Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Exercícios
 1. (Ufes 2012) Terremoto no Japão: 
Data da ocorrência: 10 de março de 2011 
Magnitude: 8,9 graus na escala Richter 
Número de mortos: 13 mil 
IDH*: 0,884 (muito elevado) 
Terremoto no Haiti: 
Data da ocorrência: 12 de janeiro de 2010 
Magnitude: 7 graus na escala Richter 
Número de mortos: 200 mil 
IDH*: 0,404 (baixo) 
*O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é formado por dados sobre esperança de vida ao nascer, escolaridade e distribuição da riqueza produzida. Varia de 0 a 1. 
Explique 
a) a semelhança na causa da ocorrência de terremotos, nos dois países; 
Ambos os países citados situam-se em ilhas oceânicas originadas do encontro de placas tectônicas, estando, portanto, em zonas de intensa atividade sísmica.
b) a diferença no impacto social em consequência dos terremotos, entre os dois países, considerando suas situações socioeconômicas. 
O Japão apresenta níveis econômicos, tecnológicos e educacionais elevados e possui mecanismos de prevenção e minimização de danos causados pela instabilidade física da área que ocupa. O Haiti, ao contrário, é um país social e economicamente fragilizado, com elevados índices de pobreza e baixos índices educacionais, sem condições de investir em prevenção e minimização dos efeitos de catástrofes naturais. Isso explica porque o abalo sísmico no Japão, mesmo tendo sido de maior magnitude, teve um número de vítimas muito menor que o do ocorrido no Haiti. 
 
2. (Unifesp 2011) Observe a imagem, leia o texto e responda.
De acordo com a teoria das placas tectônicas, a crosta terrestre está dividida em placas de espessura média de 150 km, que flutuam sobre o substrato pastoso, a astenosfera.
(Almeida e Rigolin, 2005. Adaptado.)
a) Qual a relação existente entre a teoria da deriva dos continentes e a teoria das placas tectônicas?
As placas tectônicas deslocam-se aleatoriamente partir da diferença de densidade entre o material sólido de superfície e a astenosfera. A parte mais sólida da crosta mostra grandes extensões emersas das massas líquidas, oceânicas, os continentes e estes derivam, afastando-se ou se aproximando.
b) Quais são os três tipos de limites entre as placas tectônicas? 
Limites divergentes ou construtivos: quando as placas tectônicas afastam-se umas das outras; 
Limites convergentes ou destrutivos: quando as placas tectônicas movimentam-se umas contra as outras formando zonas de subducção (placas mergulham uma sob a outra, colidem e se comprimem entre si); 
Limites transformantes ou conservativos: as placas deslizam roçando uma na outra ao longo de falhas transformantes. 
 
