Buscar

Valor hora de Empresa de um Funcionário



Continue navegando


Prévia do material em texto

Valor hora de Empresa de um Funcionário / Serviços
Valor hora da empresa de um funcionário com prestação de Serviços
Antes de precificarmos o nosso orçamento, vale mapear quem está trabalhando conosco e quais são os produtos envolvidos no nosso mercado. A empresa pode ser de um único funcionário ou pode ser de uma equipe com mais de 10 mil pessoas. Para todos os casos, vale a análise do que está sendo vendido e quais equipes fazem parte do processo. Quando maior a empresa, mais complexa fica a venda.
Empresa de um único funcionário
Devido às constantes crises no nosso país, muitos brasileiros estão optando em trabalhar por conta, garantindo um retorno satisfatório para manter uma vida estável. Esses brasileiros acabam cuidando de toda a empresa sozinhos. Esse cenário acaba sendo mais tranquilo de mapear os preços e produtos que estão sendo vendidos. Vamos analisar o cenário a seguir com a empresa de um único funcionário:
Consultoria
O dono da empresa e único funcionário pode ser um consultor que possui um conhecimento rico sobre determinado tema, sendo especialista no assunto e podendo ajudar diversas empresas ou pessoas físicas. 
Local de Trabalho: Se for uma pessoa disciplinada, ele pode ter um escritório em casa e focar nas atividades de trabalho. Algumas pessoas moram com animais, em frente de grandes avenidas, com pessoas trabalhando na limpeza, com filhos de férias. Qualquer situação pode gerar uma distração, por isso, entra a disciplina e a concentração. Se a pessoa não conseguir produzir como poderia, no caso, vale a reflexão para identificar se não compensa alugar um espaço dedicado, desde que esteja preparado para arcar com os custos.
Funções Externas do Consultor: Como o conhecimento do consultor será aplicado para melhorar a operação das empresas, normalmente o local de trabalho acaba sendo no próprio cliente, desde uma reunião estratégica para entenderem as demandas e escopos, até a implantação do projeto.
Parceiros do Consultor: O Consultor pode ter parceiros estratégicos, caso necessite de uma infraestrutura especial para o desenvolvimento do projeto, por exemplo, um data center para que o seu cliente possa ter os dados na nuvem e com mais segurança. 
Funções Internas do Consultor: Devido ao fato dele estar sozinho na empresa, o consultor acaba adquirindo e implantando no seu dia a dia alguns conhecimentos administrativos para evitar a contratação de outras pessoas, assim, aumentando os seus custos/despesas. Com muita disciplina, o consultor acaba realizando algumas atividades para manter a sua empresa rentável, vamos analisar:
Administração das Receitas e Despesas: Um controle detalhado é necessário para que exista a administração fiel de todas as receitas e todas as despesas da empresa. Um fluxo de caixa é fundamental para saber diariamente todos os valores que estão saindo da empresa, ou seja, contas a pagar e todos os valores que estão entrando na empresa, ou seja, contas a receber. Como esse controle é diário, vale dedicar uma hora por dia para uma revisão geral das despesas e receitas. Pode ser que, estrategicamente, existam somente algumas datas para o recebimento e para o pagamento, com isso, o consultor pode ficar mais atento somente próximo às datas previamente planejadas.
Prospecção e Vendas: Cabe ao consultor fazer o trabalho para prospectar os seus serviços. Muitos Empresários dizem uma frase que faz muito sentido: “Quem não é visto, não é Lembrado”. Isso é fato. Se você não trabalha diariamente para ser visto na sociedade, as pessoas não têm a chance nem de saber o que você faz. Por isso, vale o exercício diário da prospecção e realização de vendas. 
A prospecção não é realizada em um horário programado, por exemplo, postando nas redes sociais e em grupos, um conteúdo estratégico para refletirem sobre algum problema ou oportunidade que a empresa do consultor poderá ajudar. Trata-se de um exercício diário, onde sementes são plantadas e os frutos virão com o passar do tempo. Muitos posts podem nem serem curtidos, mas quando alguém precisar de um serviço, lembrará de quem ultimamente estará postando algo sobre.
