Buscar

SIMULADOS E PROVAS DE GENETICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SIMULADO DE GENETICA
Um indivíduo heterozigoto quanto a dois pares de genes localizados em diferentes pares de cromossomos formará quantos tipos de gametas e em quais proporções? 
	
16, 9:3:3:1 
 
	
2, 1:1 
	
1, 1 
 Certo	
4, 1:1:1:1 
	
8, 3:1 
Respondido em 27/10/2022 21:44:33
Explicação:
A quantidade de tipos de gametas é calculada a partir do número de genes heterozigotos (2n, n é o número de genes heterozigotos), as proporções serão sempre iguais.
2a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Em galináceo podemos encontrar animais com asas e pernas curtas o que chamamos de rastejantes. Em cruzamento de aves normais com rastejantes encontramos os dois fenótipos em proporções iguais. Do cruzamento entre animais rastejantes os descendentes nascem rastejantes e normais na proporção 2/3: 1/3. E do cruzamento entre animais normais teremos somete animais normais. Com base nisso diga qual dos alelos é o dominante? 
 
 
 Certo	
O para o fenótipo rastejante; 
	
Ambos são dominantes; 
	
Não é possível saber. 
 
	
Ambos são recessivos; 
	
O para o fenótipo normal; 
Respondido em 27/10/2022 21:46:14
Explicação:
O caráter é controlado por um par de genes com dominância, onde o alelo para rastejante é o dominante. Este alelo em homozigose é letal, o que fica claro com a proporção de 2/3:1/3 do cruzamento entre animais rastejantes. E, do cruzamento entre indivíduos normais nascem somente normais mostrando que são homozigotos recessivos. 
3a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Considere um casal de indivíduos que apresentam o mesmo fenótipo e que após um cruzamento geraram um descendente com fenótipo diferente deles. Se essa característica for mono-híbrida podemos concluir que: 
 Certo	
O genótipo parental é obrigatoriamente heterozigotos para essa característica e o filho homozigoto recessivo. 
	
O genótipo parental é homozigoto recessivo para essa característica e o filho heterozigoto dominante. 
	
O genótipo parental é obrigatoriamente homozigoto dominante para essa característica e o filho heterozigoto recessivo. 
	
O genótipo parental é heterozigotos recessivos para essa característica e o filho homozigoto dominante. 
	
Tanto o genótipo parental quanto o descendente são heterozigotos para essa característica. 
 
Respondido em 27/10/2022 21:52:06
Explicação:
Ao observarmos descendente com fenótipo diferente dos pais quando estes são iguais entre si, os pais serão heterozigotos e o filho homozigoto recessivo, isso porque os pais estão carregando uma informação que não está sendo expressa neles. 
4a
 Questão	Acerto: 0,0 / 1,0
Um dos principais mecanismos da evolução é a deriva genética. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor define esse mecanismo.
 Errado	
Seleção do organismo mais apto a viver em uma área.
 Certo	
Alterações na frequência alélica, que ocorre de maneira totalmente aleatória. 
	
Alterações nos fenótipos de indivíduos de uma população.
	
Alterações na frequência de migração dos indivíduos de uma população.
	
Mudanças no DNA que ocorrem para garantir a adaptação.
Respondido em 27/10/2022 22:00:37
Explicação:
A resposta correta é: Alterações na frequência alélica, que ocorre de maneira totalmente aleatória. 
5a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Em uma população formada por 5.000 indivíduos, existem 450 do tipo Rh negativo. Considerando que esta população se encontra em equilíbrio de Hardy-Weinberg, espera-se que o número de indivíduos Rh positivo homozigoto nessa população seja de:
	
2.275
	
4.550
	
1.050
	
450
 Certo	
2.450
Respondido em 27/10/2022 22:01:50
Explicação:
A resposta correta é: 2.450
6a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Com base o princípio de Hardy-Weinberg, caso uma população não sofra influências de processos evolutivos, as frequências gênicas:
	
aumentarão gradativamente.
	
sofrerão grandes modificações. 
	
sofrerão modificações constantes.
 Certo	
permanecerão constantes.
	
sofrerão mutações.
Respondido em 27/10/2022 22:05:23
Explicação:
A respsota correta é: permanecerão constantes.
7a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
De acordo com o mapa da violência, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2017, foram registrados mais de 60 mil casos de estupro em todo o país. A prova pericial é fundamental para a confirmação do crime e indicação de autoria. Tanto o exame clínico realizado pelo Médico Legista quanto os exames laboratoriais ou a perícia no local do crime, que ficam a cargo dos Peritos Criminais, são indispensáveis para fundamentar os Laudos Periciais. Em relação aos procedimentos e técnicas empregadas no exame de casos de crimes sexuais, assinale a alternativa correta. 
	
