Buscar

gabarito ATIVIDADES SAÚDE MENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GABARITO ATIVIDADES SAÚDE MENTAL
Nomes: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1. A Reforma Psiquiátrica resultou de um processo político e social complexo, composto de atores, instituições e forças de diferentes origens, e que incide em territórios diversos, nos governos federal, estaduais e municipais, nas universidades, no mercado dos serviços de saúde, nas esferas familiares e nos movimentos sociais. Sobre as transformações na psiquiatria, analise as seguintes afirmativas:
I A Reforma Psiquiátrica no Brasil contribuiu grandemente para a construção de novas unidades hospitalares, tendo como principal diretriz o atendimento mais humanizado do paciente com transtorno mental.
II A Reforma Psiquiátrica teve seu início no Brasil na década de 70 do século XX e, com a criação do SUS, teve seu processo de consolidação interrompido pelo Movimento da Reforma Sanitária.
III A Lei n.º 10.216, de 06 de abril de 2001, Lei da Reforma Psiquiátrica, redirecionou o modelo de atenção na saúde mental no Brasil e dispõe sobre os direitos e a proteção dos portadores de transtornos mentais.
IV O modelo brasileiro de Reforma Psiquiátrica teve como inspiração a experiência italiana de desinstitucionalização em psiquiatria e sua crítica radical ao manicômio e a possibilidade de ruptura com antigos paradigmas da segregação do doente mental.
Estão corretas as afirmativas
(A) II e IV.
(B) III e IV. X
(C) I e II.
(D) I, II e III.
2. O uso de álcool e drogas impõe à sociedade uma carga global de agravos indesejáveis e extremamente dispendiosos, que acometem os indivíduos em todos os domínios de sua vida. Tentando melhorar o atendimento a essa clientela específica, o Ministério da Saúde publicou a Portaria Nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, que Institui a Rede de Atenção Psicossocial, para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja finalidade é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde desses usuários.
Com base no enunciado acima, marque a alternativa correta.
(A) A assistência aos usuários de álcool deve ser oferecida em todos os níveis de atenção, privilegiando os dispositivos extra-hospitalares, como os CAPSad, devendo ser inserida, também, na atuação do PSF, PACS, Programas de Redução de Danos e da Rede Básica de Saúde. X
(B) Os pacientes em fase aguda da dependência do álcool precisam exclusivamente receber uma assistência estruturada durante a internação.
(C) A atenção aos usuários de álcool deve ser exclusivamente comunitária, em que se enfatize a atenção primária e a prevenção através de campanhas de conscientização de massa veicular, pelos meios de comunicação.
(D) As internações em hospitais psiquiátricos devem ser privilegiadas como o único nível de atenção oferecido ao paciente usuário de álcool e drogas.
3. A desinstitucionalização e a efetiva reintegração das pessoas com transtornos mentais graves e persistentes na comunidade são tarefas às quais o SUS vem se dedicando com especial empenho nos últimos anos. A implementação e o financiamento de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) surgem neste contexto como componentes decisivos da política de saúde mental do Ministério da Saúde e são definidos como
(A) casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, egressos de hospitais psiquiátricos ou não. ESTÁ RELACIONADO AOS ANTIGOS MANICÔMIOS JUDICIAIS.
(B) residências terapêuticas que devem acolher no máximo sete moradores, apoiados por dois cuidadores nas tarefas, dilemas e conflitos cotidianos do morar.
(C) casas localizadas no espaço rural, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais.
(D) residências que não precisam estar referenciadas a um CAPS nem estar inseridas junto à rede de atenção à saúde mental dentro da lógica do território.
4. O Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, dispõe sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. De acorde com este decreto, numere a segunda coluna de acordo com a primeira. 
(1) Região de Saúde. 
(2) Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde. 
(3) Mapa da Saúde. 
(4) Rede de Atenção à Saúde. 
(5) Serviços Especiais de Acesso Aberto. 
( ) Serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial. 
( ) Descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema. 
( ) Espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde. 
( ) Acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde.
( ) Conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: 
(A) 5 1 3 2 4. 
(B) 5 3 4 2 1. 
