Buscar

3 AVALIAÇÃO DE ECONOMIA POLÍTICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ 
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS 
DISCIPLINA: ECONOMIA POLÍTICA II 
PROFESSOR(A): CLEIDIANNE N. S. CRISPIM 
ALUNO(A): __ALCINDO GOMES DE MORAES NETO_____ NOTA: _________
MATRÍCULA: __201905340055__________ 
DATA: 24 de fevereiro de 2021. 
3ª AVALIAÇÃO DE ECONOMIA POLÍTICA II 
ORIENTAÇÕES: 
1. O prazo de resolução e entrega desta prova é das 08hs do dia 24/02/2021 até as 12hs do dia 26/02/2021; 
2. Envie as questões e a resolução das mesmas de volta pela sala do Classroom; 3. Esta avaliação vale 10,0 pontos, mas tem peso de 40% na nota final. 
QUESTÕES: 
Questão 01. Explique o que Marx quer dizer na seguinte citação: “O ciclo dos capitais individuais, considerados em seu conjunto como capital social, ou seja, em sua totalidade, compreende não apenas a circulação do capital, mas também a circulação geral das mercadorias” (MARX, K. O Capital, Livro II, p. 502). (1,0 pt.) 
Essa citação faz menção ao fato de o capital social envolve tanto o consumo produtivo, que diz respeito a circulação do capital, e o consumo individual de trabalhadores assalariados e capitalistas que vai dizer respeito a circulação mais geral das mercadorias. De um lado se trata da conversão do capital variável em força de trabalho e, do outro, o consumo individual dos trabalhadores além dos capitalistas. Dessa forma, o capital social é constituído por diversas partes autonomizadas, ou seja, por diversos capitais individuais, sendo assim, a conjunto/totalidade dos movimentos destas partes autonomizadas, que são as rotações dos capitais individuais, consistem no movimento total do capital social. 
Questão 02. A partir do esquema de reprodução abaixo e sob o ponto de vista da reprodução simples do capital social total, responda os itens abaixo. (2,0 pts.) 
Esquema de Reprodução 
SI: 8.000c + 2.000v + 2.000m = 12.000 
SII: 4.000c + 1.000v + 1.000m = 6.000 
A. Qual o produto-mercadoria anual total neste exemplo? 
O produto-mercadoria anual é a somatório entre produto mercadoria do setor 1 e setor 2, logo o produto anual total seria de 18.000. Sendo 12.000 em meios de produção e 6.000 em meios de consumo.
B. Como o capital consumido na produção é reposto pelos dois grandes setores da economia (o setor de meios de produção - SI e o setor de meios de consumo - SII)? 
As trocas entre os setores na base da reprodução simples se dar da seguinte forma: primeiramente, 500 IIv + 500 IIm devem ser trocados por meios de consumo e vão ser gastos no próprio Setor II, desaparecendo do produto total o valor de (500v + 500m) II = 1.000. Em seguida, 1.000vI + 1.000mI devem ser trocados por meios de consumo e vão ser gastos no Setor II, equivalente aos 2.000 IIc. Dessa forma, o Setor II recebe o equivalente em meios de produção, o que faz desaparecer o valor 2.000 neste setor. Por fim, os 4.000 Ic restantes no Setor I vão ser consumidos internamente como reposição de seu capital constante consumido.
C. Como esta reposição se entrelaça com o consumo individual de capitalistas e trabalhadores de ambos os setores? 
Essa reposição se entrelaça devido as relações de compra e conversão de valor, por exemplo, os trabalhadores de SI compram dos capitalistas de SII MC com valor equivalente, convertendo dinheiro na metade do capital constante de SII, seguidamente, os capitalistas de SII compram dos capitalistas de SI MP no valor de 1.000, finalmente, o capital variável reflui para as mãos dos capitalistas de SI sob a forma-dinheiro como resultado da realização de uma parte de seu capital-mercadoria. Logo, as relações de compra e conversão de valor, são as responsáveis por imbricar o consumo individual de capitalistas e trabalhadores de um setor para o outro, seja na necessidade de realização a partir da venda ou de aquisição pela compra de um bem. 
D. Explique, a partir da reprodução simples, a relação entre I (v + m) e IIc no esquema de reprodução acima.
É uma regra na reprodução simples, que a soma de valor v + m do capital-mercadoria I tem de ser igual ao capital constante IIc. Primeiramente, importante destacar o gasto de salários dos trabalhadores do setor II no setor II. Nesse intercambio entre setores I e II, 1.000 Iv + 1.000 Im, valores sob a forma natural de meios de produção são trocados por 2.000 IIc, valor sob a forma de meios de consumo, então, vai haver a reposição no SII dos meios de produção para a produção de meios de consumo. Ao analisar apenas a porção de capital variável, ou seja, 1.000 Iv, sendo que esse valor de capital variável, corresponde na verdade a metade do capital constante em termos de valor do produto mercadoria de SII. Somente a partir da compra dos trabalhadores do setor I, os capitalistas do setor II irão receber 1000, e assim, irão ao setor I adquirir meios de produção ao valor de 1000. Então, aquele valor pago inicialmente pelos capitalistas de SI para os seus trabalhadores e esses trabalhadores usaram para comprar meios de consumo no setor I, esse valor vau refluir ao setor I através dessa compra de meios de produção feita pelos capitalistas do setor II no setor I, ou seja, aquele valor inicialmente investido pelos capitalistas do setor I em capital variável, retorna através dos capitalistas do setor II quando eles estão adquirindo do setor I meios de produção no valor de 1000.
