Buscar

Gênero e Sexualidade

Prévia do material em texto

Gênero e Sexualidade
· 1-A autora Varikas (1989), nos fala sobre a importância da relação de gênero aos estudos contemporâneos, que ajuda a explicitar as desigualdades entre mulheres e homens, levando a compreender a condição feminina.
De acordo com a autora, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O sexo biológico, mais ou menos dado pela natureza, e o sexo social, produto de uma construção idealista permanente, é organizado por cada sociedade para as diferenciar as relações entre homens e mulheres.
b. Faz-se necessário separar o sexo biológico, mais ou menos dado pela natureza, do sexo social, produto de uma construção permanente, que cada sociedade institui para organizar as relações entre homens e mulheres.
c. É necessário a união entre o sexo biológico, mais ou menos dado pela natureza, junto ao sexo social, produto de uma construção social permanente, que cada sociedade institui para organizar as relações entre homens e mulheres.
d. Não há diferenças entre sexo biológico, mais ou menos dado pela natureza, e o sexo social, produto de uma construção social permanente, e cada sociedade é obrigada a instituir uma maneira para organizar as relações entre homens e mulheres.
e. Não há sexo biológico ou sexo social, cada sociedade impõe o que acredita ser importante para seu contexto histórico.
· 2-Sobre o conceito de gênero é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Não se refere a um outro sexo, mas às relações constituídas judicialmente entre eles.
b. Refere-se ao sexo masculino, pois o homem é dominante na sociedade que vivemos.
c. Refere-se a um ou outro sexo, tendo relação socialmente construídas entre eles.
d. Não se refere a um ou a outro sexo, mas às relações construídas socialmente entre eles.
e. Refere-se somente ao gênero biológico, mais ou menos dado pela natureza.
· 3-Perrot (1992), em seu estudo sobre as mulheres do século XVII e XIX, afirma que elas eram o poder que se ocultava por detrás do trono: “elas puxavam os fiozinhos dos bastidores”.
Com base nos estudos de Perrot, assinale a alternativa correta:
· As mulheres não exerciam direito de voto e nem participavam de posições políticas, mas constituíam o sexo superior. (V)
· II.	Como consequência do desemprego do homem, as mulheres se ativam em todos os sentidos. (V)
III.	Desde o século XVII as mulheres faziam parte de uma sociedade justa e igualitária (F)
IV.	A partir da ativação, em todos os sentidos, das mulheres na sociedade, elas passaram a ser mais livres nos gestos, nas vestimentas, resistindo também à polidez e à afetação recatada. (V)
Escolha uma:
a. I - V, II - V, III - F, IV - F.
b. I - V, II - V, III - F, IV - V.
c. I - V, II - F, III - F, IV - V.
d. I - F, II - V, III - F, IV - V.
e. I - F, II - F, III - V, IV - V.
· 4-O que determina o que pode e deve ser dito por uma determinada formação ideológica é a:
Escolha uma:
a. Formação descritiva.
b. Formação avaliativa.
c. Formação discursiva.
d. Formação determinativa.
e. Formação ideal.
· 5-Sobre o Aleitamento Mercenário, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. As mulheres do aleitamento mercenário fazem parte de um modelo de família, cuja ênfase é o cuidado de si mesma.
b. As mulheres de qualquer família da sociedade tinham o direito a escravas e empregadas que também exerciam a função de amas de leite.
c. As mulheres de famílias mais ricas possuíam empregadas, escravas que também exerciam a função de amas de leite.
d. O aleitamento mercenário reacende a figura da mulher como “guerreira”.
e. O aleitamento mercenário fazia parte do tráfico de mulheres levadas para amamentar crianças das famílias da alta sociedade.
· 6-O produtor da Revista Feiticeira, da década de 1970, escreve em um de seus artigos, a “receita” para que a mulher “diferente” adquira os valores sociais necessários, e assinala três pontos básicos, que são:
a. Beleza, intuição e autonomia.
b. Intuição, feminilidade e autoestima.
c. Intuição, feminilidade e técnica.
d. Beleza, intelectualidade e feminilidade.
e. Intuição, intelectualidade e técnica.
