Buscar

Esquistossomose

Prévia do material em texto

Esquistossomose - é uma doença causada por platelmintos da classe Trematoda que ocorrem em diversas regiões do mundo. No Brasil, o responsável pela doença é o Schistossoma mansoni, que tem o homem como hospedeiro definitivo e caramujos de água doce do gênero Biomphalaria, como hospedeiro intermediário. A disseminação da doença é feita através da liberação de ovos pelas fezes de pessoas doentes, quando são depositadas em rios, córregos e outros ambientes de água doce, ou quando chegam a estes locais levadas pelas enxurradas.
Ciclo da esquistossomose\ transmissão 
A transmissão dessa doença é feita a partir do ciclo da esquistossomose.
 O homem doente elimina ovos nas fezes. Na água, esses ovos eclodem e originam larvas ciliadas chamadas miracídios. Tais larvas invadem o caramujo Biomphalaria, em cujo interior reproduzem assexuadamente, originando outras larvas, chamadas cercárias, que são liberadas na água. Essas larvas são infectantes do homem e penetram pela pele, atingindo o sistema porta-hepático, onde se transformam em vermes adultos.
(Para explicar resumido achei esse mapa mental muito bom )
Quais são os sintomas de esquistossomose?
A esquistossomose é geralmente assintomática, nos dois primeiros meses de infecção. Depois, ela passa a se dividir em duas fases.
A fase aguda da esquistossomose apresenta sintomas que podem incluir:
– Coceiras e alergias na pele;
– Febre;
– Dor no corpo;
– Calafrios;
– Falta de apetite;
– Fadiga e prostração;
– Emagrecimento;
– Tosse;
– Diarreias e
– Náuseas e vômitos.
Na fase crônica, o paciente que possui esquistossomose pode apresentar diarreia e prisão de ventre de forma alternada
Como é a prevenção da esquistossomose?
Não existe vacina para a esquistossomose, sendo que a principal forma de prevenção da esquistossomose é por meio da boa manutenção do saneamento básico, evitando-se ao máximo o contato com águas poluídas e que apresentam a presença de caramujos.
Fatores de risco
– Ausência de saneamento básico e acesso à água potável
– Pisar, nadar ou lavar objetos em água contaminada 
 Como é o tratamento da esquistossomose?
O tratamento da esquistossomose é feito por meio de medicamentos e drogas que combatam a proliferação da droga, impedindo que o verme se alimente dos insumos oferecidos pelo corpo e fazendo com que o número de parasitas diminua progressivamente, até acabar de vez.
Remédios antiparasitários eliminam o verme do corpo. Geralmente o indivíduo se recupera em casa .Casos mais graves de esquistossomose crônica podem necessitar de cirurgia e de internação hospitalar.
O diagnóstico
É simples. Exames detectam a presença de ovos do parasita nas fezes, na urina e no sangue do paciente sob suspeita.

Continue navegando