Marketing: Não adianta ter um bom serviço, se não for visto com bons olhos. O Marketing é fundamental no apoio a credibilidade e qualidade do serviço, desde a criação da propaganda, até nos cuidados com a geração de Leads (oportunidades) e pós-vendas. 
Existem algumas ferramentas que podem apoiar na criação dos flyers, cartões, banners, apresentações, logotipos e assinaturas de e-mails. Uma das ferramentas mais utilizadas é o Canva. Quando se faz uma criação que passa credibilidade ao seu serviço, a chance de efetivar um pedido é maior. 
Outras ferramentas podem apoiar na geração de Leads, como GrowSocial pelo Instagram e Google Ads para busca dos seus serviços na internet.
Serviço de Cobrança: Alguns clientes atrasam ou não pagam. O consultor precisa ter esse controle para entrar em contato com as empresas e entender o que ocorreu com o pagamento. Essa cobrança se faz necessária para que os recebimentos não fiquem pendentes, gerando impactos diretos no fluxo de caixa.
Pós-Vendas: Seguindo o mesmo conceito de quem não é visto, não é lembrado, mesmo se você realizar um bom projeto, se não cuidar do seu cliente fazendo visitas, se mostrando, provavelmente ele colocará outras prioridades na frente, fazendo com que você não seja lembrado tão cedo. Por isso, vale o exercício de dar uma atenção aos clientes que também finalizou projetos.
Emissão de Notas Fiscais: O consultor tendo uma empresa, precisa saber emitir as notas fiscais. Existe o serviço da contabilidade, que é inevitável, porém, em muitos casos, quem emite a nota fiscal é o próprio consultor.
Elaboração de Propostas e Contratos: A proposta precisa ser profissional e isso exige uma atenção seja dada ao tema para que o documento seja realizado de maneira assertiva e sem erros.
Planejamento e Gestão de Projetos: Por fim, o carro chefe que é a realização da consultoria em si, visitando clientes, entendendo o cenário atual e propondo novas soluções. Estas soluções posteriormente serão implantadas conforme aprovação da proposta e cronograma pré-agendado. Durante o projeto, o consultor envia relatórios apresentando a evolução do tema e os resultado gerados para comprovar o trabalho executado.
Conclusão da Análise do valor hora de um único funcionário e dono da empresa que presta serviço: Como apresentado acima, existem muitos fatores que completam a operação de uma empresa. Mesmo sendo de um único dono e funcionário, algumas atividades precisam ser realizadas e para isso, compensa realizar do que delegar a uma pessoa, gerando mais custos para a empresa. Quando os serviços forem aumentando e o consultor não conseguir mais fazer tudo sozinho, inicia-se um estudo para fazer o cálculo do retorno do investimento na contratação de um funcionário.
O valor hora da consultoria precisa cobrir todos os custos acima e garantir uma margem para que o consultor possa manter a empresa rentável e a sua qualidade de vida estável. Alguns consultores optam pelo pró-labore fixo, onde por meio dele conseguem pagar as suas contas particulares. Outros consultores acabam retirando o lucro da empresa para pagar as suas contas particulares. Vale também o controle e administração para separar essas contas.
Se, porventura, o consultor precisa tirar o lucro da empresa, é sinal de que o pró-labore está baixo ou o consultor está gastando mais do que devia com atividades particulares. Fica a análise para que você entenda todos os custos envolvidos e qual é o valor/hora a ser cobrado, caso se torne um consultor ou uma consultora. 
Muitas aceleradoras são contra a empresa de um único funcionário, porém, você como consultor sabe as contas que você tem que pagar.
 
 
Atividade Extra
Com base no vídeo abaixo, responda 05 erros que acabam com a vida do Microempreendedor individual.
https://www.youtube.com/watch?v=Ty8ql2azK_M
 
Referência Bibliográfica
· Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ty8ql2azK_M
· 
· Livro: Formação de Preços – Estratégia, Custose Resultados – Luiz Antônio Bernardi