Buscar

3aaSérie Irã x Iraque Guerra do Golfo 23

Prévia do material em texto

Ruhollah Musavi Khomeini – Teocracia islâmica 
ISLAMISMO RADICAL 
XIITA. 
CONTRÁRIO ÀS POTÊNCIAS OCIDENTAIS. 
FIM DA MONARQUIA
XÁ REZA Pahlevi
ASSUME O GOVERNO DO IRAQUE EM 1979 – ( PERÍODO EM QUE UMA MINORIA SUNITA – PASSOU A GOVERNAR UM PAÍS DE MAIORIA XIITA)
GOVERNO MONÁRQUICO DE XÁ REZA PAHVLEV – PROXIMIDADE COM EUA.
Jimmy Carter (EUA) 
PERÍODO EM QUE EUA e IRÃ ERAM PRÓXIMOS POLÍTICAMENTE E ECONÔMICAMENTE. 
 COM A DEPOSIÇÃO DE XÁ – EUA PASSA A SER UM PAÍS IGNORADO PELO IRÃ. 
Confluência rio Tigre e Eufrates, formando o Shatt al-Arab (“Costa dos Árabes”), um canal de 193 km – EM TERRITÓRIO IRAQUIANO. 
IRÃ HAVIA PASSADO RECENTEMENTE PELA REVOLUÇÃO ISLÂMICA XIITA. 
IRAQUE 
GOVERNO SUNITA 
Maioria da população iraquiana era xiita.
A Guerra Irã-Iraque ou Guerra Irão-Iraque foi um conflito militar travado entre o Irã e o Iraque, resultado de disputas políticas e territoriais entre ambos os países. A guerra começou quando os iraquianos invadiram o território iraniano em 22 de setembro de 1980.
Guerra Irã-Iraque - Contra o Irã, EUA se aliaram a Saddam Hussein 
Representante dos EUA. 
A guerra finalmente terminou em julho de 1988, quando o Irã, desmoralizado após diversas baixas e ataques mal sucedidos, aceitou o cessar-fogo.
 FIM DO CONFLITO 
 Tempo do conflito - 22 de setembro de 1980 – 20 de agosto de 1988
 
