Buscar

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL QUESTIONÁRIO I


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL QUESTIONÁRIO I 
· DE ACORDO COM O MATERIAL ESTUDADO, O QUE É “FRASE”? EXCETO:
Um conjunto de palavras e parágrafos encadeados, que permitem interpretação e transmitem uma mensagem.
· EMBORA HAJA A LIBERDADE PRÓPRIA DA FALA OU DO DISCURSO, A GRAMÁTICA IMPÕE LIMITES PARA SE CONSTRUIR UMA FRASE. UMA FRASE, PARA SER COMPREENSÍVEL, DEVE APRESENTAR:
Inteligibilidade, quando uma frase não apresenta gramaticalidade ou gramaticalidade precária, significa que a frase pode ser um enunciado incompreensível, ou seja, um conjunto de palavras que, embora isoladamente tenham sentido, no conjunto não têm.
·  UM PARÁGRAFO PADRÃO DEVE SER DIVIDIDO EM: INTRODUÇÃO OU TÓPICO FRASAL (EXPOSIÇÃO SUCINTA DA IDEIA NÚCLEO DO PARÁGRAFO); DESENVOLVIMENTO (EXPLANAÇÃO MAIS COMPLEXA DO TÓPICO FRASAL) E CONCLUSÃO (JUSTIFICATIVA DO TÓPICO FRASAL). 
Verdadeiro
· DE ACORDO COM O QUE FOI ESTUDADO SOBRE AS DEFINIÇÕES DE TIPOS DE LÍNGUA, CONCORDAMOS QUE:
A língua falada é mais espontânea, abrange a comunicação linguística em toda sua totalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo-se fisionomias.
· NO BRASIL, TODOS FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA, MAS EXISTEM USOS DIFERENTES DA LÍNGUA DEVIDO A DIVERSOS FATORES. DENTRE ELES, DESTACAM-SE, EXCETO:
Fatores linguagem: é a capacidade humana de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem.
· DENTRO DA UNIDADE DA LÍNGUA, HÁ UMA GRANDE DIVERSIFICAÇÃO NOS MAIS VARIADOS NÍVEIS DA FALA. DEVIDO AO CARÁTER INDIVIDUAL DA FALA, É POSSÍVEL OBSERVAR ALGUNS NÍVEIS.
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
I e III
· O TERMO TIPOLOGIA TEXTUAL (DIFERENTE DE TIPOS TEXTUAIS) DESIGNA UMA SEQUÊNCIA DEFINIDA PELA NATUREZA LINGUÍSTICA DE SUA COMPOSIÇÃO, OU SEJA, ESTÁ RELACIONADO COM QUESTÕES ESTRUTURAIS DA LÍNGUA, DETERMINADAS POR ASPECTOS LEXICAIS, SINTÁTICOS, RELAÇÕES LÓGICAS E TEMPO VERBAL. PODEMOS VERIFICAR QUE A AFIRMATIVA ACIMA É:
Falso.
· CONFORME ESTUDAMOS, PRODUZIMOS TEXTOS EM DIFERENTES CIRCUNSTÂNCIAS. A CADA CIRCUNSTÂNCIA CORRESPONDEM: EXCETO:
Descrição: Têm por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Os gêneros que se apropriam da estrutura descritiva são: laudo, relatório, ata, guia de viagem etc. Também podem ser encontrados em textos literários por meio da descrição subjetiva.
· É A RELAÇÃO QUE SE ESTABELECE ENTRE AS DIVERSAS PARTES DO TEXTO, CRIANDO UMA UNIDADE DE SENTIDO. ESTÁ LIGADA AO ENTENDIMENTO, À POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO DAQUILO QUE SE OUVE OU LÊ. MAS NÃO BASTA COSTURAR UMA FRASE A OUTRA PARA DIZER QUE ESTAMOS ESCREVENDO BEM. ESSE CONCEITO É SOBRE:
Coerência
· OS ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO QUE DEMONSTRAM OU MANIFESTAM AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM MEDIANTES AÇÕES, PROCEDIMENTOS OU MODO DE ATUAR, SÃO ASSIM REPRESENTADOS: EXCETO:
Função não-fática / Correto: Função Fática
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL QUESTIONÁRIO II 
De acordo com os estudos realizados, qual o conceito de Português Instrumental?
É o estudo da língua portuguesa, que objetiva a capacitação para a compreensão, para a interpretação e para a composição de textos.
· Ao escrever um bom texto devemos levar em consideração algumas regras básicas, são elas, exceto:
Não utilize palavras, expressões e variantes conhecidas na forma coloquial, mas que são aceitas no registro formal da língua portuguesa.
· Um parágrafo é um conjunto de frases que se articulam adequadamente. Escrever um texto mal elaborado, com frases desconexas e sem uma sequência lógica, é consequência da pouca atenção que se dá ao parágrafo. Vamos a algumas observações sobre o parágrafo:
Todas as alternativas acima estão corretas.
· A dissertação é a forma de composição que consiste na posição pessoal sobre determinado assunto. Quanto à formulação dos textos, o discurso dissertativo pode ser:
Expositivo – consiste numa apresentação, explicação, sem o propósito de convencer o leitor. Não há intenção expressa de criar debate, pela contestação de posições contrárias às nossas.
· O texto dissertativo argumentativo tem uma estrutura convencional, formada por três partes essenciais. Exceto:
Apresentação de traços ou características de um ser vivo, um objeto, um ambiente, uma cena.
· Paulo Freire, no seu texto Consideração em Torno do Ato de Estudar, nos chama a atenção para os seguintes itens indispensáveis ao ato de estudar, exceto:
O ato de estudar não depende de uma atitude de humildade face ao saber
· Pode-se inferir que o texto ou discurso se caracteriza por sua unidade formal, material, numa ocorrência linguística falada, escrita ou gestual de qualquer extensão, significado ou importância em que seus constituintes linguísticos devem se mostrar integrados de modo a permitir que seja percebido como um todo coeso. Assim, um texto será bem compreendido quando: Marque a alternativa correta.
Todas as alternativas acima estão corretas.
· Sobre as funções de linguagem, podemos afirmar que:
Mensagem – conteúdo transmitido pelo emissor.
· A coesão é um requisito relevante para que sua redação seja clara, eficiente. A coesão textual pode conseguir-se mediante quatro procedimentos gramaticais elementares. Identifique 1 desses quatro elementos.
Reiteração: quando se repetem formas no texto: «E um beijo?! E um beijo do seu filhinho?!» – Quando dará beijos o meu menino?! (Fialho de Almeida) A reiteração pode ser lexical (“E um beijo”) ou semântica (“filhinho”/”menino”).
· Sobre os fatores pragmáticos da textualidade, todas as afirmativas são verdadeira, exceto:
Interpretabilidade – Para que um texto seja coerente existem condições de interpretabilidade ligadas diretamente a ele, como o conhecimento e o uso adequado dos recursos léxicos e gramaticais da língua.