c) Exemplifique 1 (um) tipo de relevo gerado no limite entre as placas tectônicas Sul-Americana e de Nazca. 
Dentre os exemplos de relevo gerado no limite convergente das placas de Nazca e Sul-Americana pode-se citar a formação de dobramentos modernos como a Cordilheira dos Andes, resultado de um processo de orogenia que soergue as bordas das placas. 
4. Por que é reduzida a ocorrência de abalos sísmicos no Brasil?
O Brasil apresenta baixa frequência sísmica em razão de sua localização no centro da placa tectônica Sul-americana. 
Pág. 298 (nº 1 ao 3)
1. Cite duas informações que podemos obter da crosta terrestre e duas maneiras de obtermos essas informações. Por que não podemos afirmar que o desenvolvimento da espécie humana se deu na era em que os continentes se separaram?
A crosta terrestre guarda informações sobre a idade e a evolução da Terra e das formas de vida que a habitaram. Marcas ou vestígios de animais que viveram há milhões de anos, os fósseis nos fornecem muitas evidências do que ocorreu no passado. O método de datação mais utilizado envolve a análise da presença de elementos radioativos nas rochas e minerais. Outro método de datação analisa a quantidade de traços latentes, marcas produzidas ao longo do tempo nos minerais por desarranjos na sua estrutura. A espécie humana não viveu na época de separação dos continentes porque a humanidade não teria condições adequadas para a sobrevivência e a reprodução.
2. Explique a Teoria da Tectônica de Placas.
De acordo com a Teoria da Tectônica de Placas, considera-se que a litosfera (formada pela crosta e pela parte superior do manto) é constituída de uma série de placas que se movem umas em relação às outras, sobre uma camada parcialmente fundida da parte superior do manto terrestre, a astenosfera. Essas placas podem se separar, chocar-se umas contra as outras ou deslizar ao longo de outras.
3. O que significa a expressão Antropoceno? Por que ela foi criada?
Alguns cientistas sugerem que a Terra vive um novo período — o antropoceno — por causa dos efeitos ambientais, do aumento da população humana e do desenvolvimento econômico. As mudanças na biota, na sedimentação e na geoquímica do planeta (provocadas pela humanidade) desde a Revolução Industrial são suficientes para deixar uma assinatura estratigráfica — nas camadas de rochas e sedimentos — distinta do período atual, o holoceno.
Pág. 302 (nº 1 ao 3) 
1. Explique a diferença entre recursos naturais renováveis e não renováveis.
Recurso natural renovável é aquele cuja exploração não ocorre em ritmo mais intenso que a reposição. Os recursos não renováveis, por sua vez, são os que apresentam ritmo de extração superior ao tempo natural de reposição.
2. O petróleo é um recurso não renovável. Sobre a afirmativa, responda:
a) Em que tipo de formação rochosa é encontrado e em qual era foi formado?
Bacias sedimentares ou rochas sedimentares. O petróleo foi formado na Era Mesozoica.
b) Explique a tecnologia mobilizada para descobrir novas reservas em áreas de difícil acesso e possibilitar sua exploração.
O petróleo extraído da camada pré-sal, no fundo dos oceanos, exige alta tecnologia, que vai desde o inventário do fundo do mar por navios que fazem uma espécie de ultrassom, passando pela ajuda técnica de computadores que determinam com precisão as áreas de interesse comercial. A tecnologia para extração é de extrema complexidade, pois é necessário vencer 2.000 metros de água, 2 quilômetros de rochas e mais 2 quilômetros de sal.
3. Dê exemplos de recursos renováveis cuja exploração intensiva pode resultar em escassez.
A água, o solo e a totalidade dos recursos biológicos, como as florestas, a biodiversidade animal e vegetal e os recursos marinhos.
Pág. 304 (nº 6 e 7) 
6. a) expansão do assoalho marinho;
No fundo dos oceanos, a separação das placas provoca fendas na crosta. O magma emerge do interior da Terra e solidifica, provocando a expansão do assoalho marinho (formação de um novo piso).
b) formação de ilha vulcânica no oceano.
O magma ascende e forma um ponto mais quente (que, em contato com a água do mar, solidifica-se), onde se desenvolve um vulcão, que aumenta de tamanho progressivamente até formar uma ilha.
Pág. 305 (nº 5)
5. Assinale com V (verdadeiro) e F (falso) as afirmações a seguir, referentes à dinâmica das placas litosféricas.    
(   )    A primeira teoria a defender que a crosta terrestre é uma camada composta de fragmentos móveis e, não, uma camada rígida inteiriça de rochas ficou conhecida como Teoria do Ciclo Geográfico.
(   )    O afastamento ou a colisão entre placas litosféricas é um movimento muito lento, que ocorre a uma velocidade média de dois a três centímetros por ano.
(   )    O deslocamento das placas litosféricas é decorrente de forças endógenas do planeta, geradas pelas correntes de convecção no interior do manto terrestre.
(   )    O movimento entre duas placas, em sentido contrário, provoca grandes dobramentos em suas bordas de contato, devido ao fenômeno de subducção.    
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo,
a) V – F – F – V.
b) F – V – V – F.
c) V – F – F – F.
d) F – F – V – V.
e) F – V – F – F.

Mais conteúdos dessa disciplina