Buscar

logistica e distribuição atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elaine Cristina da Silva Batista
Administração
Disciplina: Logística e Distribuição 
A gestão de estoque é um elemento crucial no contexto empresarial, buscando equilibrar a obtenção de um prazo de pagamento dos fornecedores compatível com os recebimentos dos clientes, enquanto imobiliza a menor quantia de capital possível. 
A sistematização da movimentação de estoque, por meio de normas de entrada e saída, é fundamental. Além disso, o controle físico e financeiro de estoque desempenha um papel central, fornecendo informações sobre a quantidade disponível de cada item no estoque e seu valor financeiro correspondente.
No entanto, ao considerar o desenvolvimento histórico da eficiência produtiva na indústria, podemos notar que a gestão de estoque evoluiu significativamente. No século XIX, a indústria era caracterizada por métodos de produção menos eficientes, dependendo muito mais da mão de obra humana e de processos manuais. 
A tecnologia desempenha um papel central no contexto empresarial atual, incluindo a gestão de estoque. Com o avanço da tecnologia, temos sistemas de informação e software de gerenciamento de estoque que possibilitam um controle mais preciso e automatizado. A automação, como o uso de código de barras e RFID, agiliza a identificação e o rastreamento.
A relação entre homem e máquina na indústria atual é cada vez mais simbiótica. A automação e a robótica desempenham um papel fundamental na produção, enquanto os trabalhadores desempenham funções de supervisão, manutenção e tomada de decisões. 
O avanço dos meios produtivos, principalmente a evolução das máquinas, trouxe ganhos substanciais para as indústrias. Isso se traduz em maior eficiência, menor desperdício de recursos, maior produtividade e, em última instância, maior lucratividade. 
Em suma, a gestão de estoque é um componente fundamental da eficiência operacional das empresas. Ao longo da história, o setor industrial testemunhou uma transformação significativa, em última análise, proporcionando ganhos substanciais de eficiência e produtividade para as indústrias.

Outros materiais