Buscar

A fisioterapia na tendinite 92

Prévia do material em texto

A tendinite é a inflamação dos tendões, geralmente causada por lesões repetitivas ou excesso de uso. O tratamento da tendinite geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, na qual a fisioterapia desempenha um papel fundamental. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a fisioterapia pode ajudar no tratamento da tendinite:
**Redução da Inflamação:** A terapia física pode incluir o uso de técnicas para reduzir a inflamação, como crioterapia (aplicação de gelo), terapia a frio e uso de compressas de gelo.
**Exercícios Terapêuticos:** O fisioterapeuta pode prescrever exercícios específicos para fortalecer os músculos ao redor do tendão afetado. Fortalecer esses músculos pode melhorar a estabilidade e reduzir a pressão sobre o tendão, ajudando na recuperação.
**Alongamento e Mobilidade:** Aumentar a flexibilidade dos músculos e tendões adjacentes à área afetada pode ajudar a melhorar a mobilidade e reduzir a tensão sobre o tendão afetado.
**Técnicas Manuais:** O fisioterapeuta pode empregar técnicas de terapia manual, como massagem suave e mobilizações articulares, para reduzir a dor e promover a circulação sanguínea na área afetada.
**Avaliação e Orientação:** Além dos tratamentos diretos, a fisioterapia inclui a avaliação e orientação sobre movimentos, postura e atividades diárias que podem agravar a tendinite. O fisioterapeuta fornecerá orientações sobre modificações no estilo de vida ou atividades para prevenir a recorrência da inflamação dos tendões.
**Uso de Tecnologias Avançadas:** Em algumas situações, a fisioterapia pode incorporar tecnologias avançadas, como ultrassom terapêutico ou terapia a laser, que têm sido utilizadas para ajudar na recuperação da tendinite.
A fisioterapia é uma abordagem não invasiva que pode ajudar significativamente na recuperação da tendinite, reduzindo a dor, melhorando a força muscular e a mobilidade e prevenindo futuras lesões. No entanto, é essencial buscar orientação médica para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado que possa incluir intervenções fisioterapêuticas adequadas ao caso.

Continue navegando