Buscar

gestão de custos e formação estrategica de preços N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Anhembi-Morumbi
Curso : MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS 
Aluna : Barbara Fernanda Aquino
GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO ESTRATÉGICA DE PREÇOS
N1
"Capturar o valor percebido pelos clientes (atuais e novos) em relação aos produtos comercializados pode ser uma alternativa focada em melhores resultados. Mas, para tal, é necessário que este valor seja, posteriormente, comunicado e efetivamente entregue aos clientes. Sendo assim, capacitar a equipe de vendas de acordo com as estratégias estabelecidas pode auxiliar neste processo, que somado a incentivos aos profissionais de vendas que priorizem melhores margens de lucro líquido e de rentabilidade, não apenas maiores volumes de negócios (ou vendas), possam direcionar a empresa para uma política de preços mais orientada a melhores resultados em uma perspectiva de longo prazo". 
MILAN, G. S. et al. As estratégias de precificação e o desempenho das empresas. READ - Revista Eletrônica de Administração, Caxias, v. 22, n. 2, pp. 419-452, ago. 2016. 
Considerando o case apresentado e o trecho destacado anteriormente, responda: como a estratégia de precificação da Maria pode ter influenciado o resultado financeiro da clínica dentro da perspectiva de valor percebido pelo cliente?  
 
Orientações para a realização da Atividade:
1) A dissertativa deverá se concentrar no tema proposto e contemplar de forma efetiva o solicitado no enunciado;
2) Cópias, transcrições integrais e/ou análises cujo fundamento resida na utilização de ideias de terceiros e acervos pessoais sem a devida referência/citação, comprometem a nota da atividade. Por essa razão, recomenda-se não utilizar cópia integral ou parcial de trabalhos disponíveis na Internet, de obras de referência e acervos pessoais apresentados em outros momentos. Atenção para estas observações;
3) A dissertativa deverá apresentar domínio conceitual com as devidas fundamentações, sendo consideradas também a reflexão e argumentação sobre o tema proposto;
4) Estrutura do argumento: Apresentar introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia sobre a proposta da atividade;
5) Aderência ao conteúdo;
6) Criatividade e autonomia;
7) Clareza: as ideias devem ser apresentadas de forma clara, sem incoerências, e dialogar com o foco geral da atividade;
8) Em conformidade as normas gramaticais da Língua Portuguesa e normas da ABNT;
9) A dissertação deve ter aproximadamente de 20 a 30 linhas;
10) O arquivo deve ser postado no link de entrega da atividade "Resolução do Caso (N1)" e no formato Word ou PDF.
Resposta :
Case: Clínica Estética Mais Bela 
Um bom entendimento e gestão dos custos é importante para que uma empresa se mantenha competitiva a longo prazo, pois a quantidade de negócios e produtos similares no mercado é enorme e o preço é uma forma de se diferenciar, outras variáveis como qualidade do produto, marketing experiência do cliente são fundamentais e também agregam no pacote de benefícios ao cliente . 
A Maria nos mostra um grande conhecimento no que tange a administração, em gestão de custos e formação de Preços, profissionais de especializados em estética, seleção de fornecedores para extrair o que tem melhor em matéria prima e equipamentos, entre outros. 
É notório que ela usou métodos de alocação d os custos, despesas, margem de contribuição, cálculo do Markup e de seu lucro, porém ao meu ver ela olhou muito para “dentro” e pouco para fora, não fez análise dos preços da concorrência, não procurou por feedbacks dos serviços prestados pela concorrência e se iludiu com os ótimos resultados no ínício que na verdade se deram pelo fator da curiosidade dos clientes, ”vamos ver o que essa clínica apresenta de diferente ”, o que a cegou para um conceito muito importante , o Valor Percebido pelo cliente, ou seja, ela observou as questões objetivas, mas as subjetivas deixou de lado, o que ficou claro quando julgou que não precisaria de um profissional de atendimento qualificado e não possuía estratégias de Marketing e Divulgação. 
Para o empreendimento de Maria ter vida longa será necessário o investimento em profissional qualificado ou que forneça um bom treinamento para o contato com os clientes, captação, pós vendas, resolução de problemas. Investimento em Marketing e divulgação para construção de uma identidade, que explicitem os benefícios dos produtos e serviços, implementação da ferramenta CRM como forma de armazenamento de informações do seu público alvo e disparos de promoções, cartões fidelidades, brindes, entre outros. O que Maria precisará buscar é vender soluções e impactar a vida de seus consumidores, entender que está lidando com sonhos e auto estima.
 Portanto, a formação de um preço final que garanta vantagem para ambos os lados é uma tarefa um pouco mais abrangente, o empreendedor precisa ter o seu lado técnico e gostar de gente, procurar entender o comportamento de seu público alvo, mas quando o match acontece, o crescimento pode ser absurdo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 
Malacoski,Fernanda C. F. Gestão de Custos e Formação Estratégica de Preços – 
Roteiro de Estudos. Acesso em: 11 Novembro 2023

Outros materiais