Buscar

Roteiro explicativo para a elaboração de um projeto de pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Roteiro explicativo para a elaboração de um projeto de pesquisa
O projeto é uma etapa preliminar no processo de elaboração e execução de uma pesquisa. Deve prever os passos a serem seguidos e responder às seguintes questões: 
• O quê? 
• Por quê? 
• Para quê e para quem? 
• Onde realizar? 
• Como? 
• Com que recursos? 
• Quando?
Em outras palavras, a finalidade intrínseca do projeto de pesquisa é indicar as intenções do autor, deixando claros o título (ainda que provisório), a delimitação inicial do objeto da pesquisa, a justificativa, os objetivos, o caminho a ser percorrido, as estratégicas e os instrumentos a serem utilizados e as etapas a serem vencidas.
Os elementos que compõem um projeto de pesquisa são os seguintes: 
• Título e Subtítulo 
O título deve sintetizar o conteúdo da pesquisa. Pode ser acompanhado ou não de subtítulo. Nesse último caso, enquanto o título tem caráter mais geral, o subtítulo delimita com mais precisão o alcance dos objetivos da pesquisa. Exemplo: “A licenciatura em História: avaliação do curso de História da Unesp-Franca”. Se anteriormente dissemos que o projeto de pesquisa pode mudar em função dos avanços do pesquisador, o mesmo cabe, principalmente, ao título do trabalho.
• Tema – Pesquisar o quê? 
O pesquisador pode escolher seu tema movido pelo interesse em aprofundar o estudo em uma determinada questão. Entretanto, é preciso deixar claro quais são os limites do estudo e até onde se quer chegar. Delimitar o tema significa dar limites, ou seja, determinar a extensão do assunto de pesquisa. Geralmente quando se escolhe o tema de pesquisa, ele é amplo e bastante genérico, após sua delimitação, se encontrará, especificamente, o recorte que se pretende trabalhar. Podemos, por exemplo, definir como tema de pesquisa a violência, porém, ao pesquisar esse tema, perceberemos que temos uma infinidade de caminhos que podemos tomar: a violência doméstica; a violência infantil; a violência no trânsito; a violência contra os idosos; e assim por diante. Ao tentar restringir esse mesmo tema, podemos chegar à seguinte delimitação: As relações entre violência infantil e as questões de aprendizagem. Veja que continuamos com o mesmo objeto, no caso, a violência, porém houve um recorte bastante significativo. A ideia aí seria, portanto, trabalhar o impacto da violência infantil na aprendizagem.
• Problema – Qual abordagem? 
A definição do problema de pesquisa está vinculada ao tema proposto: ele esclarece a dificuldade específica com a qual o pesquisador se defronta e que pretende resolver a partir da pesquisa. A redação do problema de pesquisa deve ser interrogativa, clara, precisa e objetiva. Exemplo: 
- 1. Qual é o impacto da violência infantil na aprendizagem de crianças entre 7 e 10 anos de idade?
- 2. Quais motivos influenciam o alto índice de rotatividade de funcionários da empresa “xy”? - - 3. A desnutrição determina o rebaixamento intelectual? 
As regras básicas para formulação do problema, na perspectiva de GIL (1991), são as seguintes:
* Deve ser formulado como uma pergunta; 
* Deve ser delimitado a uma dimensão viável, ser o mais específico possível; 
* Clareza: utilização de termos claros com significado preciso; 
* Não deve ser de natureza valorativa (é bom, é certo etc.).
• Objetivos – Qual é a finalidade? 
