Buscar

Processo de Execução Planejamento da Divulgação, Marketing e Fidelização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Processo de Execução — Planejamento da Divulgação, Marketing e Fidelização
Beatriz Branco, mato-grossense-do-sul, profissional da área de designer com atuação em São Paulo, um dia, decidiu que gostaria de potencializar o uso dos seus conhecimentos e habilidades para iniciar um novo negócio.
Com essa motivação, voltou para o Mato Grosso do Sul e iniciou uma jornada em busca de oportunidades, nem sempre associadas às suas áreas de sua formação e conhecimento, mas que despertassem paixão, associadas a um propósito de vida.
No processo da busca por ideias e oportunidades, participou do curso Empretec, do Sebrae, com duração de 6 dias, e no seu desenvolvimento surgiu a ideia de fazer chocolates. Beatriz nunca havia feito chocolates na vida, mas tinha em mente um produto conceitual: chocolate, que representasse o seu propósito de vida, associado à sustentabilidade e ao resgate dos sabores e da gastronomia tradicional do Brasil e do Pantanal.
Durante o curso, criou uma página de negócios no Facebook, desenvolveu uma embalagem para os chocolates que transmitisse o propósito do conceito idealizado do produto, definiu o nome do negócio, Angi Chocolates (oriundos da árvore Angico da qual gosta muito), e iniciou as vendas virtuais (lembrando que: não sabia fazer chocolates até o momento).
Para a surpresa de Beatriz, apenas com a imagem e o conceito do chocolate Angi, a ideia começou a se concretizar. Centenas de pessoas solicitaram encomendas do produto oferecido com variação de sabores: chocolate com pequi, guariroba, baru, entre outros frutos do cerrado brasileiro.
O resultado positivo da prototipagem e checagem da ideia de Beatriz Branco no curso Empretec sinalizou que existe um mercado real disposto a pagar mais por produtos com diferenciação na origem, qualidade das matérias-primas, nesse caso, os chocolates, e associados à fidelidade em questões socioambientais.
Beatriz Branco foi para o campo. Aprendeu com especialistas brasileiros a fazer o chocolate das amêndoas e a barra de chocolate. Pesquisou e aprendeu sobre as tecnologias de produção, processamento. Inseriu plantas alimentícias não convencionais em novas linhas de produtos e principalmente buscou parcerias estratégicas para aprender ou desenvolver em conjunto, ações que não dominava, e o conhecimento sobre, por exemplo, a tecnologia para a produção de chocolates, das amêndoas à barra.
Hoje, após 2 anos de atuação no mercado virtual e vendas para todo o Brasil, participação em eventos e feiras, a @Angichocolates possui mais de 30 mil seguidores. Atualmente, o negócio está em expansão, com a criação da Casa Angi, espaço para vivenciar experiências com a gastronomia pantaneira, do cerrado, cacau e chocolates.
A empreendedora tornou-se um caso de sucesso no Facebook e referência para empresas.
Assista ao vídeo completo proposto na apostila da disciplina, reflita e responda à questão proposta a seguir.
Vamos Praticar
Com base na análise do caso de sucesso da empreendedora da Angi Chocolates e demais casos estudados na apostila da disciplina, descreva como o processo de planejamento da divulgação e marketing dos negócios, com o uso das tecnologias, pode contribuir para a escala e a rentabilidade dos negócios inovadores.
Apresente exemplos em que os negócios das áreas de engenharias e tecnologias, através da ampliação dos mercados e parcerias estratégicas, como a captação de investidores, obtiveram visibilidade e escalabilidade por meio do planejamento eficiente, da divulgação e marketing.
Ao final, disponibilize seu trabalho no fórum da seção.
Referências
RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012.
Texto dissertativo
Antes de apresentar resultados, a grande maioria das startups e das pequenas e médias empresas teve de enfrentar muitas dificuldades e, até mesmo, lidar com grandes fracassos. Os relatos mostram como se repetem situações, em que se busca ajustar o foco e elaborar novos planos de negócios, redirecionar as ações e reorientar os esforços tecnológicos. Há vários exemplos de como a persistência é decisiva para o sucesso. 
A Altave é um bom exemplo, pela determinação em conseguir apresentar suas soluções de balões estacionários em grandes eventos. Também merecedor de registro é o longo caminho que levou ao desenvolvimento do larvicida biológico Biovech pela Neovech. 
A PROSUMIR é mais outro exemplo: o fracasso da primeira iniciativa fez repensar os conceitos e os modelos de negócios, até que se chegasse ao desenvolvimento de um produto inovador. São muitos os casos similares, como o da Cervejaria Insana com sua inovadora cerveja de pinhão, que enfrentou muita ociosidade e resultados econômicos negativos, até reelaborar seu modelo de negócio. Ou do kit motorizado da LIVRE, cujo DNA empreendedor antecede a criação da empresa e se reflete na persistência e na criatividade, visando à busca de mercado. Ou ainda da Tecvix, uma indústria de porte médio, que se viu obrigada a redefinir sua estratégia, aumentando o foco em inovação e criando uma spin-off, focada no setor de óleo e gás. 
Referências
Disponível em < https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/ab/09/ab09c2ac-6f36-4a53-81fd-f17db82b81e9/22casos_web.pdf > Acesso em 27 ago. 2023.

Continue navegando