· 7- (Vestergaard e Schroder – 1976). Através de um padrão cultural, histórico e heterossexual, o ideal de beleza e forma configura-se como uma meta a ser atingida pelas mulheres, levando-as a competir pela atenção do marido, namorado, patrão e até mesmo de outras mulheres. 
Tais padrões de beleza, que nas décadas de 70 e 80 eram relatados em revistas femininas, são destacados na época pois:
Escolha uma:
a. As mulheres diferentes eram vistas como mulheres com defeitos e os mesmos, na época, não precisavam ser corrigidos.
b. Haviam preocupações bem específicas do campo feminino, que assinalam a necessidade e urgência de um determinado padrão de beleza feminina.
c. Os padrões de beleza na época foram instaurados para padronizar a beleza externa tanto das mulheres quanto os homens, e as revistas femininas da época eram contra essa padronização.
d. A feiúra era destacada nos textos para que as mulheres vejam que ser diferente era normal.
e. As dicas milagrosas das revistas ajudavam as mulheres a encontrarem um marido, principalmente quando passavam muita maquilagem preta nos olhos para destacar seu olhar.
· 8- Observe a tirinha:
De acordo com a tirinha e com o que você estudou na apostila de Gênero e Sexualidade, assinale a alternativa correta:
O discurso opositor que era mencionado na década de 70 e 80 dizia que a mulher bonita era desprovida da capacidade intelectual.
I.	O discurso opositor que era mencionado na década de 70 e 80 dizia que a mulher bonita era desprovida da capacidade intelectual (V)
II.	As inúmeras e diversas exigências feitas ao corpo das mulheres partem de um padrão masculino e heterossexual. (V)
III.	As dicas presentes nas revistas femininas das décadas de 70 e 80 eram utilizadas pelas mulheres para ficarem mais lindas e inteligentes e agradar assim seus maridos. (F)
Escolha uma:
a. I – V, II – V, III – F.
b. I – F, II – V, III – F.
c. I – V, II – V, III – V.
d. I – v, II – F, III – V.
e. I – F, II – F, III – V.
· 9- As profissões citadas na Revista Feiticeira – 1974, como: cartazista letrista, figurinista, maquiadora, manicure, decoradora e vitrinista, estão presentes neste conteúdo pois:
Escolha uma:
a. Essas profissões citadas poderiam, na época, serem ocupadas por homens e mulheres, sem distinção.
b. A revista destinou às mulheres ocupações e espaços nitidamente femininos.
c. Não havia nenhum outro tipo de profissão na época em que as mulheres poderiam ocupar.
d. A revista feminina quis identificar as vagas de emprego disponíveis para as mulheres, levando-as a maior independência financeira.
e. A revista destinou às mulheres ocupações e espaços disponíveis naquela época.
· 10- O divórcio nas décadas de 80 e 90 (e décadas anteriores) era visto como destruturador da sociedade. E as mulheres, por serem destinadas naturalmente à família, são apresentadas como responsáveis pela desestruturação dessa instituição.
Com relação a esse tema podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. As mulheres acabam perdendo seu espaço único e privilegiado de atuação e convívio.
b. A mulher, por ser “dona de casa”, rainha do lar”, não podia pedir o divórcio ao seu marido para que não perdesse esses títulos tão importantes a ela dado.
c. As mulheres acabam sendo inseridas na sociedade, por serem identificadas como o indivíduo “mais fraco” do relacionamento.
d. O divórcio iria abalar a pequena estabilidade constitucional da época, estando repleto de “amargura, segurança, crises, solidão e cumplicidade”.
e. O divórcio configura-se como algo positivo, pois cria um espaço entre o homem e a mulher e passam a refletir sobre seus erros.
· 11- A imagem publicitária criada por J. Howard Miller em 1943 para a empresa Westinghouse, teve a finalidade de levantar a moral dos seus trabalhadores (incluindo as mulheres) durante a Segunda Guerra Mundial, e foi redescoberta em 1980. Sendo assim, a imagem foi amplamente reproduzida de muitas formas.
