Buscar

AV3 - Tópicos Especiais em Biomedicina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Os princípios que norteiam o Sistema único de Saúde no Brasil foi promulgado em 1990 com a lei orgânica do Sistema Único de Saúde. Esses princípios devem ser exercidos por todos os profissionais que atuam em todas as bases do sistema, fazendo assim com que ele seja eficaz e justo.
Disserte sobre os princípios do Sistema Único de Saúde Brasileiro e a sua importância.
Resposta esperada
- O princípio da universalidade que busca o acesso de todos ao sistema.
- O princípio da integridade.
- O princípio da igualdade.
- Finalizando que todos os princípios buscam que o atendimento no sistema único de saúde ocorra de forma justa e igualitária a todos. 
2
O diagnóstico das doenças virais se dá através de imunoensaios e testes genéticos. Para isso, devemos ter cuidado com a janela imunológica dos marcadores para avaliação, para auxiliar na escolha do melhor teste e no aconselhamento do paciente ao receber o laudo.
Disserte sobre os marcadores da infecção pelo HIV na corrente sanguínea de acordo com o período em que surgem após a infecção.
Resposta esperada
- Após a infecção, os melhores testes para diagnóstico são os testes moleculares, pois a partir da primeira semana da infecção do HIV temos a presença somente do RNA viral nos líquidos biológicos.
- A partir da segunda semana, a presença da proteína P24 pode ser realizada com os testes sorológicos de 4ª geração.
- Os anticorpos IgM começam a ser produzidos entre a terceira e quarta semana de infecção e podem ser identificados com testes de 3ª e 4ª geração.
- O anticorpo IgG é produzido a partir da quarta semana de infecção e pode ser identificado por testes sorológicos de 2ª, 3ª e 4ª geração.
- Mesmo com teste negativo, se deve repetir o exame após 60 dias da suspeita de infecção.

Continue navegando