Buscar

AVALIAÇÃO Vargas entre 1930 1945


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno (a):
	Nº.:
	Turma: 
	Turno: 
	Série/Ano: 
	Data: ____/____/2023
	Disciplina
	
	Professor (a):
Escola
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
1."Subitamente, parecia que a esquerda havia ganho vida. Mais de 1600 sedes locais da Aliança Nacional Libertadora haviam brotado (...). A plataforma da Aliança pedia o cancelamento das dívidas imperialistas , a nacionalização das empresas estrangeiras e a liquidação dos latifúndios. Os radicalizantes estavam igualmente ativos na direita. Um movimento fascista chamado Integralismo vinha por igual força...". (Thomas Skidmore, DE GETÚLIO A CASTELO). O texto refere-se a dois importantes e antagônicos movimentos, sobre os quais é verdadeiro afirmar que ocorreram:
a) na Primeira República e motivaram a Revolução de 1930.
b) no governo Jânio Quadros e provocaram a sua renúncia.
c) na década de 30 e antecederam o golpe de Estado de 1937.
d) no Estado Novo e foram importantes para o processo de redemocratização.
2.Depois de muitos movimentos operários; lutas e reivindicações trabalhistas, os sindicatos foram legalizados:
a) no decurso da Revolução Paulista de 1924.
b) através do Ato Institucional número 5 de 1968.
c) no Governo Provisório de Vargas (1930-1934).
d) durante a Campanha do Contestado.
3. A Revolução de 1930 possibilitou uma divisão entre as oligarquias agrárias; o tenentismo provocou uma desestabilização na hierarquia militar; a fraqueza da burguesia, o chamado "vazio do poder". Que alternativa a seguir responde por esse "vazio do poder"?
a) A Revolução Constitucional de São Paulo de 1932 tentou preencher esse "vazio", procurando aliança com outros estados, como Rio Grande do Sul.
b) A deposição de Vargas em 1945 e a tentativa dos militares em chegar ao poder.
c) A formação de duas forças políticas antagônicas: a Ação Integralista Brasileira, e a Aliança Nacional Libertadora.
d) A fundação do Partido Comunista Brasileiro e sua aliança com o PTB de Vargas.
e) A política dos governadores e o aparecimento de movimentos como o de Antônio Conselheiro, em Canudos na Bahia.
4. Luiz Carlos Prestes fundou, em 1935, a Aliança Nacional Libertadora, frente de oposição ao fascismo e ao imperialismo, que se confrontava no plano interno com a organização criada pelo escritor Plínio Salgado, a Ação Integralista Brasileira, de declarada inspiração fascista, cujo programa político propunha:
a) combate ao comunismo, extração dos partidos políticos, nacionalismo extremado e fiscalização das atividades artísticas.
b) instauração de um governo popular, Estado onipotente, ampliação das liberdades civis e hegemonia de um único partido.
c) suspensão do pagamento da dívida do Brasil, ampliação das liberdades civis, nacionalização das empresas Imperialistas e reforma agrária.
d) proteção aos pequenos e médios proprietários de terras, combate ao comunismo, pluripartidarismo, suspensão do pagamento da dívida do Brasil.
5. A Revolução Constitucionalista de 1932 mobilizou amplos setores de São Paulo contra o governo federal. Sobre esta revolta é correto afirmar que:
a) Significou o levante da população paulista contra os desmandados do governo autoritário de Getúlio Vargas após o golpe do Estado Novo.
b) os paulistas pretendiam a imediata instalação de uma assembléia Popular Constituinte, eleita livremente pela população trabalhadora e que defendesse uma solução socialista para os problemas brasileiros.
c) representou uma reação das oligarquias ao regime instalado em 1930, pretendendo restaurar o regime constitucional dominado pela "política dos governadores".
d) resultou de uma cisão entre as oligarquias paulistas a respeito do candidato a Presidente nas eleições de 1934.
6.O envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a seguir dos países aliados, guarda relação com questões internas como a(o):
a) importância crescente dos mercados alemães e japoneses para os produtos brasileiros.
b) mobilização dos grupos de inspiração fascista, como os Integralistas, que apoiavam o Estado Novo.
c) posição dos partidos majoritários no Congresso Nacional, favorável aos aliados.
d) interesse do Brasil em se colocar como líder hegemônico dos países americanos.
e) apoio dos Estados Unidos ao projeto de industrialização, simbolizado na construção da usina de Volta Redonda.
7. A política internacional do regime Vargas, entre 1930/1945, pode ser definida como de:
a) tentativa de formação de um pacto de aliança com os demais países da América Latina, visando a garantir a neutralidade da região.
b) apoio à Alemanha, pelas afinidades do regime com o nazi-fascismo.
c) aproximação com os Estados Unidos porque este país era a potência hegemônica nas Américas.
d) desinteresse pelas relações internacionais, pois o Brasil buscava firmar o processo de industrialização, voltado para o mercado interno.
e) oscilação entre a Alemanha e as nações democráticas até optar pelas últimas.
8. Após a Revolução de 1930, no Brasil, os tenentes e as oligarquias tradicionais envolveram-se num debate que traduzia suas expectativas quanto a um novo modelo de Estado. A polêmica expressava a defesa, pelos tenentes e pelas oligarquias, respectivamente, dos princípios apresentados em uma das opções. Assinale-a:
a) Um Estado democrático garantidor da vocação nacional identificada à agricultura e um Estado centralizador e industrializante.
b) Um Estado centralizador que promovesse uma ligação direta com os grandes centros do capital internacional e um Estado liberal protecionista.
c) Um Estado centralizador no nível federal mas com ampla autonomia dos poderes locais estaduais e um Estado liberal com participação política de base censitária.
d) Uma completa centralização do poder e a retomada do modelo liberal, garantindo o retorno ao federalismo característico da República Velha.
e) Ideais liberais que implicariam o estabelecimento de um Estado democrático e de direito e um modelo centralista que afastasse a participação popular.
9. Com relação ao Estado Novo, de 1937 a 1945, é correto afirmar:
a) Foi um período de desenvolvimento do liberalismo democrático no país, permitindo com isso a consolidação da liderança política de Getúlio Vargas.
b) Ampliou os conflitos oligárquicos e a pressão do capital internacional, culminando com o suicídio de Vargas.
c) A política desenvolvimentista de abertura ao capital estrangeiro permitiu o crescimento das alianças políticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
d) A proximidade política de Vargas com os regimes totalitários nazi-fascistas levou o Brasil a apoiar militarmente os países do Eixo na Segunda Guerra Mundial.
e) Foi marcado pela crítica à democracia liberal e pela organização de um estado autoritário, encarregado de promover o progresso dentro da ordem.
10. No Brasil, o projeto do Estado Novo (1937-1945) para sociedade brasileira foi marcado pela implementação de uma ideologia de contornos corporativistas que visava
a) ao fortalecimento do federalismo, cabendo às milícias estaduais conter os extremismos de direita e de esquerda.
b) à arregimentação das massas populares em um partido único, organizado a fim de oferecer apoio político ao governo.
c) ao apaziguamento das tensões sociais internas, o que implicava maior controle das atividades políticas dos trabalhadores.
d) à transformação da atividade agrícola em estratégia vital de desenvolvimento econômico, com o aproveitamento de culturas já existentes.

Mais conteúdos dessa disciplina