Com relação a imagem e aos textos lidos por você na apostila, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:a. O discurso publicitário apenas nos informa sobre um determinado produto, e contribui para definir a representação que nós nos damos do mundo que conhecemos.
b. O discurso publicitário, muito mais do que informar sobre um determinado produto, contribui para modificar a representação que nós nos damos do mundo que nos rodeia.
c. A imagem da mulher como dona de casa foi deixava de lado a partir do momento em que essa imagem publicitária foi divulgada, e a mulher passou a se destacar na área de trabalho como o homem.
d. Da imagem de uma mulher passiva, amada, companheira do homem surge uma nova imagem de mulher, simbolizada pelos músculos, pela força, pela luta para transformar seu lado feminino em masculino.
e. Da imagem de uma mulher passiva, abnegada, sombra do homem surge uma nova imagem de mulher, simbolizada pela independência, pela força, pela luta para transformar a realidade cotidiana.
· 12- O Código Civil de 1916 traçou os lugares a serem ocupados pelo homem e pela mulher. Ao homem, o provedor, papéis e poderes superiores à mulher, pois a ela cabia-lhe apenas a esfera privada.
I.	A própria opção da mulher em exercer o espaço na profissão, por exemplo, de policial, é uma ação singular.
II.	A polícia feminina foi criada pois as mulheres conseguem solucionar melhor as tarefas preventivas e assistenciais da polícia.
III.	Alguns hábitos regulamentados às policiais femininas não as descaracterizam como mulher ou as deixam de ter seu lado feminino durante o trabalho, como usar batom, esmalte claro, prender seu cabelo durante o horário de trabalho.
Estão corretas:
a. Apenas a afirmação II;
b. Apenas a afirmação I;
c. Todas as afirmações.
d. Apenas a afirmação III;
e. Apenas a afirmação I e II;
· 13- Com relação a mulher e seu espaço na sociedade, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. A mulher passa a ser líder, e abandona sua casa e família para ter um melhor posicionamento em seu cargo e na sociedade.
b. A mulher passa a ser líder, ocupar cargos importantes, é capaz de lavar e cozinhar, e ao mesmo tempo lutar para ter destaque em suas benfeitorias.
c. A mulher é só para cozinhar, lavar e passar; ela não pode exercer qualquer outra atividade.
d. Muitas mulheres ocupam cargos de confiança e de respeito, cargos que eram selecionados diretamente à elas.
e. As mulheres são incapazes de realizar todas as tarefas que o homem realiza.
· 14- “Guerreira é a mulher que batalha, que vai à luta pra sustentar sua casa, criar seus filhos, que mesmo sozinha não teme a sociedade, enfim não tem limites pra uma guerreira”. Essa frase, dita por uma detenta de uma das cadeias públicas de Tabapuã e Fernando Prestes, nos faz refletir que:
Escolha uma:
a. A mulher guerreira é aquela que faz apenas o que lhe pedem, cuida dos afazeres de casa e de sua família.
b. Mulher guerreira é aquela que não abandona a família, porém está sempre deixando de lado suas responsabilidades.
c. Mulher guerreira é aquela que vai a luta diariamente, deixando filhos e maridos sem cuidados, pois o homem consegue desempenhar o papel de “dona de casa”.
d. A mulher guerreira mencionada no discurso da detenta, reflete a iniciativa, ação destemida, coragem, próprias ao papel do responsável pela criação e sustento dos filhos.
e. A mulher guerreira mencionada no discurso da detenda nos leva a refletir que a mulher tem um certo limite em suas obrigações.
· 15- Leia o trecho da música “Desconstruindo Amélia”, da cantora Pitty:
A despeito de tanto mestrado
Ganha menos que o namorado
E não entende porque
Tem talento de equilibrista
Ela é muita, se você quer saber
(...)
Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa, assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é um também.
Com base na letra da música e no material que você estudou, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A mulher não é mais aquela do século XIX que apenas complementava o orçamento doméstico; é aquela que, sozinha, sustenta seu lar.
b. A mulher não é mais submissa, pois, ser submissa, é aceitar igualdade estabelecida com base no sexo biológico.
c. A mulher assume papéis na sociedade “como se fossem homens”, mas não possuem sucesso nessas áreas que participam.
d. A mulher, mãe e dona de casa, que vive as custas do marido, continua dessa forma nos dias atuais, pois não há necessidade de complementar a renda familiar.
e. A mulher possui sabedoria, e a mesma consiste em deixar para traz as situações que se encontra, e pensar no futuro.
