Buscar

Pré relatorio experiencia 02 - Lei de Kirchorff

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE FÍSICA LABORATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL II
	
ALUNO:GUSTAVO DOS SANTOS VILAR
DATA:25 /04/2023
PREPARAÇÃO – LEIS DE KIRCHHOFF
1. Defina NÓ, RAMO e MALHA de um circuito elétrico, enuncie e explique as Leis de Kirchhoff. Utilize circuitos elétricos.
		Nó: é um ponto onde dois ou mais componentes se conectam e a corrente elétrica pode 	se dividir ou se reunir. Em um circuito simples, pode ser uma conexão entre dois fios, enquanto 	em um circuito mais complexo, pode ser um ponto de conexão entre vários componentes.
		Ramo: é um caminho condutor entre dois nós do circuito. Um ramo pode conter um ou 	mais 	componentes conectados em série ou paralelo.
		Malha: é um caminho fechado no circuito que não contém nós internos. Uma malha 	pode 	conter um ou mais ramos.
		As Leis de Kirchhoff são duas leis fundamentais da eletricidade que descrevem a 	conservação de carga e energia em um circuito elétrico:
			Primeira Lei de Kirchhoff, ou Lei das Correntes: a soma das correntes que entram 	em um nó é 	igual à soma das correntes que saem desse nó. Em outras palavras, a carga 	elétrica não pode ser 	criada nem destruída em um nó, ela deve se conservar. 	Matematicamente, isso pode ser 	expresso como:
							Σi = 0
	onde Σi é a soma das correntes que entram no nó e Σi é a soma das correntes que saem do nó.
	
		Segunda Lei de Kirchhoff, ou Lei das Tensões: a soma das quedas de tensão ao longo de 	qualquer malha em um circuito é igual à soma das tensões aplicadas àquela malha. Em outras 	palavras, a energia elétrica não pode ser criada nem destruída em uma malha, ela deve se 	conservar. Matematicamente, isso pode ser expresso como:
							ΣV = 0
	onde ΣV é a soma das quedas de tensão ao longo da malha e ΣV é a soma das tensões aplicadas 	à malha.
2- Quantos e quais são os nós do circuito abaixo? No circuito, quantos e quais são os ramos entreos pontos b e g e as malhas do circuito?
	Os nós desse circuito elétrico são 4 : b, c, f eg; entre os pontos begtemos 3 ramos, que são: o segmento entre os nós begque contém o resistor R8, o segmento que contém os pontos ae he o segmento que contém os pontos cef; e sobre as malhas temos 3 malha
															
3. Se no circuito acima E = 20 volts e cada resistência vale 20 ohm, calcule a corrente em cada ramo. Com os dados anteriores, calcule a diferença de potencial em cada resistência.
	No ramo entre os nós bega corrente é de 1A; no ramo entre os nós becé de 2A; no ramo entre os nós cefé de 1,5A; no ramo entre os nós fegé de 2A; d.d.p. em cada resistência:
	em R1 : U1 = 20 V
 em R2: U2 = 40V
	em R3 : U3 = 10V
	em R4 : U4 = 10V
 em R5 : U5 = 10V
 em R6 : U6 = 30V
	em R7 : U7 = 40V
 em R8 : U8 = 20V
 em R9 : U9 = 20V
4. Qual a diferença de potencial entre os pontos b e g? E entre os pontos b e d?
	ddp entre os pontos begé 20V; ddp entre os pontos bedé 10V

Continue navegando