Buscar

Atividade 3 - Contabilidade Setor Publico_Fernando Cardin

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI 		CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 4º PERÍODO
CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PUBLICO
ATIVIDADE 3
As variações patrimoniais são mudanças que ocorrem no patrimônio, representando assim, a evolução ao decorrer do tempo. Podemos classificar em diferentes maneiras, e a contabilidade aplicada ao setor público desenvolve um papel muito importante em evidenciar essas variações de acordo com a prestação de contas e a transparência na sociedade.
Podemos classificar as Variações Patrimoniais Ativas e Passivas, e dentro delas separar em Aumentativas e Diminutivas. Com isso, seguimos assim;
Variação Patrimonial Ativa;
Aumentativa: São os acréscimos que o patrimônio sofre, como receitas e outros ingressos.
Diminutivas: São o que subtrai, ou seja, diminui o patrimônio, como devoluções e cancelamentos de receitas.
Variação Patrimonial Passiva:
Aumentativa: Indicam o aumento do passivo, como a obtenção de empréstimos e a emissão de títulos.
Diminutiva: Refletem a redução do passivo, como o pagamento de dívidas e a amortização de empréstimos.
Temos também as Variações Permutativas, que acredito que seja valioso o entendimento sobre eles neste contexto do Setor Público. Ele é separado como Aumentativo e Diminutivo também, veja abaixo;
Aumentativas: Envolvem mudanças entre elementos patrimoniais, sem alterar o total do patrimônio líquido.
Diminutivas: Também relacionadas a trocas entre elementos, sem impactar o total do patrimônio líquido.
Contabilidade Aplicada ao Setor Público:
A Contabilidade Pública, é de extrema importância para este setor, a contabilização das variações patrimoniais, fornecem informações cruciais nas análises sobre a situação financeira e orçamentária do setor. Ressaltamos que a contabilidade é estruturada de acordo com seus Princípios Fundamentais de Contabilidade, sendo aplicado ao setor público (NBC T 16.1), que incluem os seguintes aspectos:
Princípio da Continuidade:
Garante que as atividades do setor público sejam registradas e evidenciadas considerando sua continuidade, permitindo uma visão clara da evolução patrimonial ao longo do tempo.
Princípio da Oportunidade:
Refere-se ao registro das variações patrimoniais de forma tempestiva e adequada, assegurando que as informações sejam relevantes para a tomada de decisões.
Princípio da Integralidade:
Busca registrar todas as variações patrimoniais, garantindo a abrangência completa das transações e eventos que afetam o patrimônio público.
Prestação de Contas e Transparência
Embora isso não mude em nenhum setor, ou seja, sendo público ou não, mas vale a explicação sobre a importâncias da Prestação de Contas. A contabilidade no setor público executa o papel fundamental e alicerce nas divulgações das prestação de contas, fornecendo por sua vez, confiabilidade das informações, sendo assim claras e transparentes, para a demonstração dos recursos públicos. A evidencialidade das variações patrimoniais, seja ela de qual teor, são ilustradas pelos livros de registros contábeis, como o Balanço Orçamentário, Financeiro e Patrimonial, permitindo que a nossa sociedade e os seus órgãos fiscalizadores, possam compreender de que maneira os recursos estão sendo arrecadados e utilizados.
Além disso, a transparência contábil, é fornecida pelos portais e sistemas online, permitindo que todos possam obter acesso, não privando ninguém em obtê-los. Essa transparência fortalece a accountability e a confiança na gestão dos recursos públicos, contribuindo para uma administração mais eficiente e responsável.
Portanto, as variações patrimoniais são essenciais na contabilidade aplicada ao setor público, promovendo uma base sólida e coesa, para a prestação de contas e a transparência, elementos irrevogáveis para a gestão responsável e eficiente dos recursos públicos.
Aluno: Fernando Riccieri Cardin / RA: 2020102096

Outros materiais