Buscar

Fóruns SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 11
O uso do teatro em sala de aula é basilar para promoção da aprendizagem ativa e engajamento dos educandos. Ele incita a criatividade, desenvolve a expressão oral e corporal, e auxilia na compreensão dos conceitos complexos de forma prática e lúdica. Promove também a empatia, porque os alunos podem se colocar no lugar de personagens múltiplos, aumentando sua compreensão do mundo. O teatro faz com que o processo de ensino e aprendizagem fique bem mais ativo e significativo. Lembro na escola que o teatro era minha materia favoria. No sexto ano criei uma peça sobre a paz mundial com os deuses do Olimpo, da mitologia grega.
Aula 12
 Segundo o texto, as artes visuais podem ser usadas em sala de aula para estimular a capacidade criadora e a expressão dos alunos, consentindo que eles se expressem através de desenhos, pinturas e outros contornos artísticos. Essa abordagem auxilia na melhora da compreensão de conceitos abstratos, promovendo apreço pela cultura visual e o desenvolvimento das habilidades de observação crítica. Além do mais, as artes visuais podem ser conectadas a outras disciplinas, tornando o processo de aprendizagem e mais rico e envolvente.
Aula 10
O uso do cinema em sala de aula torna o aprendizado mais visual e envolvente, promovendo a compreensão de conceitos difíceis. O cinema ainda permite explorar diferentes aspectos culturais e históricos, promove a empatia e a consciência integral.É um instrumento eficaz para o estimulo ao debate e a discussão em sala de aula, pois incentiva a participação dos alunos. 
Aula 9
Os quadrinhos são ferramentas educacionais bem versáteis, pois promovem a leitura e a interpretação visual, incitam a imaginação e a criatividade dos alunos. Por abordarem uma extensa variedade de temas, torna o aprendizado mais compreensível e atraente. Eles ajudam também no desenvolvimento da análise crítica, porque os alunos são capazes de explorar narrativas difíceis e estruturas de enredo. Quando dava aulas particulares, eu usava muito os quadrinhos da Turma da Mônica. 
Aula 8
O jornal pode ser usado para alargar habilidades de leitura crítica, analisar notícias, escrita e compreensão textual. Os alunos podem debater episódios contemporâneos, explorar perspectivas diferentes e inventar projetos fundamentados em notícias, como debates, artigos de opinião ou apresentações. O jornal ajuda na conscientização dos alunos sobre temas sociais e políticos, o que torna o aprendizado mais relevante para sua existência. Na escola, minha professora trabalhou uma época com notícias antigas, na época da ditadura Militar no Brasil. Fizemos um projeto que envolvia música e notícias da época.
Aula 7
A educação infantil exerce um papel fundamental na emancipação das crianças. Ela propõe um ambiente de aprendizado que agencia o desenvolvimento de aptidões sociais, emocionais e cognitivas. Ao estimular a curiosidade e a criatividade desde cedo, a educação infantil auxilia as crianças a se tornarem autônomos e confiantes. Ao designar um ambiente de inclusão e respeito, a educação infantil coopera para a emancipação no reconhecimento e valorização da personalidade de cada criança, promovendo a autoestima e o senso de identidade
Aula 6
Na educação infantil, as avaliações necessitam ter como objetivo basal a observação e compreensão do desenvolvimento da criança em diferentes aspectos, como emocionais, cognitivos, sociais e motores. O enfoque das avaliações não devem ser em notas ou classificações, mas em identificar as necessidades singulares de cada criança, dando apoio e direção para seu desenvolvimento e aprendizado. O acompanhamento continuado e a comunicação eficaz com os responsáveis são efetivos para garantir um ambiente de educação infantil inclusivo, respeitoso e centralizado no desenvolvimento da criança.

Outros materiais