Questão 03. A circulação monetária é fundamental para a garantia da troca de mercadorias sob a base capitalista de produção e circulação e, no caso da reprodução simples do capital social total, ela também se revela essencial. Explique quem faz o adiantamento do capital e quais são as formas de realização deste adiantamento para o intercâmbio entre os setores da economia. (1,5 pt.)
Os capitalistas do setor I e II são os responsáveis pelo adiantamento do capital, esse dinheiro é necessário e permite o intercâmbio de mercadorias, por sua vez é adiantado pelos capitalistas. Tal capital vai refluir para as mãos desses capitalistas, no caso do setor I, paga aos trabalhadores assalariados que vão adquirir mercadorias no setor II e de posse desse valor que foi gasto pelos trabalhadores do setor I na aquisição de meios de consumo do setor II, os capitalistas do setor II compram meios de produção do setor I, portanto é assim que esse adiantamento do capital vai refluir. Ou seja, por meio do pagamento de salários, compra dos meios de consumo dos meios de produção. 
Questão 04. Elucide a importância e as implicações do entesouramento do dinheiro tanto para a reprodução simples quanto para a reprodução ampliada do capital social total. (3,0 pts.)
Na reprodução simples do capital, o dinheiro cuja origem é o valor oriundo da depreciação do capital fixo, vai garantir a permanência deste valor, só que à margem do processo produtivo. Importante marcar, que este dinheiro vai ser entesourado, ganha a forma de tesouro e o entesouramento se mostra como um elemento particular do processo de reprodução capitalista. Já o valor cuja origem é a depreciação do capital fixo, só vai perder a forma de tesouro assim que o capital fixo for consumido por completo e colocado de volta ao processo ainda in natura. Sendo assim, o modo como se dá a reprodução do valor do capital fixo leva o dinheiro a desempenhar um papel fundamental dentro da reprodução simples, pois o entesouramento de dinheiro garante a reposição futura do capital fixo.
Na reprodução ampliada do capital, a expansão capitalista, seja em escala individual e, sobretudo, social, envolve o entesouramento de capital monetário suficiente para promovê-la, ademais, engloba também a disponibilidade de meios de produção e força de trabalho adicionais disponíveis para que seja realizada a ampliação da escala de produção capitalista. Sem as mercadorias excedentes (meios de produção e força de trabalho adicionais) disponíveis, o dinheiro entesourado ou poupado se torna inútil, porque ele não consegue ser convertido em capital produtivo. Segundo Marx, o entesouramento ou a formação de capital monetário potencial faz parte deste processo, contudo, o entesouramentoem excesso associado a compras insuficientes pode levar a desequilíbrios, e nesse caso o sistema de crédito tem papel fundamental por prestar soluções. 
Questão 05. A partir do esquema de reprodução abaixo sob o ponto de vista da reprodução ampliada do capital social total, responda os itens abaixo. (2,5 pts.) 
Esquema de Reprodução
SI: 8.000c + 2.000v + 2.000m = 12.000
SII: 3.000c + 1.500v + 1.500m = 6.000
A. Como o capital consumido na produção é reposto e ampliado (acumulado) pelos dois grandes setores da economia (o setor de meios de produção - SI e o setor de meios de consumo - SII)? Para responder a esta questão, considere a taxa de reinvestimento de 50% em SI e 20% em SII, a composição orgânica do capital (COC) de 4:1 em SI e 2:1 em SII e a taxa de mais valor, tanto em SI quanto em SII, de 100%.
Para o setor I, a acumulação segue da seguinte forma, inicialmente, os 8.000 Ic vão ser destinados à reposição de capital constante em SI e os trabalhadores e capitalistas de SI vão comprar MC de SII no valor de (2.000v + 1000m) I ou 3.000 I (v + m) vai ser reposto por 3.000 IIc. Sendo assim, os capitalistas de SI vão investir $ 1000 (½ x 2.000m) na acumulação; dos 1000 Im reinvestidos, 800c + 200v (COC: 4c:1v em SI). Finalizado 1 ano, em SI: 8.800c + 2.200v + 2.200m = 13.200.
Para SII, a acumulação transcorre assim: 1500 IIv vão ser consumidos internamente em SII. Então, em SII, a taxa de reinvestimento é de ⅕ de m, isto é, $ 300. Logo, com a COC em SII de 2c:1v, logo: 200c + 10v. Isso leva, em SII, ao acréscimo de 200 em cima dos 3.000 originais de capital constante e de 100 em cima dos 1500 originais de capital variável. Finalizado 1 ano, em SII: 3200c + 1600v + 1600m = 6400.
B. Como esta reposição se entrelaça com o consumo individual de capitalistas e trabalhadores de ambos os setores? 
A base para a acumulação no ano seguinte é alterada e o esquema se apresenta da seguinte forma:
 I. 8.800c + 2.200v + 2.200m = 13.200
 II. 3.200c + 1600v + 1600m = 6.400
C. Finalizado um ano, como fica a composição do valor-mercadoria nos dois setores e de quanto é o novo produto-mercadoria anual total? 
A acumulação em SI e SII permitiu que o produto social total crescesse de $ 18.000 para $ 19.600
D. Explique, a partir da reprodução ampliada, a relação entre I (v + m) e IIc no esquema de reprodução acima.
Segundo Marx, na produção capitalista, portanto, I(v + m) não pode ser igual a IIc, ou seja, ambos podem não se compensar reciprocamente no intercâmbio. Existe essa desigualdade, mas ambos pode ser compensada pela utilização de parte do mais valor dos capitalistas do setor II, afim de promover esse intercambio.

Continue navegando