterações profundas na forma de registros contábeis para uma melhor transparência das demonstrações contábeis. Dentro desses aspectos estão as alterações nos processos de mensuração e reconhecimento de ativos, passivos, patrimônio líquido e resultados. Considerando este contexto, descreva o que é essência sobre a forma, como esse conceito era aplicado anteriormente ao ano de 2008 e qual a relação dele com a migração do Code Law para o Commom Law.
A essência sobre a forma é a necessidade de que as transações teriam que ser registradas contabilmente de acordo com sua substância econômica e não apenas com sua forma legal, afim de garantir que as informações financeiras apresentadas reflitam adequadamente a realidade econômica das empresas.
Pois, antes de 2008, muitos países utilizavam o Code Law, que era um sistema que se concentrava em regras o qual considerava a forma legal mais importante do que a substância econômica, resultando assim, em demonstrações contábeis que não refletiam com a realidade financeira de uma empresa. Devido a isso as empresas migraram para o sistema Common Law, que se baseia em princípios gerais e precedentes para orientar as transações comerciais, e com isso, passou-se a enfatizar mais a substância econômica sobre a forma legal. 
O conceito de essência sobre a forma refere-se à necessidade de que as transações e eventos econômicos sejam registrados contabilmente de acordo com sua substância econômica e não apenas com sua forma legal. Isso significa que, embora a forma legal de uma transação possa parecer uma coisa, a realidade econômica por trás dela pode ser outra, e é essa realidade que deve ser registrada contabilmente.
Anteriormente a 2008, muitos países adotavam o Code Law, um sistema jurídico que se concentra em regras detalhadas e específicas para governar as transações comerciais. Nesse contexto, a forma legal era frequentemente considerada mais importante do que a substância econômica. Isso resultava em demonstrações contábeis que não refletiam adequadamente a realidade financeira de uma empresa.
Com a adoção do Common Law, um sistema jurídico que se baseia em princípios gerais e precedentes para orientar as transações comerciais, houve uma mudança em direção a uma maior ênfase na substância econômica sobre a forma legal. Isso resultou em uma maior aplicação do conceito de essência sobre a forma na contabilidade e em demonstrações financeiras mais transparentes e precisas.
Essas mudanças também afetaram a mensuração e o reconhecimento de ativos, passivos, patrimônio líquido e resultados. Os padrões contábeis internacionais (IFRS) foram desenvolvidos para refletir essas mudanças e estabelecer um conjunto comum de regras contábeis para empresas em todo o mundo. Hoje, a contabilidade segue o princípio da essência sobre a forma para garantir que as informações financeiras apresentadas reflitam adequadamente a realidade econômica das empresas.

Continue navegando