Buscar

Movimentos sociais politica aula 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Movimentos sociais 
A luta dos movimentos sociais vem sendo encetada para resistir às políticas liberais e neoliberais executadas pelos governos ditatoriais e democráticos, com avanços desde a década de 1970, desde então ações coletivas são mantidas por grupos organizados da sociedade, visando lutar por alguma causa social sendo acionadas ao mesmo tempo por estratégias de minimização da miséria e da pobreza extrema. 
O grito levantado pelos movimentos sociais representa a voz de pessoas excluídas do processo democrático, que buscam ocupar os espaços de direitos na sociedade.
Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática, que tendem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade. A tendência de combate aos movimentos sociais, criminalizando-os como se não tivessem direito de resistir a essas políticas, pretende estabelecer um confronto entre as forças progressistas e setores populares que podem ser cooptados mediante as políticas publicas, com isso algumas características podem ser citadas como modos comuns de funcionamento dos movimentos sociais, que unem as pessoas em torno de uma causa comum, eles visam uma reestruturação social que inclua os seus interessados no poder comum e garanta-os seus direitos de cidadãos.
Enfim os movimentos sociais podem garantir a força dos cidadãos brasileiros no crescimento cultural e na vida da sociedade, as escolas e os docentes fortalece os movimentos com o potencial de ampliar a vida que se esconde em cada pessoa que ainda não consegui lutar por seus direitos.

Continue navegando

Outros materiais