Contraiu dívidas com a guerra Irã x Iraque 
 SADDAM HUSSEIN 
Única saída – negociar petróleo com preço mais elevado
 O Kuwait – não aceitou tal proposta (Preferia vender petróleo mais barato) 
Saddam alegava que o Kuwait estava explorando petróleo na parte subterrânea pertencente ao Iraque. 
 o próprio Kuwait ,pequeno país árabe, estava cobrando o pagamento das dívidas iraquianas contraídas na Guerra IRÃ X IRAQUE. 
COBRANÇA DO KUWAIT
A única solução geopolítica, na visão do presidente Saddam, foi invadir o KUWAIT.
A Invasão do Kuwait, também conhecida como a Guerra Iraque-Kuwait, foi um grande conflito entre a República do Iraque e o Estado do Kuwait, o que resultou em sete meses de uma longa ocupação do Kuwait .
Data: 2 de ago. de 1990 – 4 de ago. de 1991
GOLFO PÉRSICO FECHADO
A Guerra do Golfo Pérsico introduz recursos tecnológicos sofisticados, tanto no campo bélico como em seu acompanhamento pelo resto do planeta. A TV transmite o ataque a Bagdá ao vivo, e informações instantâneas sobre o desenrolar da guerra espalham-se por todo o mundo. A propaganda norte-americana anuncia o emprego de ataques cirúrgicos, que conseguiriam acertar o alvo militar sem causar danos a civis próximos. Tanques e outros veículos blindados têm visores que enxergam no escuro graças a detectores de radiação infravermelha ou a sensores capazes de ampliar a luz das estrelas. Mas o maior destaque é o avião norte-americano F-117, o caça invisível, projetado para minimizar sua detecção pelo radar inimigo.
TECNOLOGIA QUE ASSUSTOU O MUNDO 
PRIMEIRO CONFLITO DE GRANDE PROPORÇÃO 0 NO CONTEXTO DA NOVA ORDEM MUNDIAL 
 PRIMEIRA GUERRA AO VIVO PELA TV 
PRESIDENTE BUSH PAI ...1990
PRESIDENTE BUSH FILHO - 2001
COALISÃO 
 Forças da Coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos e patrocinada pela Organização das Nações Unidas, com a aprovação de seu Conselho de Segurança, através da Resolução 678, autorizando o uso da força contra as tropas iraquianas no kuwait. 
A Arábia Saudita torna-se base temporária para as forças dos EUA, do Reino Unido, da França, do Egito, da Síria e de países que formam a coalizão anti-Hussein. Fracassam as tentativas de solução diplomática, e, em 29 de novembro, a ONU autoriza o ataque contra o Iraque, caso seu Exército não se retire do Kuweit até 15 de janeiro de 1991.
Em 16 de janeiro, as forças coligadas de 28 países liderados pelos EUA dão início ao bombardeio aéreo de Bagdá, que se rende em 27 de fevereiro. Como parte do acordo de cessar-fogo, o Iraque permite a inspeção de suas instalações nucleares.
BOMBARDEIO A BAGDÁ 
As últimas tropas iraquianas saíram do Kuwait no dia 28 de fevereiro de 1991 e, nesse mesmo dia, os Estados Unidos encerraram a ofensiva militar e a Guerra do Golfo.
 MESMO COM DERROTA SADDAM HUSSEIN CONTINUOU GOVERNADO O IRAQUE 
O 11 DE SETEMBRO DE 2001
Filme TRUE LIES 
IRMÃO- Governador da Califórnia 
Pai – Ex- presidente
2001
George Herbert Walker Bush
Jeb Bush
George W. Bush 
 EX-PRESIDENTE DOS EUA. 
 ATIVIDADES
1-Explique porque o líder iraquiano Saddam invadiu parte do território iraniano causando a primeira Guerra entre IRÃ e IRAQUE. 
 2- Explique o que representou a Revolução islâmica Iraniana em 1979 para o Oriente Médio. 
3- Apresente 3 argumentos que justifiquem a invasão do Kuwait pelo líder iraquiano Saddam Hussein. 
4- Segundo muitos analistas geopolíticos, o ataque às Torres Gêmeas fora encomendado pela própria política intervencionista americana. Explique essa afirmação. 
5- Segundo o documentarista Michael Moore, o que explica a dificuldade de reação do ex-presidente George W.Bush diante dos ataques às Torres Gêmeas? 
6- Quais foram os dois países que sofreram ataque dos EUA após o 11 de Setembro? 
7- Pesquise na internet uma breve biografia sobre Saddam Hussein. 
AFEGANISTÃO
Talibã é um movimento fundamentalista islâmico nacionalista que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994 e que, efetivamente, governou cerca de três quartos do Afeganistão entre 1996 e 2001
Após os atentados de 11 de setembro, o presidente George Bush adotou medidas ofensivas ao terrorismo e o alvo central era o Afeganistão, os EUA contaram com a participação da Grã-Bretanha, de inimigos do passado como a Rússia e o Paquistão. Em outubro de 2001 os EUA e o Reino Unido lançaram várias bombas em cidades afegãs, o taliban foi derrotado ainda em 2001.
O governo americano colocou no poder um aliado com a incumbência de reconstruir a nação e instaurar a democracia, marcada pela rivalidade entre as diversidades étnicas e religiosas.
Nesse mesmo período, o governo norte-americano conseguiu a liberação de fundos do orçamento para o investimento em armas, no valor de 370 bilhões de dólares. Com o passar do tempo, o fracasso na captura de Bin Laden direcionou atenção do governo norte-americano contra outros possíveis inimigos dos EUA. O chamado “eixo do mal” teria como alvos principais alguns países como Irã, Coréia do Norte e Iraque. Este último, comandado por Saddam Hussein, foi o primeiro a ser investigado pelos EUA.
No ano de 2002, o presidente George W. Bush iniciou uma forte campanha contra as ações militares do governo iraquiano. Em diversas ocasiões, denunciou a presença de armas de destruição em massa que poderiam colocar em risco os Estados Unidos e seus demais aliados. Após denunciar a produção de armas químicas e biológicas no Iraque, os EUA conseguiram que uma delegação de inspetores das Nações Unidas investigasse o estoque de armamentos controlados por Saddam Hussein.
GUERRA DO IRAQUE 2003
IRAQUE
IRÃ 
COREIA DO NORTE 
O termo "eixo do mal" foi usado pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, George W. ... Segundo Bush, os três países que constituem o "eixo do mal"-Coréia do Norte, Irã e Iraque- possuem armas de destruição em massa e patrocinam o terrorismo regional e mundial.
EIXO DO MAL

Mais conteúdos dessa disciplina