· 16- Nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) encontra-se a necessidade do trabalho da orientação sexual na escola, seguindo os seguintes pressupostos:
I.	Risco de contaminação pelo vírus HIV;
II.	Abertura política que propicia a discussão sobre os conteúdos a serem trabalhados pela escola;
III.	A diminuição da gravidez na adolescência.
Podemos afirmar que: 
Escolha uma:
a. s afirmações I e III estão corretas;
b. Apenas a afirmação I está correta;
c. As afirmações II e III estão corretas;
d. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
e. Todas as afirmações estão corretas;
· 17- Falar sobre sexualidade com adolescentes pode ser muito complicado para a maioria dos pais e até mesmo para a escola. A proposta dos PCNs é levar a Orientação Sexual para as escolas, e tem como meta:
Escolha uma:
a. Deixar apenas a escola responsável pelo ensino, através de debates e discussões sobre algumas questões polêmicas, tirando dos pais e da área da saúde essa responsabilidade.
b. Cuidar da saúde de seus alunos, principalmente de doenças como AIDS, DSTs, tuberculose, e a gravidez não planejada.
c. Satisfazer a curiosidade do adolescente através do conhecimento e impondo os métodos e cuidados a serem tomados.
d. Deixar de ser tabu em casa e continuar sendo um tabu na escola, deixando assim a responsabilidade desse ensino aos pais;
e. Satisfazer a curiosidade do adolescente, através do conhecimento que possa levar os alunos a um posicionamento crítico e reflexivo.
· 18- Os objetivos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais com relação a Orientação Sexual são diversos. Dentre eles, podemos destacar:
I.	Identificação e expressão dos sentimentos e desejos, respeitando os sentimentos e desejos do outro;
II.	Conhecer sua mente e seus sonhos, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual;
III.	Evitar uma gravidez indesejada, procurando orientação e fazendo uso de métodos contraceptivos.
Escolha uma:
a. Apenas a afirmação III.
b. Todas as afirmações.
c. Apenas as afirmações I e II.
d. Apenas as afirmações II e III.
e. Apenas as afirmações I e III.
· 19- O conceito de organismo – aparato herdado, infraestrutura biológica dos seres, e corpo - entendido como respeito às possibilidades de apropriação subjetiva de toda experiência na interação com o meio , de acordo com os PCNs – 1997; ao serem trabalhados esses conceitos, as informações a serem veiculadas:
Escolha uma:
a. Extrapolam o limite da anatomia e passa-se a entender que o funcionamento dos órgãos se dá no corpo que sente e pulsa, e é dotado de emoções, sentimentos, sensações de prazer e desprazer.
b. Extrapolam o limite da razão e passa-se a entender que o funcionamento dos órgãos se dá no corpo que sente e pulsa, e é dotado de emoções, sentimentos, sensações de prazer e desprazer.
c. Extrapolam o limite da emoção e passa-se a entender que o funcionamento dos sentimentos se dá no corpo que sente e pulsa, e é dotado de sensações de prazer e desprazer.
d. Extrapolam o limite da razão e passa-se a entender que o funcionamento dos órgãos se dá no corpo que sente e pulsa, e é dotado de emoções, sentimentos, sensações de prazer e desprazer.
e. Extrapolam o limite da anatomia e passa-se a entender que o funcionamento dos órgãos se dá no ambiente natural que sente e pulsa, e é dotado de emoções, sentimentos, sensações de prazer e desprazer.
· 20- A abordagem do tema Sexualidade busca favorecer:
Escolha uma:
a. Construir noções, imagens, amizades, valores edesenvolver a mente.
b. A apropriação do próprio corpo pelos adolescentes, assim como diminuir o fortalecimento da autoestima e conquista de maior autonomia.
c. A apropriação do intelecto pelos adolescentes, contribuindo assim para o fortalecimento da autoestima e autonomia.
d. Construir noções, autoestima, conceitos de sexualidade, conhecimento do corpo e da mente.
e. A apropriação do próprio corpo pelos adolescentes, assim como contribuir para o fortalecimento da autoestima e conquista de maior autonomia.

Continue navegando

Outros materiais