Buscar

DOENÇA CRONICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As 10 principais doenças crônicas e como tratá-las
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) as doenças crônicas são responsáveis por, aproximadamente, 70% das mortes no mundo. Por isso, é importante saber como prevenir e tratar essas enfermidades.
in Saúde
 0
duas mãos segurando um medidor de glicose que está medindo a glicose da pessoa, com o texto "principais doenças crônicas e como tratá-las"
principais doenças crônicas e como tratá-las
As doenças crônicas são condições que podem afetar a saúde das pessoas durante anos, ou, em alguns casos, pelo resto da vida. A maioria dessas condições tem progressão lenta, ou seja, elas se desenvolvem aos poucos no organismo do indivíduo. 
Continue lendo este texto para descobrir quais são as principais doenças crônicas, quais são os tratamentos disponíveis e quais são as formas de prevenção para algumas dessas enfermidades.
O que são doenças crônicas
Doenças crônicas são doenças com duração imprecisa e, via de regra, longa, e na maior parte dos casos não têm cura. Os tratamentos são paliativos, focados em tratar sintomas e ajudar a manter e estabilizar a condição, uma vez que não é possível curá-las.
Quem tem uma doença crônica precisa fazer um acompanhamento médico constante para tratar a condição e não ter outros problemas de saúde.
A maioria das doenças crônicas não é transmissível. Isso significa que, na maior parte dos casos, quem tem uma enfermidade assim não corre risco de passá-la para outras pessoas. 
A exceção está em poucas doenças crônicas transmissíveis, sendo que as mais comuns são AIDS e Hepatite B. Os pacientes portadores de doenças transmissíveis precisam tomar cuidado extra para não transmiti-las a outras pessoas.
1. Diabetes
A diabetes é uma doença crônica cuja principal característica é o aumento de glicose no sangue. Isso ocorre devido à falta ou a má absorção de insulina.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e a sua principal função é quebrar as moléculas de glicose e transformá-las em energia. 
Há três tipos de diabetes:
Diabetes tipo 1: essa condição é hereditária, quem tem diabetes tipo 1 já nasceu com uma predisposição para desenvolver essa enfermidade;
Diabetes tipo 2: essa doença se desenvolve ao longo da vida da pessoa, na maioria dos casos, o paciente fica diabético porque tinha uma alimentação ruim e era sedentário;
Diabetes gestacional: essa condição ocorre durante a gravidez e, na maioria das vezes, é causada porque a mãe engordou muito.
Além disso, antes de ser diagnosticado com diabetes tipo 2, o paciente recebe o diagnóstico de pré-diabetes. Isso significa que o nível de açúcar no sangue está alto, mas não o suficiente para diagnosticar o paciente com diabetes. Os casos de pré-diabetes podem ser reversíveis. 
Os principais sintomas da diabetes são:
sede excessiva;
boca sede;
vontade frequente de urinar;
cansaço;
aumento do apetite;
alterações visuais.
A diabetes não tem cura, no entanto, existem tratamentos capazes de amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. 
Quem tem diabetes precisa ter uma alimentação saudável e equilibrada, além de evitar consumir açúcar. Algumas pessoas com essa condição também precisam fazer uso de alguns medicamentos ou injetar insulina. No entanto, antes de começar qualquer tipo de tratamento, é preciso consultar um médico.
2. Hipertensão
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença que pode atingir crianças, adultos e idosos. Contudo, ela é mais comum entre as pessoas com mais de 60 anos.
Essa condição ocorre quando as artérias ficam mais estreitas e o sangue precisa fazer mais pressão para circular pelo corpo.
A hipertensão é uma condição perigosa e que pode deixar o paciente mais propenso a ter problemas como:
ataque cardíaco;
derrame;
AVC;
insuficiência renal.
A pressão alta é uma doença silenciosa. Na maioria das vezes, o paciente só percebe que há algo de errado quando a doença já está instalada. Os principais sintomas da hipertensão são:
dor no peito;
dor de cabeça;
falta de ar;
tontura;
zumbido no ouvido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando