Buscar

Pedagogia Organizacional_ Social e Hospitalar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL 
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
PEDAGOGIA ORGANIZACIONAL: SOCIAL E HOSPITALAR 
Sandra Souza da Purificação da Silva 
Matrícula: 01426981
Curso: Pedagogia 
Considerando os estudos da nossa disciplina e o conteúdo do e-book, elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre o tema: Elaborando projetos organizacionais, sociais e hospitalares.
A pedagogia se restringiu a ambientes escolares ou atividades específicas com crianças durante muitos anos. Nos últimos anos surgiram muitas mudanças e o espaço do pedagogo foi expandido, atuando em diferentes entidades inclinadas à aprendizagem atendendo assim às necessidades do grupo em questão. Hoje, pedagogos podem atuar em diversas áreas, como: empresarial, social e hospitalar. O pedagogo social trabalha justamente com grupos socialmente excluídos ou em processos de integração social em espaços não escolares, sendo um executor de metamorfose social começando na educação, redefinindo cidadãos a partir de aparatos educacionais. Neste sentido também é necessária a criação de um projeto, nesse caso um projeto social, que deve ser constituído por um bloco de atitudes na resolução de problemas sociais e melhorias para um mundo desigual.
O pedagogo hospitalar pode ser de grande valia para crianças ou o adolescente que está impossibilitado de ir à escola, por motivo de doença, pois eles têm direito à educação previsto em lei. O pedagogo hospitalar vai trabalhar diretamente no hospital ou no domicílio do paciente, organizando um projeto que seja implementado, possibilitando que a criança dê andamento em seus estudos.
A criação de projetos é atividade inserida em todas as áreas de atuação comentadas pelo pedagogo. Cada área de atuação exige um projeto particular, mas em todos é crucial a presença de objetivos claros, determinação de público alvo e etapas a serem seguidas. Por exemplo, o pedagogo organizacional, deve ter em mente que nem sempre os projetos ou ações aplicados em uma empresa que deram certa, poderão dar certo em outra, neste sentido é necessário que a etapa de conhecer e interpretar a organização seja feita corretamente, além de ser indicado que as ações sejam articuladas em conjunto com os demais profissionais da empresa. Cada projeto deverá conter suas especificidades, público alvo, orçamentos, porém é de grande importância a sua organização, pois o projeto traz descrito o caminho a ser percorrido e as ações a serem executadas para que os objetivos sejam alcançados, para que assim o pedagogo exerça influência em determinadas situação na tentativa de alcançar os resultado tendo sucesso em suas intervenções onde quer que escolha atuar.
Referências	
Material Didático Interativo 
A importância de um profissional de pedagogia empresarial. Disponível em:< https:/ www.edools .com /pedagogia-empresarial/> Acesso em 20.09.2023
O desenvolvimento organizacional das classes hospitalares do rs: uma análise das dimensões econômica, pedagógica, política e cultural. Disponível em:https://cerelepe.faced.ufba.br/arquivos/fotos/89/classeshospitalaresriogrande.pdf. Acesso em 25.09.2023. 
UNIDADE IV – A PEDAGOGIA E SEUS FAZERES . Disponível em: <https ://se reduc .blackboa rd .com/ web apps/blackb oard /conte nt/co nte ntWrapp er .jsp?c
onte nt_i d =_22311 3_1& di sp layNa me=Ap rese nta%C 3%A 7%C 3%A3 o+ -
+U ni dade +4& course_i d=_4095_1 &navIte m=co nte nt& hre f=%2 F we bapp s%2Fdyc h -tle - BB L E A RN%2F V i ewC ontentB od y%3F co nte nt_i d%3D _22 311 3_1 %26course_id %3D _4095_1 > Acesso em 30.09.23.

Outros materiais