Buscar

Cópia de CAIO FERRER ZAMPERLINI - LE_Semana6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE MICROECONOMIA – SEMANA 6 
NOME: CAIO FERRER ZAMPERLINI -- RA: 142556
1) Considere um mercado em concorrência perfeita, avalie as afirmativas (Verdadeiro ou Falso), justificando sua escolha : 
a) A igualdade entre preço e custo marginal é condição necessária, mas não suficiente para a maximização dos lucros da firma;
RESP: Verdadeira, pois, além da igualdade entre preço e custo marginal, esse ponto deve estar no trecho em que o custo marginal é crescente.
b) Para o mercado em concorrência perfeita, a curva de demanda percebida para o produto de uma firma específica será perfeitamente elástica mesmo que a curva de demanda do mercado seja negativamente inclinada. 
RESP: Verdadeira, pois uma pequena variação no preço para cima fará com que a quantidade demandada sobre o produto caia e uma pequena variação no preço para baixo fará com que a quantidade demandada sobre o produto eleve-se, podendo chegar ao ponto em que a firma não conseguirá suprir tal quantidade.
c) No equilíbrio de longo prazo, informação perfeita e livre entrada de agentes no mercado garantem que lucros anormais sejam insustentáveis. 
RESP: Verdadeira, pois no longo prazo as empresas ganham apenas lucros normais, onde qualquer lucros anormais seriam controlados pela livre entrada e saída de empresas do mercado, sendo assim uma anomalia insustentável. 
d) No curto prazo, para uma firma que opere em concorrência perfeita, a condição para a maximização dos lucros, de que a receita marginal seja igual ao custo marginal, impõe lucros econômicos nulos ao produtor. 
RESP: Verdadeiro, pois se a receita marginal for igual ao custo marginal (RMg = CMg), e sabemos que o preço igual ao custo marginal é uma condição para a maximização dos lucros necessária para a concorrência perfeita, logo P=CMg=RMg, com isso o consumidor paga apenas pelo custo da produção do bem. Portanto uma empresa que opere em concorrência perfeita tem lucros econômicos nulos no curto prazo.
QUESTÕES MÚLTIPLA ESCOLHA 
1) Considere V (verdadeiro) e F (falso) e assinale a alternativa correta. Sobre a concorrência perfeita, pode-se afirmar que: 
(V) Uma empresa que queira aumentar seu preço acima do preço de mercado não venderá produto algum. 
(V) O produto é homogêneo.
(V) As empresas vendem tudo o que produzem ao preço de mercado. 
(V) Há perfeita mobilidade dos fatores de produção. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 
a) V, V, V, F. 
b) V, F, F, V. 
c) F, F, V, V. 
d) V, V, V, V. 
e) F, F, F, F. 
2) É CORRETO afirmar que o mercado apresenta uma estrutura em concorrência perfeita quando: 
a) existe um grande número de produtores e compradores; cada um dos produtores e compradores é pequeno em relação à dimensão do mercado; os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si; existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores; não existe habilidade das firmas para influenciar a procura de mercado mediante mecanismos extra-preços, como propaganda, melhoria de qualidade, mecanismos de comercialização; existem barreiras à entrada de novas firmas no mercado. 
b) existe um grande número de produtores e compradores; cada um dos produtores e compradores é pequeno em relação à dimensão do mercado; os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si; existe assimetria de informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores; não existe habilidade das firmas para influenciar a procura de mercado mediante mecanismos extra-preços, como propaganda, melhoria de qualidade, mecanismos de comercialização; existem barreiras à entrada de novas firmas no mercado.
c) existe um grande número de produtores e compradores; cada um dos produtores e compradores é pequeno em relação à dimensão do mercado; os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si; existe assimetria de informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores; as firmas poderão influenciar a procura de mercado mediante mecanismos extra-preços, como propaganda, melhoria de qualidade, mecanismos de comercialização; não existem barreiras à entrada de novas firmas no mercado. 
d) existe um grande número de produtores e compradores; cada um dos produtores e compradores é pequeno em relação à dimensão do mercado; os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si; existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores; não existe habilidade das firmas para influenciar a procura de mercado mediante mecanismos extra preços, como propaganda, melhoria de qualidade, mecanismos de comercialização; não existem barreiras à entrada de novas firmas no mercado.
e) existe um grande número de produtores; cada um dos produtores é pequeno em relação à dimensão do mercado; os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si; existe um pequeno número de compradores que poderão afetar o preço do mercado; existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores; não existe habilidade das firmas para influenciar a procura de mercado mediante mecanismos extra-preços, como propaganda, melhoria de qualidade, mecanismos de comercialização; não existem barreiras à entrada de novas firmas no mercado. 
3) Em um mercado de concorrência perfeita, 
a) se a renda dos consumidores aumenta, dependendo do tipo do bem, é possível que a curva de demanda se desloque para a direita ou para a esquerda de sua posição original. b) as barreiras à entrada impossibilitam que as firmas aproveitam lucros positivos no Curto Prazo. 
c) há um grande número de pequenos compradores e um pequeno número de grandes vendedores. 
d) a firma maximizará seus lucros quando seu preço for igual ao seu custo médio de produção. 
e) os custos fixos da firma são uma variável fundamental para ela decidir qual será a quantidade ótima que deve produzir para vender no mercado. 
4) Assinale a opção a seguir que representa a relação entre custo marginal, receita marginal e preços de uma firma que opera como monopolista. 
a) A firma obtém o máximo de lucro quando a receita marginal é igual ao preço.
b) A firma obtém o máximo de lucro quando o custo marginal é igual ao preço.
c) A firma obtém o máximo de lucro quando o custo marginal é igual à receita marginal.
d) A receita marginal é igual ao preço, pois a firma toma preços como dados.
e) A receita marginal é igual ao custo marginal, não importando a quantidade produzida. 
QUESTÕES NUMÉRICAS
1) Considere um mercado em concorrência perfeita, uma firma, no curto prazo, apresenta uma função custo total (CT) igual a CT(q)=5 + 2q + q², sendo q a quantidade vendida do produto ao preço de 20 u.m. (unidades monetárias). Encontre as quantidades ótimas que maximizam o lucro da firma e o respectivo lucro máximo. 
RESP: Sabemos que em quantidades ótimas para maximização dos lucros RMg - CMg = 0, logo:
 e sabemos que RT(q) = Pq = 20q, dessa forma temos que:
.
Portanto o lucro máximo da firma que é dado por L(q) = RT(q) - CT(q) será:
.
2) Para um mercado em concorrência perfeita, a demanda é dada por QD = 100 – 10p e a oferta é dada por QO = –20 + 20p, onde p é o preço e QD e QO são as quantidades demandada e ofertada, respectivamente. Calcule a receita total auferida pelas empresas.
RESP: Sabemos que em um mercado de concorrência perfeita a demanda é igual a oferta (QD = QO), logo, podemos encontrar o preço de equilíbrio:
.
e a quantidade de equilíbrio:
.
Sabendo que a receita total é dada por RT(Q) = pQ, temos:
 (unidades monetárias).

Continue navegando