Buscar

ARTE ROMANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARTE ROMANA
1. A bibliografia de referência em história da arte nos revela que os romanos dominaram a Grécia helênica, mas foram por ela dominados no sentido de reverenciar sua produção artística, absorvê-la e adaptá-la ao seu estilo de vida. Há outra importante fonte de inspiração e referência para a arte romana: as criações do povo etrusco. Escolha, nas alternativas a seguir, aquela que representa a maior herança dos etruscos para a arte romana:
A grande contribuição dos etruscos para a arte romana se concentra na engenharia e na arquitetura. A herança mais importante dos etruscos para a construção romana foi o arco de plena volta.
2. Quando a cidade de Pompeia foi descoberta sob as cinzas vulcânicas do Vesúvio (em 79 d.C.), tivemos acesso a uma pintura surpreendente produzida pelos artistas da época, que narra muito do que conhecemos sobre a pintura romana.
Selecione a afirmativa que representa a pintura encontrada nos interiores das casas em Pompeia:
Na descoberta da cidade de Pompeia foram encontrados afrescos nos interiores das casas.
3. Os historiadores têm discutido a questão da originalidade na escultura romana; justo a preferência pela decoração opulenta levou os romanos a realizarem cópias massificadas das esculturas gregas, em especial do período helenístico. Há dois tipos de escultura que mais se expressam na arte e na sociedade romanas, revelando sua tradição escultórica.
Quais são essas duas categorias de escultura? ​​​​​​​
Os tipos de escultura que exercem maior significado na tradição escultórica romana são o retrato e os baixos-relevos narrativos.
4. Em sua arquitetura, os romanos não adotavam a escala humana como os gregos. Seus templos e demais monumentos eram grandiosos e suntuosos, com o objetivo de reverenciar os grandes feitos militares. A arquitetura comemorativa romana se expressa nos monumentos, muito particulares da tradição imperialista desse povo, cujas vitórias sobre os povos dominados eram sempre homenageadas por meio da arte.
Das opções elencadas, qual delas designa os tipos de monumentos romanos?
Os tipos de monumentos romanos por excelência são: monumentos de utilidade social e pública, honoríficos, militares e urbanísticos.
5. Sabemos que os romanos também construíram templos que, embora não tivessem a mesma função dos templos gregos, se assemelhavam muito ao estilo arquitetônico consagrado na Grécia Antiga. Do ponto de vista arquitetônico, os templos romanos diferem dos templos gregos em alguns aspectos.
Das asserções a seguir, escolha aquela que caracteriza aspectos arquitetônicos distintivos entre os templos gregos e os romanos.
Os templos romanos não mantinham equivalência entre as fachadas da frente e dos fundos e as fachadas laterais, como era peculiar nos templos gregos.

Continue navegando