Buscar

Os ciclos biogeoquímicos são processos que por diversos meios reciclam vários elementos em diferentes formas químicas, do meio ambiente para os organismos e depois, fazem o processo contrário, ou seja

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 54/2023
 (21) 99887-9815
ASSESSORIA NOS SEUS TRABALHOS
 (21) 99887-9815
 (21) 99887-9815
Os ciclos biogeoquímicos são processos que por diversos meios reciclam vários elementos em diferentes formas químicas, do meio ambiente para os organismos e depois, fazem o processo contrário, ou seja, trazem esses elementos dos organismos para o ambiente. Desta forma a água, o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o fósforo, o cálcio e outros elementos, percorrem esses ciclos, unindo todos os componentes vivos e não vivos da Terra (ROSA; MESSIAS; AMBROZINI, 2003, p. 9 apud MATEUS; CHATALOV; PARDO, 2019). Em outras palavras, um ciclo biogeoquímico pode ser entendido como o movimento ou a ciclagem de elementos químicos específicos pela biosfera, que podem ou não sofrer influência antrópica (MATEUS; CHATALOV; PARDO, 2019).
No ciclo da água ou ciclo hidrológico (Figura 1a), a sua dinâmica é impulsionada por fatores como a força das correntes de ar, que transportam vapor de água pelos continentes; a força da gravidade, responsável pelos fenômenos da precipitação, da infiltração e do deslocamento das massas de água; e a energia térmica solar, responsável pela evaporação da água (ANA, 2023). Quanto à dinâmica da água no território brasileiro, as principais entradas correspondem à chuva sobre todo o território e às vazões procedentes de outros países na bacia Amazônica. Parte dessa água é consumida pelas diferentes atividades econômicas (Figura 1b), parte retorna ao ambiente e outra parte sai do território para o Oceano Atlântico ou para países vizinhos na bacia do Prata, pelos rios Paraguai, Paraná e Uruguai (ANA, 2023). 
Fonte: MATEUS, G. A. P.; CHATALOV, R. C. de S.; PARDO, J. M. Ciências do Ambiente. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. 
Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO (ANA). Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2022: informe anual. Brasília: ANA, 2023. 
Figura 1 – A água no Brasil: (a) ciclo da água; (b) usos da água no Brasil. 
Fonte: https://www.snirh.gov.br/portal/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursos-hidricos. Acesso em: 15 set. 2023.
Considerando as imagens e as informações apresentadas, redija um texto dissertativo a respeito da presença dos processos antrópicos que antes eram desconhecidos à biosfera terrestre e que, devido às modificações ambientais humanas, passaram a ser mais efetivas e impactantes na qualidade ambiental dos ciclos biogeoquímicos, como no caso do ciclo da água. Em seu texto, apresente:
a) Como as atividades humanas interferem no ciclo da água.
b) Pelo menos 3 (três) exemplos de usos da água que possam interferir no ciclo da água, podendo ser exemplos do setor industrial, da agricultura, do uso urbano e rural, dentre outras atividades.
c) Explique a diferença entre o uso consuntivo e não consuntivo da água, apresente um ou mais exemplos de cada uso, assim como cite dentre os usos consuntivos da água, qual é o maior uso da água no Brasil.
Instruções para realização da atividade
– É obrigatória a utilização do arquivo “Modelo de Resposta AE1: Ciências do Ambiente” para responder à atividade. Ele está disponível no Material da Disciplina no ambiente da disciplina no Studeo.
– Para suporte no desenvolvimento da atividade, você pode consultar o material extra intitulado “Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2022” da ANA no site: https://www.snirh.gov.br/portal/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursos-hidricos. Assim como, acessar o material no Material da Disciplina no ambiente da disciplina no Studeo.
– Esta é uma atividade individual. Trabalhos com plágio, copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
– O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura. A formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
– Após inteiramente respondido, você irá entregar apenas UM ARQUIVO com suas respostas, o trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF, na forma de anexo no campo de resposta da atividade MAPA. Caso você utilize OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidade.
– Coloque um nome simples no seu arquivo para não haver confusão no momento do envio.
– Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa como o livro da disciplina, artigos, materiais extras disponibilizados pela mediação, sites da internet e outros, apresente as referências no final do trabalho conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018.
– Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até a caixa de envio de arquivo.
– Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
– A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, preencha tudo com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são a utilização do template; atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às normas ABNT.
Bom trabalho!
OLÁ! SOMOS A HELP EDUCACIONAL! ELABORAMOS ESSE TRABALHO POR UM PREÇO ACESSÍVEL.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
 (21) 99887-9815

Continue navegando