A liberação de resultado positivo para a presença de traços de sêmen no corpo de vítimas de estupro só deverá ser confirmada quando ambos os exames, PSA e Fosfatase ácida, forem reativos. 
 Certo	
O método de extração diferencial do DNA é empregado em casos de violência sexual com intuito de separar o DNA masculino (FE - Fração Espermática) do DNA feminino (FNE ¿ Fração Não Espermática), presentes em amostras de secreção vaginal e outras secreções e amostras coletadas do corpo de vítimas de estupro. 
	
O exame de PSA resulta não reativo para amostras de sêmen oriundas de indivíduos vasectomizados, visto que estes deixam de liberar espermatozoides. 
	
O crime de estupro ainda não se enquadra dentre os crimes que, de acordo com a Lei n° 12.654/2012, preveem a coleta de DNA de condenados e inclusão em um banco de perfis genéticos criminais. 
 
	
A pesquisa de Espermatozoide foi substituída pelo exame de PSA nas unidades periciais Brasileiras. 
Respondido em 27/10/2022 22:35:57
Explicação:
A reposta correta é: O método de extração diferencial do DNA é empregado em casos de violência sexual com intuito de separar o DNA masculino (FE - Fração Espermática) do DNA feminino (FNE ¿ Fração Não Espermática), presentes em amostras de secreção vaginal e outras secreções e amostras coletadas do corpo de vítimas de estupro. 
8a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
(FGV/2010 - adaptada) Um fragmento de DNA, contendo um gene humano, por exemplo, pode ser unido ao DNA de um vetor e a nova molécula de DNA formada pode então ser introduzida numa célula hospedeira (por exemplo, uma bactéria). O vetor utilizado desta maneira é chamado vetor de clonagem e o DNA propagado por inserção num destes vetores é chamado de clone. Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Os vetores de clonagem são pequenas moléculas lineares de DNA fita dupla, derivados de plasmídeos maiores que ocorrem naturalmente nas células bacterianas.
II. Os vetores de clonagem possuem um sítio único de clonagem, permitindo a inserção sítio-específica de outra molécula de DNA (o inserto).
III. O vetor de expressão tem como objetivo gerar o produto gênico, ou seja, o gene de interesse é clonado no vetor de expressão e assim é possível se obter a expressão de um insumo biotecnológico como a insulina, por exemplo.
Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
	
As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
Somente a afirmativa I está correta.
 Certo	
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Respondido em 27/10/2022 22:52:55
Explicação:
Os vetores de clonagem são moléculas de DNA oriundas de plasmídeos, bacteriófagos e cosmídeos. Os vetores de clonagem são oriundos de plasmídeos, mas não existem plasmídeos menores ou maiores.
9a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
A amniocentese é um método invasivo difundido no diagnóstico pré-natal. Pode ser utilizado a partir de 10 semanas até o fim da gravidez, sendo numerosas as suas indicações. Assinale a alternativa
que NÃO representa uma indicação da amniocentese. 
	
Infecções 
 Certo	
Avaliação de batimentos cardíacos fetais 
 
	
Doenças metabólicas 
	
Anomalias cromossômicas 
	
Defeitos do tubo neural 
Respondido em 27/10/2022 22:50:57
Explicação:
A reposta correta é: Avaliação de batimentos cardíacos fetais.
10a
 Questão	Acerto: 0,0 / 1,0
Quando falamos em câncer, pensamos em uma única doença, entretanto, o termo é utilizado para definir um conjunto de mais de 100 doenças. Todas essas enfermidades apresentam em comum o fato de: 
	
Apresentarem células maiores que o normal. 
 
	
Apresentarem células menores que o normal. 
	
Apresentarem células que migram por todo o corpo. 
 Certo	
Apresentarem células com crescimento desordenado. 
 Errado	
Apresentarem células que não sofrem divisão celular e formam tumores. 
Respondido em 27/10/2022 22:51:33

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais