Buscar

Resumo Saúde sexual da mulher

Prévia do material em texto

Saúde sexual da mulher
Função sexual
O estrogênio mantêm a sensibilidade do tecido genital, ph vaginal, microflora normal, elasticidade, lubrificação, continência urinaria e tônus da musculatura pélvica.
A produção de pró- hormônios declina na menopausa.
Motivação: o desejo de se envolver em atividade sexual. Desencadeado por pensamentos, palavras, imagens, cheiros ou toque.
Excitação: ativação no cérebro de cognição, emoção, motivação e organização da congestão genital.
Congestão genital: resposta autonômica responsável pelo ingurgitamento e lubrificação sexual.
Orgasmo: no pico da excitação.
Resolução: bem-estar, relaxamento generalizado ou fadiga que acompanha o orgasmo.
Disfunção sexual feminina (DSF´s)
 Transtornos do desejo sexual: o hipoativo é na deficiência ou ausência persistente ou recorrente de fantasias ou desejo de ter atividade sexual e não é secundário a outras dificuldades sexuais, como a dispareunia. O transtorno de aversão sexual se refere à aversão ou fuga do contato sexual genital com um parceiro.
 Transtornos da excitação sexual: incapacidade persistente ou recorrente de adquirir ou manter uma resposta de excitação sexual de lubrificação-turgescência até o término da atividade sexual.
 Transtornos do orgasmo: consiste no atraso ou ausência persistente ou recorrente de orgasmo, após uma fase normal de excitação sexual.
 Transtornos sexuais dolorosos: A dispareunia é caracterizada por dor genital associada ao intercurso sexual, mas também pode ocorrer antes ou após o intercurso. Já o vaginismo é caracterizado por contração involuntária, recorrente ou persistente, dos músculos do períneo adjacentes ao terço inferior da vagina, quando há tentativa da penetração vaginal com pênis, dedo, tampão ou espéculo.
 Disfunção sexual devida a uma condição médica geral: presença de disfunção sexual clinicamente expressiva, decorrente exclusivamente dos efeitos fisiológicos diretos de uma condição médica geral.
 Disfunção sexual induzida por substância: sofrimento ou dificuldade interpessoal, plenamente explicada pelos efeitos fisiológicos diretos de uma substância como drogas ilícitas, medicamentos ou exposição a toxinas.
 Disfunção sexual sem outra especificação: DSFs que não atendem aos critérios para qualquer disfunção sexual específica, como ausência de sensações eróticas subjetivas, apesar de excitação normal e orgasmo.
Infecções sexualmente transmissíveis (IST`s)
Tratamento fisioterapêutico
Deve ser considerado e buscado na avaliação:
 Localização da dor (externa ou interna)
 Pontos gatilho ou nódulos de tensão na cavidade vaginal ou nos músculos do assoalho pélvico
 Presença de cicatrizes
 Tônus da MAP
 Força muscular
 Percepção MAP e presença de sincinesias
 Integridade das sensibilidades
Modelo PLISSIT

Continue navegando