Buscar

Estratégia de Ruptura e Transição Sociotécnica gabarito 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estratégia de Ruptura e Transição Sociotécnica
Ao longo da história grandes transformações marcaram a vida da humanidade. A forma como nos organizamos em sociedade, como nos comunicamos, como nos locomovemos, enfim, as mudanças foram em geral impulsionadas por avanços no conhecimento, e na busca por prosperar e não apenas sobreviver.
Conforme os conteúdos trabalhados na aula 1,  sobre o ambiente de mudanças, assinale a alternativa correta em relação à importância dos empreendedores e líderes entenderem a história:
Nota: 20.0
	
	A
	Empreendedores e líderes podem tirar valiosas lições do passado ao tomarem decisões que levam em conta que existem grandes forças socioculturais, políticas, econômicas e tecnológicas que promoverão as bases para as mudanças.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Resposta esperada: Empreendedores e líderes podem tirar valiosas lições do passado ao tomarem decisões que levam em conta que existem grandes forças socioculturais, políticas, econômicas e tecnológicas que promoverão as bases para as mudanças.
Comentário:
As grandes forças ou variáveis – socioculturais, políticas, tecnológicas e econômicas, são elementos importantes do ambiente que contribuem para compreender grandes mudanças e seus efeitos sobre a sociedade ou organizações. Assim, compreender como estas variáveis se comportaram ao longo da história contribui para o processo decisório de empreendedores e líderes. (aula 1, p 3).
	
	B
	Empreendedores e líderes ao tomarem decisões podem tomar a história como referência levando em consideração que o futuro geralmente repete o passado.
	
	C
	Empreendedores e líderes podem tirar valiosas lições do passado ao tomarem decisões porque já saberão o que não dará certo e quais as consequências detalhadamente.
	
	D
	Empreendedores e líderes devem entender de história porque isto os ajudará a se comunicar melhor com suas equipes e a compreender melhor a cultura organizacional.
Questão 2/5 - Estratégia de Ruptura e Transição Sociotécnica
As leis como a de Proteção ao Consumidor, a de Defesa da Concorrência, a do Meio Ambiente e as leis sobre patentes e de propriedade industrial, sobre direitos autorais e pirataria, leis ambientais, leis trabalhistas, como a CLT e as convenções coletivas do trabalho (CCT) e leis e regras relativas ao comércio internacional, a depender do setor de atuação e do contexto, podem apresentar oportunidades e/ou ameaças às organizações.
Relativamente ao ambiente externo e as leis e regras indicadas acima e abordado na aula 2, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As mudanças ou mesmo a possibilidade de alterações em leis e regulamentos como estes podem alterar o ambiente externo das organizações e, consequentemente, apresentar ameaças ou oportunidades regulatórias.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Resposta esperada: As mudanças ou mesmo a possibilidade de alterações em leis e regulamentos como estes podem alterar o ambiente externo das organizações e, consequentemente, apresentar ameaças ou oportunidades regulatórias.
Comentário: o componente legal do ambiente externo organizacional se define pelas leis ou regras que incidem e devem ser seguidos pelos membros da sociedade. Mudanças ou mesmo a possibilidade de mudanças em partes do ambiente legal geram impactos nas organizações, seja por meio de ameaças uma vez que podem acarretar maior taxação da atividade empresarial ou mudar as regras de segurança, por exemplo aumentando os custos; ou em oportunidades, como por exemplo a segurança jurídica sobre o ambiente de concorrência. (aula 2, tema 2).
	
	B
	São exemplos de leis e regulamentos que foram criados para que o ambiente empresarial seja mais controlado, dificulte a entrada de empresas estrangeiras no país e facilite a cobrança de impostos e tributos.
	
	C
	Mudanças nas leis e regulamentos são sempre uma forma do governo em suas três esferas, exercer maior controle sobre as atividades empresariais e com isto gerar maior segurança, competitividade e crescimento do país.
	
