Buscar

ED 1 PATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SMP0053 – Patologia Geral 
	ESTUDO DIRIGIDO 
	TEMA: Introdução a Patologia 
	PROFESSORA: Luciana Moreira Lima 
 
 
1) Qual a importância do estudo de Patologia Geral para o curso de Nutrição? 
R: A patologia geral é de suma importância para o curso de nutrição. Com os conhecimentos obtidos na disciplina podemos reconhecer na clínica doenças relacionadas a alimentação e estilo de vida, como a hipertensão, ateroesclerose, esteatose hepática e outras.
2) Qual a definição de Patologia? 
R: A patologia se dedica ao estudo das alterações estruturais, bioquímicas e funcionais em células, tecidos e órgãos que constituem a base das doenças.
3) Cite os tipos de tecido encontrados no corpo humano. 
R: Tecido epitelial de revestimento e glandular; tecido conjuntivo propriamente dito, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido adiposo, tecido sanguíneo; tecido muscular liso e estriado; tecido nervoso.
4) O estudo da Patologia geral depende de quais outras disciplinas? 
R: É necessário conhecimentos prévios sobre anatomia e fisiologia humana para o desenvolvimento da disciplina.
5) Quais as principais áreas da Patologia? 
R: A Patologia cuida dos aspectos de etiologia (estudo das causas), patogênese (estudo dos mecanismos), anatomia patológica (estudo das alterações morfológicas dos tecidos que, em conjunto recebem o nome de lesões) e fisiopatologia (estudo das alterações funcionais de órgãos e sistemas afetados).
6) Qual a diferença entre patogênese e fisiopatologia? 
R: A patogênese se refere a sequência de eventos celulares, bioquímicos e moleculares que decorrem da exposição das células ou tecidos a um agente lesivo; já a fisiopatologia se refere as alterações morfológicas e estruturais nas células ou tecidos que são ora características de uma doença, ora diagnósticas de um processo etiológico.
7) O que é etiologia? 
R: A etiologia é o estudo das causas. Embora existam inúmeros fatores que causem a doença, todos podem ser agrupados em duas classes: genéticos e adquiridos, a etiologia abordará a causa da doença.
8) Descreva os aspectos macroscópicos do fígado normal. 
R: Disposto na cavidade celomática como órgão parenquimatoso, de aspecto denso, homogêneo, levemente amarronzado e bastante vascularizado.
9) Como é a histologia do fígado normal? 
R: O fígado é revestido por uma cápsula delgada de tecido conjuntivo denso não modelado, a cápsula de Glisson, e é recoberto pelo peritônio. O tecido conjuntivo da cápsula estende-se para o interior do parênquima hepático, onde se observa unidades estruturais chamadas lóbulos hepáticos.
10) Qual a importância da necropsia na anatomia patológica? 
R: A autopsia é o exame post mortem que tem como objetivo determinar a causa da morte e conhecer as lesões e as doenças preexistentes do falecido. Na autopsia médico-científica não se busca encontrar somente a causa da morte, mas também relacionar os achados morfológicos com os clínicos, sendo de estrema importância para a anatomia patológica.
11) O que é Citopatologia? 
R: Citopatologia é o estudo das alterações morfolpatológicas das células.
12) Explique um exemplo prático da Citopatologia. 
R: exames citopatológicos são utilizados na detecção de câncer, alterações no Papanicolau, diagnóstico de infecções herpéticas e outros.
13) O que é Histopatologia? 
R: Histopatologia é o estudo de como uma doença específica afeta um conjunto de células.
14) Diferencie biopsia incisional de biopsia excisional. 
R: Biopsias ablativas ou excisionais se fazem quando há a extirpação ou exérese de toda a lesão, já biopsias incisionais se fazem quando se retira apenas parte da lesão para o diagnóstico.
15) Quais os procedimentos realizados com a amostra biológica no laboratório de Patologia? 
R: Biópsias, exames citopatologicos e histopatológicos.
16) Explique a importância do processo de diafanização das amostras durante o preparo das lâminas para análise. 
R: Durante a diafanização ocorre a impregnação pela parafina nos vasos, espaços intercelulares e no interior das células, permitindo a preservação da estrutura dos tecidos e tornando mais fácil a obtenção dos cortes no micrótomo. Logo, sem a diafanização o preparo das amostras se tornaria inviável.
17) O que é microtomia? Como é realizado o procedimento? 
R: Microtomia consiste em obter cortes sucessivos dos blocos de parafina com material biológico (órgãos) obtidos na diafanização. O bloco de parafina contendo a amostra é encaixado no micrótomo através do suporte, o corte feito pelo micrótomo gera uma fita fina, semelhante a uma película de 5 milésimos de milímetro, essa fita é levada ao banho histológico, no banho histológico a fita fica flutuando na solução e em seguida é corada.
18) O que é importante observar na análise macroscópica de cada órgão/tecido? 
R: é importante analisar se as estruturas do órgão/tecido estão normais ou alteradas, a coloração do órgão/tecido e se o tamanho está adequado.
19) Qual a patogênese, etiologias prováveis e PPB da esteatose hepática? 
R: PPB: Acumulo de triglicérides. Etiologia: Sedentarismo, má alimentação, alcoolismo. Patenogênese: a patenogenese da esteatosehepatica ocorre em 3 golpes. 1 golpe: aumento na síntese de triglicerídeos, lipotoxicidade, resistência a insulina e obesidade. 2 golpe: estresse oxidativo, disfunção mitocondrial e liberação de citocinas inflamatórias. 3 golpe: aumento na capacidade regenerativa dos hepatócitos, fibrose/cirrose e carcinoma hepatocelular. 
20) Qual a patogênese, etiologias prováveis e PPB da aterosclerose? 
 R: PPB: Acumulo de colesterol, inflamação aguda, inflamação crônica, fibrose e necrose. Etiologia: Má alimentação, sedentarismo. Patenogênese: Na patenogenese vamos ter primeiro a lesão endotelial crônica, depois a disfunção endotelial, em seguida a ativação dos macrófagos, depois os macrogagos e as células musculares lisas englobam os tecidos, e por ultimo temos a proliferação de células musculares lisas, colágeno e outra deposição da matriz extracelular, lipídios extracelulares.
 
Referências: 
· ROBBINS, S.L.; COTRAN, K.; KUMAR, V. Robbins & Cotran Patologia: bases patológicas das doenças. 8ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier Saunders, 2010. 
· Livros de Histologia, Anatomia, Bioquímica e Fisiologia utilizados no curso de Nutrição. - Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RlyTg64AT9E 
· Vídeo: https://www.cancerdemamabrasil.com.br/biopsia-de-mama-core-biopsy-outrocarte/

Continue navegando