Buscar

discursiva bioquimica basica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
[Laboratório Virtual – Enzimas: Catalisadores e Inibidores de Reação Química] – As enzimas são proteínas que, basicamente, têm como função acelerar as reações químicas nos processos metabólicos.
Considerando essa prática virtual, responda:
A) Qual a enzima que está sendo estudada e qual sua principal função?
B) Descreva, brevemente, as duas principais etapas realizadas no experimento.
Resposta esperada
A) A enzima estudada é a catalase, que tem como função acelerar a decomposição da água oxigenada.
B) Na primeira parte estuda-se o efeito da enzima catalase, presente em uma célula vegetal (batata), no processo de decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2). O teste é feito em duas situações distintas: uma com pedaços de batata em estado cru, e outra com pedaços cozidos. Com base nos resultados é possível avaliar os efeitos do cozimento sobre a respectiva enzima.
Na segunda parte do experimento utiliza-se uma célula animal (fígado) para novamente explorar os efeitos da catalase sobre o peróxido de hidrogênio (H2O2) e suco de limão. De modo similar à primeira parte, pedaços de fígado cru e cozido são usados durante a observação.
Minha resposta
A: A Enzima catalase, é a enzima que esta sendo estudada e tem como principal função promover a detoxificacão das células por meio da decomposição do peróxido de hidrogênio, formando gás oxigênio, água e calor. B: Na primeira etapa do experimento, estuda-se o efeito da enzima catalase que tenha uma célula vegetal com batata. nesse processo de decomposição do peróxido de hidrogênio,, além de que o teste é feito em duas situações distintas onde uma delas com um pedaço de batata em saldo cru e outra com pedaços cozidos. portanto com base nos resultados você poderá avaliar os efeitos do cozimento sobre a respectiva enzima, é na segunda parte do experimento utiliza-se uma célula animal fígado para novamente explorar os efeitos da catalase sobre o peróxido de hidrogênio e suco de limão sendo assim, de modo similar a primeira parte, pedaços de fígado cru e cozido são usados durante a observação.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico, sua resposta atingiu os objetivos da questão e você contemplou o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados.
2
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células-beta. Diversas condições podem levar ao diabetes, porém a grande maioria dos casos está dividida em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2. 
Diabetes Tipo 1 (DM 1): essa forma de diabetes é resultado da destruição das células-beta pancreáticas por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células-beta, levando à deficiência de insulina. O quadro clínico mais característico é de um início relativamente rápido (alguns dias até poucos meses) de sintomas, como: sede, diurese e fome excessiva, emagrecimento importante, cansaço e fraqueza. Se o tratamento não for realizado rapidamente, os sintomas podem evoluir para desidratação severa, sonolência, vômitos, dificuldades respiratórias e coma. Esse quadro mais grave é conhecido como Cetoacidose Diabética e necessita de internação para tratamento.
Diabetes Tipo 2 (DM 2): nesta forma de diabetes está incluída a grande maioria dos casos (cerca de 90% dos pacientes diabéticos). Nesses pacientes, a insulina é produzida pelas células beta-pancreáticas, porém, sua ação está dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica. A instalação do quadro é mais lenta e os sintomas – sede, aumento da diurese, dores nas pernas, alterações visuais e outros – podem demorar vários anos até se apresentarem. Se não reconhecido e tratado a tempo, também pode evoluir para um quadro grave de desidratação e coma.
Fonte: adaptado de: SBEM. O que é diabetes? Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 2007. Disponível em: https://www.endocrino.org.br/o-que-e-diabetes/. Acesso em: 17 ago. 2023.
Considerando as informações sobre a Diabetes Mellitus, descreva as alterações que essa doença causa ao metabolismo. 
Resposta esperada
A Diabetes Mellitus é uma doença crônica que afeta o metabolismo da glicose, resultando em níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia). Isso ocorre devido a uma falta ou resistência à insulina, um hormônio responsável por facilitar a entrada de glicose nas células para ser utilizada como fonte de energia.
Uma complicação grave da Diabetes Mellitus é a cetoacidose diabética, que ocorre principalmente em pessoas com Diabetes tipo 1. A falta de insulina resulta em dificuldade para as células absorverem a glicose, levando ao aumento dos níveis de glicose no sangue. Como resposta a isso, o corpo começa a usar fontes alternativas de energia. A diminuição da síntese de ácidos graxos ocorre porque a insulina, em condições normais, estimula a captação de glicose pelas células adiposas e musculares, e essa glicose é usada como precursor para a síntese de ácidos graxos. Na ausência de insulina ou em situações de resistência à insulina, essa síntese de ácidos graxos é comprometida. Consequentemente, o catabolismo de carboidratos e proteínas continua a ocorrer, gerando acetil-CoA, que é desviada para a produção de corpos cetônicos. Isso ocorre principalmente no fígado, onde a acetil-CoA derivada de gorduras e aminoácidos não pode ser eficientemente utilizada na síntese de ácidos graxos, devido à falta de insulina ou à resistência a ela. Esse processo resulta na produção de corpos cetônicos, incluindo acetoacetato e beta-hidroxibutirato.
A cetoacidose diabética se desenvolve quando os níveis de corpos cetônicos aumentam significativamente, tornando o sangue mais ácido, não podendo ser controlado pelo sistema tampão do sangue. Essa condição requer tratamento médico imediato.
Em situações de hiperglicemia crônica, como na Diabetes Mellitus mal controlada, o corpo pode começar a degradar proteínas dos tecidos musculares para obter aminoácidos. Esses aminoácidos podem ser convertidos em glicose através de um processo chamado gliconeogênese, que ocorre principalmente no fígado.
O balanço de nitrogênio também pode ser afetado pela Diabetes Mellitus descontrolada. O catabolismo proteico resultante da quebra de proteínas musculares para produção de glicose pode levar a um balanço de nitrogênio negativo, em que o corpo perde mais nitrogênio do que consome. Isso pode levar a uma série de complicações, incluindo perda de massa muscular.
De forma geral, a Diabetes Mellitus afeta o metabolismo principalmente através do desequilíbrio na regulação da glicose no sangue. A cetoacidose diabética é uma complicação grave que resulta da utilização de gorduras como fonte de energia alternativa devido à falta de insulina. O uso de proteínas musculares como combustível e as consequências no balanço de nitrogênio são algumas das complicações adicionais que podem surgir devido ao descontrole da doença. O tratamento adequado e a gestão da glicose no sangue são essenciais para prevenir essas alterações metabólicas prejudiciais.
Referência bibliográfica: PIERMARTIRI, T. C. B. Bioquímica Básica e Metabolismo. Indaial: Arqué, 2023. [CETOGÊNESE; DIGESTÃO DE PROTEÍNAS; EXCREÇÃO DE NITROGÊNIO E CICLO DA UREIA].
Minha resposta
O diabetes tipo mellitus caracteriza-se pelas mudanças de secreção de insulina e graus variáveis de resistência periférica a insulina, provocando hiperglicemia. Os sintomas iniciais são relacionados a hiperglicemia e incluem polodipsia, polidipsia, polifagia, poliuria e visão comprometida.
Retorno da correção
Prezado acadêmico, sua resposta contemplou alguns dos elementos da questão com base nos materiais disponibilizados, porém, poderia ter explorado mais os conteúdos fundamentais da disciplina)

Continue navegando