(C) 5 3 1 2 4. X
(D) 1 3 4 2 5. 
(E) 2 3 1 5 4.
5. Com base na Rede de Atenção a Saúde (RAS), analise as afirmativas: 
I. Superar a fragmentação da atenção e da gestão nas regiões de saúde. 
II. Aperfeiçoar o funcionamento político-institucional do SUS com vista a assegurar ações e serviços para o usuário com efetividade e eficiência 
III. Atenção Básica estruturada como primeiro ponto da atenção e principal porta de entrada do sistema construída de equipe multidisciplinar que cobre toda população, integrando, coordenando o cuidado e atendendo às necessidades de saúde. 
Considerando a análise feita, marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a ideia da necessidade de organizar a atenção às doenças crônicas em rede e linhas de cuidado prioritárias: 
(A) Apenas a I é correta 
(B) Apenas a II é correta 
(C) Apenas III é correta 
(D) I, II e III são corretas X
6. Ao final da década de 70 iniciou-se o movimento da Luta Antimanicomial e o movimento da reforma psiquiátrica brasileira a partir da mobilização de trabalhadores, usuários e familiares. A Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, representa um aporte legislativo à essa reforma e institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Analise as afirmativas a seguir: 
I. Os pontos de atenção à urgência e emergência na RAPS inclui, entre outras, as seguintes instâncias: UPA, SAMU, Unidade Básica de Saúde (UBS), portas hospitalares de atenção a urgência/ pronto-socorro; 
II. Os serviços residenciais terapêuticos são moradias inseridas na comunidade para acolher todas as pessoas com transtorno mental com acentuada vulnerabilidade social; 
III. O hospital psiquiátrico pode ser acionado para o cuidado das pessoas com transtorno mental nas regiões de saúde enquanto o processo de implantação e expansão da RAPS ainda não se apresenta suficiente. 
IV. Pessoas menores de 18 anos com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, são acolhidaspelas Unidades de Acolhimento de acordo com a definição da equipe da UBS. 
Considerando a Portaria nº 3.088, é CORRETO o que se afirma em: 
(A) I, III e IV, apenas 
(B) I e III, apenas X
(C) II e IV, apenas 
(D) II, apenas 
7. (FCC - TRT3» -2015) Nos atendimentos em saúde mental, de qualquer natureza, a pessoa e seus familiares ou responsáveis serão formalmente cientificados dos direitos da pessoa portadora de transtorno mental. Neste caso, é correto afirmar:
(A) As informações referentes à doença mental ou tratamento, em todas as circunstâncias, serão fornecidas ao familiar responsável indicado pelo juiz.
(B) A internação hospitalar é indicada como forma prioritária de todos os tratamentos.
(C) É proibido ao paciente portador de doença mental o livre acesso aos meios de comunicação disponíveis.
(D) O esclarecimento quanto a internação involuntária será realizado pela autoridade policial do município.
(E) É direito que essas pessoas sejam tratadas, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental. X
8. (Pref. Vacaria/RS - FUNDATEC Ð Enfermeiro Ð 2014) “Previstos para dar cobertura aos municípios com mais de 200.000 habitantes, estão presentes hoje, em sua maioria, nas grandes metrópoles brasileiras – os municípios com mais de 500.000 habitantes representam apenas 0,63 % por cento dos municípios do país, mas concentram boa parte da população brasileira, cerca de 29% da população total do país. São serviços de grande complexidade, uma vez que funcionam durante 24 horas em todos os dias da semana e em feriados. Com no máximo cinco leitos, realiza, quando necessário, acolhimento noturno (internações curtas, de algumas horas a no máximo 7 dias). A equipe mínima para estes serviços deve contar com 16 profissionais, entre os profissionais de nível médio e superior, além de equipe noturna e de final de semana. Estes serviços tem capacidade para realizar o acompanhamento de cerca de 450 pessoas por mês.
Esta descrição refere-se a qual serviço de Atenção à Saúde Mental:
A) Serviço Residencial Terapêutico.
B) CAPS i.
C) UPA Sa.de Mental.
D) CAPS AD II.
E) CAPS III. X

Outros materiais