	D
	São todos exemplos de leis e regulamentos que geraram no decorrer dos anos mais ameaças do que oportunidades às empresas brasileiras e diminuíram sua capacidade de competir.
Questão 3/5 - Estratégia de Ruptura e Transição Sociotécnica
Geralmente as notícias que recebemos sobre o Brasil são relativas aos problemas ambientais e políticos, altos índices de corrupção e agravamento das desigualdades sociais. Porém, nos vinte anos entre 1995 e 2015, uma análise mais direcionada às classes sociais C, D e E, aponta que obtivemos muitos avanços.
Com base no texto acima e nos conteúdos estudados na aula 1,  marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
( ) Em 2015 quase 50% das crianças em idade escolar estavam sem acesso ao ensino fundamental.
( ) Aumento de concluintes do ensino médio e com formação técnica ou superior.
( ) Redução do déficit habitacional - mais pessoas das classes CDE conseguiram acesso à casa própria.
( ) Entre os motivos apontados para a redução do déficit habitacional, estão basicamente três: redução dos índices de inflação, acesso ao crédito e programas habitacionais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V.
	
	B
	F – V – V – V.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Resposta esperada: F – V – V – V.
comentário:  De acordo com a pesquisa “O Brasil mudou mais do que você pensa” (Gonzales et al., 2018) - A afirmativa I é falsa, pois, em 2015 quase 100% das crianças em idade escolar tinham acesso ao ensino fundamental contra 3 milhões sem acesso em 2015. As afirmativas as três últimas afirmativas são verdadeiras pois representam os dados levantados na pesquisa citada. (aula 1, p 7)
	
	C
	F – V – F – F.
	
	D
	V – V – V – F.
Questão 4/5 - Estratégia de Ruptura e Transição Sociotécnica
As tecnologias e/ou as tendências tecnológicas exercem diferentes impactos em termos de inovações em diferentes setores. Especialmente quando comparamos setores maduros com setores emergentes.
Conforme trabalhado na aula 2, assinale a alternativa correta em relação a inovação nos setores maduros:
Nota: 20.0
	
	A
	As inovações ocorrem nos setores maduros, porém, mais restritas na extensão e no aprimoramento de produtos e nas tecnologias existentes.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Resposta esperada: As inovações ocorrem nos setores maduros, porém, mais restritas na extensão e no aprimoramento de produtos e nas tecnologias existentes.
Comentário: De acordo com Barney e Hesterly (2011, p. 45), “[...] não significa que não haja inovações nesses setores [maduros]. Neles, a inovação está focalizada na extensão e no aprimoramento de produtos e tecnologias existentes”. Em setores emergentes a velocidade das mudanças é maior, as margens de lucro e o crescimento também. (aula 2 p 13)
	
	B
	Nos setores maduros a inovação ocorre principalmente com os constantes lançamentos de novos produtos e serviços que alterem o patamar tecnológico do setor.
	
	C
	Os setores maduros são aqueles que ocorrem muitas mudanças nos produtos ou em tecnologias e as margens de lucro são maiores.
	
	D
	Implantar novas tecnologias em setores maduros é um desafio tão grande quanto em setores emergentes uma vez que em ambos a velocidade das mudanças é similar.
Questão 5/5 - Estratégia de Ruptura e Transição Sociotécnica
Quais dos dados a seguir apresentam oportunidades ou ameaças originadas por variáveis econômicas para organizações que atuam com a população da “base da pirâmide”, ou seja, na camada de pessoas que vivem na pobreza (Classe E).
I. Entre maio e julho, o desemprego cresceu 20,9% e alcançou 12,2 milhões de pessoas.
II. Os programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família e o auxílio emergencial fizeram circular mais dinheiro no varejo.
III. O acesso às aulas remotas na rede pública de ensino está abrangendo poucos alunos e deve aumentar o déficit de aprendizagem entre as diferentes classes sociais.
IV.PIB caiu 4,1%.
assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	estão corretas apenas as afirmativas II e IV.
	
	B
	estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
	
	C
	estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Resposta esperada: estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
 
Comentário: entendem que “o componente econômico indica como os recursos são distribuídos e usados no ambiente”. Os dados e tendências econômicas são avaliados por meio das taxas de juros e de inflação, política cambial, nível de emprego e renda, índices de preços, Produto Interno Bruto (PIB), despesas e déficit públicos, produtividade dos setores e balança de pagamentos (Certo et al., 2005; Campos, 2016). Assim, o acesso às aulas remotas e a diferença entre a aprendizagem dos alunos, apesar de no futuro gerar impactos econômicos, tecnicamente não se trata de uma variável econômica, mas social. (aula 2 p 9)
	
	D
	estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.

Continue navegando