Os objetivos devem estar claramente definidos, coerentes com o tema proposto, esclarecendo o que se pretende com o projeto a partir das hipóteses ou das questões de pesquisa a serem investigadas. Na explicitação dos objetivos de uma pesquisa, antecipam-se as contribuições que a mesma pretende trazer para o avanço daquela área específica do conhecimento. Os objetivos, portanto, têm o escopo de indicar a finalidade da pesquisa, ou seja, o que o pesquisador pretende conseguir com a investigação. Iniciam-se por um verbo no infinitivo que deve indicar uma ação intelectual, segundo o estágio que se propõe o problema de pesquisa, exemplo: identificar, conhecer, relatar, definir, descrever, demonstrar, diferenciar, operar, empregar, reunir, sintetizar, produzir, medir, julgar, argumentar etc. Exemplo: Identificar se há relação entre a violência infantil e a aprendizagem.
Exemplo:
• Hipóteses – Como prever? 
A hipótese é uma teorização prévia a respeito do que se pretende estudar, apresenta-se de modo afirmativo, guiando o pesquisador para a coleta de dados que prove ou refute a situação hipotética lançada no projeto de pesquisa. A hipótese, portanto, seria uma resposta hipotética ao problema de pesquisa. Seria, assim, a resposta que se tem para o problema de pesquisa antes de o estudo ser efetivado. 
Regras para formulação da hipótese seguindo os critérios de GIL (1991): 
* Deve ter conceitos claros; 
* Deve ser específica; 
* Não deve se basear em valores morais; 
* Deve ter como base uma teoria que a sustente. 
Exemplo de hipótese: a violência cometida contra crianças impacta, sobremaneira, em seu processo de aprendizagem.
• Justificativa da Pesquisa – Por que fazer?
Neste item, o pesquisador expõe os motivos mais significativos que o levaram a abordar o tema escolhido. Contudo, o principal critério mediante o qual se justifica a escolha de um tema é o de sua relevância tanto social quanto científica. A argumentação mediante a qual o pesquisador expõe os motivos que o levaram a eleger determinado tema e a importância da contribuição que seu estudo pode ensejar são fatores fundamentais na aceitação da pesquisa por parte de seu público-alvo. Para evidenciar as razões do que será abordado na pesquisa, a ideia é responder a partir de um texto dissertativo duas questões básicas: quais motivos justificam meu projeto? Que contribuições para a compreensão, intervenção ou solução para o problema trará a realização de tal pesquisa?
· Revisão da Literatura – Baseado em quê? 
A revisão da literatura é considerada um item fundamental e de suma importância para se organizar o estudo que se pretende realizar. Envolve localizar, analisar, sintetizar e interpretar estudos realizados previamente sobre o mesmo tema (revistas cientificas, livros, anais de congressos, resumos etc.). Trata-se, portanto, de uma análise bibliográfica pormenorizada dos principais trabalhos já publicados. A revisão da literatura é indispensável tanto para definir bem o problema de pesquisa, quanto para obter uma ideia do estado da arte do tema que se pretende trabalhar. Nesse item, a ideia é redigir um texto dissertativo indicando como cada obra ou autor analisado contribuirá para o estudo proposto. Essas obras e autores serão utilizados para embasar os argumentos do pesquisador.
• Metodologia - Como fazer/Com quem contar/Onde/Quando/De qual maneira?
Neste item, esclarecemos a respeito do tipo de pesquisa que será desenvolvida: bibliográfica, de campo, de laboratório ou, se for o caso, um estudo que combinará diferentes formas de investigação. No projeto de pesquisa, esse item deverá ser redigido com linguagem, essencialmente, no futuro, pois inclui a apresentação e explicação de todos os procedimentos que se pressupõem necessários para a execução da pesquisa. Deverão ser mencionadas, também, as técnicas e os instrumentos que serão empregados na coleta de dados como, por exemplo: levantamento das fontes documentais e bibliográficas, observação, entrevistas, questionários, testes, história de vida, análise de conteúdo etc.
• Cronograma - O que e em qual período? 
Refere-se à distribuição dos vários momentos ou etapas do desenvolvimento da pesquisa, dentro de um determinado tempo.
• Bibliografia
Todo projeto de pesquisa deve listar as fontes que serão utilizadas, com as devidas referências bibliográficas.

Continue navegando